segunda-feira, 4 de maio de 2020

Matemática






Habilidades

(EF05MA02)Ler números racionais na forma decimal com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal, utilizando, como recursos, a composição e decomposição e a reta numérica.
(EF05MA02)Escrever números racionais na forma decimal com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal, utilizando, como recursos, a composição e decomposição e a reta numérica.
(EF05MA02)Ordenar números racionais na forma decimal com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal, utilizando, como recursos, a composição e decomposição e a reta numérica.


Objetivos de aprendizagens

-Reconhecer que as regras do sistema de numeração decimal podem ser estendidas para a representação decimal de um número racional e relacionar décimos e centésimos com a representação do sistema monetário brasileiro.

-Introduzir o conceito de operações com números decimais.
-Explorar situações problema, que envolvam números decimais.
-Levar os alunos a identificarem, discutirem e compreenderem as características dos números decimais e sua aplicação  em situações do cotidiano.
-Ampliar o conhecimento das quatro operações (adição, subtração, multiplicação e divisão) envolvendo os números decimais.


*Não copiar as habilidades e os objetivos.



Correção das Atividades



Garopaba, 28 de abril de 2020
1-Na reta numérica abaixo, o ponto indicado pela seta representa qual número decimal?

(   ) 0,4      (   ) 0,45          ( X)4,5         (   )5,5



2-O número decimal correspondente ao ponto assinalado pela seta é...



(   ) 0,3      (   ) 0,23          ( X)2,3           (   )2,03


3-Marcos está voltando de seu trabalho para casa, conforme mostra a figura a seguir:



Assinale a alternativa que corresponde o ponto em que Marcos está localizado na reta numérica.

( X)2,5    (   )3,0    (   )3,5    (   )4,0



4-Pedro mediu um palito de fósforo com a régua.

A medida foi:
(   )5 cm   (   )5,1 cm    ( X)5,3 cm   (   )5,5 cm



5-Na reta numérica desenhada abaixo, a letra M indica o ponto correspondente ao número


(   )1,2  ( X )0,8    (   )0,4    (   )0,2



6-Represente, na reta abaixo indicada, os pontos A,B,C,D e E, que correspondem aos números:

RESPOSTA



7-Problemas com decimais:

a)Uma loja de eletrodomésticos está fazendo uma promoção. Observe o preço sem desconto e o preço com desconto de alguns produtos:  Junte-se a um colega e encontrem uma maneira de calcular o desconto oferecido pela máquina de lavar roupas.
               


Qual o desconto oferecido pela máquina de lavar roupas?

R:O desconto foi de R$ 147,07.






Garopaba, 04 de maio de 2020.


Atividades

*Resolva as páginas 170 e 171 do livro de matemática.

Língua Portuguesa


Habilidades

(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as  condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.
(EF15LP04) Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressos gráfico-visuais em textos multissemiótico.
 (EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.
*Construir compreensão global do texto lido,unificando e inter-relacionando informações explicitas e implícitas.
(EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos.
(EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto.
 (EF35LP07) Utilizar, ao produzir um texto, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso.
(EF35LP12) Recorrer ao dicionário para esclarecer dúvida sobre a escrita de palavras, especialmente no caso de palavras com relações irregulares fonema/grafema.
(EF35LP14) Identificar em textos e usar na produção textual pronomes pessoais,possessivos e demonstrativos, como recurso coesivo anafórico.
(EF15LP14)Construir o sentido de histórias em quadrinhos e tirinhas, relacionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos (tipos de balões, de letras, onomatopéia)
(EF15LP14)Interpretar recursos gráficos( tipos de balões, de letras, onomatopeia)

Objetivo de aprendizagem:

-Produzir histórias em quadrinhos com autonomia,
-Utilizar de forma correta as pontuações;
-Reconhecer o uso dos balões em cada situação do quadrinho;
-Produzir histórias em quadrinhos, com sequência adequada as imagens;
-Saber a diferença entre uma tirinha e a história em quadrinho;
-Utilizar adequadamente das onomatopeias;
-Produzir (criar) sua própria onomatopeia;
-Perceber o sentido da onomatopeia, nos textos apresentados;
- Identificar os elementos organizacionais e estruturais de tirinhas e sua finalidade.
- Interpretar textos que conjugam duas linguagens – a verbal e a não-verbal.
- Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.
- Estabelecer relações de continuidade temática entre os quadrinhos.

*Não copiar as habilidades e os objetivos acima.


Correção do dia 01/05

Garopaba, 01 de maio de 2020.

                                                     Atividades
1-Indique os sinais de pontuação usados para…
a) Introduzir uma enumeração.( dois pontos)
b) Indicar a suspensão ou interrupção de uma ideia ou pensamento. (reticências)
c) Destacar citações e transcrições.(aspas)
d) Substituir a vírgula na separação do vocativo.(ponto de exclamação)
e) Finalizar uma frase declarativa com sentido completo.(ponto final)
2- Indique a opção que apresenta erros de pontuação.
a) Você quer vir comigo ao parque?
b) Pare imediatamente com isso!
c) Quem sabe, um dia, você não aprende?
d) O estudante levava, o pão, na mochila.
3- Indique qual conjunto de sinais de pontuação completa as lacunas de forma correta.
Na realidade__ nada mais havia para fazer__ Os assuntos foram falados__ as dúvidas foram esclarecidas__ os problemas foram evitados__ Apesar disso__ um enorme clima de mal-estar continuava a existir__
a) vírgula, ponto final, vírgula, vírgula, ponto final, vírgula, ponto de interrogação;
b) vírgula, vírgula, ponto final, ponto final, ponto final, vírgula, ponto final;
c) vírgula, ponto final, vírgula, vírgula, ponto final, vírgula, reticências;
d) vírgula, ponto de exclamação, vírgula, vírgula, ponto final, vírgula, ponto de exclamação.


Garopaba 04 de maio de 2020.
Atividades
*Realize a gravação da sua leitura das páginas: 250,251, 252 e 253. Enviar para a professora. (Não esqueça de respeitar as pontuações no momento da leitura)
*Resolva as páginas:254,255




sexta-feira, 1 de maio de 2020

História



Habilidade
(EF04HI02) Identificar mudanças e permanências ao longo do tempo, discutindo os sentidos dos grandes marcos da história da humanidade (nomadismo, desenvolvimento da agricultura e do pastoreio, criação da indústria etc.).

Objetivos de aprendizagens
-A ação das pessoas, grupos sociais e comunidades no tempo e no espaço: nomadismo, agricultura, escrita, navegações, indústria, entre outras;
-Conhecer um pouco sobre o inicio de colonização de nosso povo;
-Reconhecer o que é uma capitania hereditária;
-Saber explicar como ela recebe esse nome;
-Nomear que eram os donos das capitanias;
-Identificar qual país criou as capitanias;







Garopaba, 01 de maio de 2020.

(Copiar o texto no caderno)
Capitanias Hereditárias


                  O sistema de capitanias hereditárias é um sistema de controle administrativo colonial que marcou a história da colonização portuguesa no Brasil. A partir do ano de 1530, o governo português passou a voltar os seus interesses políticos e econômicos para as terras brasileiras. Contudo, isso exigia a instalação de algum modelo de administração que fosse capaz de assegurar a posse portuguesa sobre o território e, ao mesmo tempo, tornar o Brasil uma colônia lucrativa.
              Foi buscando resolver esse problema que os portugueses implantaram no Brasil o sistema de capitanias hereditárias, em 1534. Nesse sistema, Portugal realizava a divisão das terras brasileiras em longas faixas que partiam do litoral até alcançar os limites do Tratado de Tordesilhas. Assim, cada faixa de terra era considerada uma capitania. Cada capitania tinha um responsável por ela, que era escolhido pelo rei de Portugal, e ganhava o título de donatário.
            O donatário tinha o direito de utilizar a capitania doada por Portugal e, ao mesmo tempo, a obrigação de ocupar o território e organizar atividades que fossem lucrativas. Eles também poderiam repassar o direito de uso da capitania para o seu filho. Era por esse motivo que ela também era chamada de hereditária. Entretanto, a posse continuava com a Coroa e, por tal razão, o donatário não poderia vender ou comprar uma capitania.
         A razão de Portugal utilizar esse modelo administrativo para ocupar o Brasil se dava por conta da falta de recursos financeiros e funcionários para que ele mesmo controlasse as terras diretamente. Sendo assim, o sistema de capitanias hereditárias garantia a exploração econômica da colônia sem que fosse necessário desembolsar grandes quantidades de dinheiro. Portugal tinha apenas o trabalho de fiscalizar e arrecadar os impostos que lhe eram de direito.
         Mesmo com todas essas motivações e um modelo já organizado, o sistema de capitanias hereditárias não atingiu o sucesso esperado. Não raro, os donatários nomeados pela Coroa nem chegaram a pisar em terras brasileiras, mostrando receio e desinteresse em abandonar seus negócios em Portugal para se lançar a uma nova aventura do outro lado do Oceano Atlântico.
        Os donatários que chegaram a assumir sua capitania e se mudar para o Brasil também enfrentaram sérias dificuldades. A grande extensão das capitanias e o desconhecimento do território dificultavam o processo de dominação. Por outro lado, a falta de incentivos do governo de Portugal tornava a missão dos donatários ainda mais complicada. Por fim, devemos também salientar a presença e a resistência das populações indígenas, que se sentiam injustiçadas com a ocupação promovida pelos portugueses.

         Ao mostrar claros sinais de ineficiência, o sistema de capitanias hereditárias foi progressivamente substituído pelo Governo Geral. As duas únicas exceções do grande fracasso desse modelo foram notadas nas capitanias de São Vicente (atual estado de São Paulo) e Pernambuco. Nessas duas regiões, o sistema prosperou graças aos rápidos lucros obtidos pela exploração da cana de açúcar que era exportada para a Europa. Somente no ano de 1759, sob as ordens do marquês de Pombal, que o sistema de capitanias foi completamente extinto dando lugar somente ao Governo Geral.











Língua Portuguesa


Habilidades

(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as  condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.
(EF15LP04) Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressos gráfico-visuais em textos multissemiótico.
 (EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.
*Construir compreensão global do texto lido,unificando e inter-relacionando informações explicitas e implícitas.
(EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos.
(EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto.
 (EF35LP07) Utilizar, ao produzir um texto, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso.
(EF35LP12) Recorrer ao dicionário para esclarecer dúvida sobre a escrita de palavras, especialmente no caso de palavras com relações irregulares fonema/grafema.
(EF35LP14) Identificar em textos e usar na produção textual pronomes pessoais,possessivos e demonstrativos, como recurso coesivo anafórico.
(EF15LP14)Construir o sentido de histórias em quadrinhos e tirinhas, relacionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos (tipos de balões, de letras, onomatopéia)
(EF15LP14)Interpretar recursos gráficos( tipos de balões, de letras, onomatopeia)

Objetivo de aprendizagem:

-Produzir histórias em quadrinhos com autonomia,
-Utilizar de forma correta as pontuações;
-Reconhecer o uso dos balões em cada situação do quadrinho;
-Produzir histórias em quadrinhos, com sequência adequada as imagens;
-Saber a diferença entre uma tirinha e a história em quadrinho;
-Utilizar adequadamente das onomatopeias;
-Produzir (criar) sua própria onomatopeia;
-Perceber o sentido da onomatopeia, nos textos apresentados;
- Identificar os elementos organizacionais e estruturais de tirinhas e sua finalidade.
- Interpretar textos que conjugam duas linguagens – a verbal e a não-verbal.
- Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.
- Estabelecer relações de continuidade temática entre os quadrinhos.


Correção do dia 27/04



Garopaba, 27 de abril de 2020.
                                                                     Atividades
1-Complete as frases com os sinais de pontuação corretos.
a) Você gosta de melancia__(?)
b) Muitos parabéns__(!)
c) Estamos esperando por você há duas horas__(.)
d) As horas passavam__(...)
2-Indique a intencionalidade discursiva de cada frase através da indicação do tipo de frase.
a) A Mônica sabe.  ( Frase declarativa;)
b) A Mônica sabe?  ( Frase interrogativa)
c) A Mônica sabe! (Frase exclamativa.)


3- Indique em qual frase o uso da vírgula está incorreto.
a) Paula Marques, a professora mais exigente da escola, foi homenageada pelos alunos.
b) Cansado da vida que tinha, Rodrigo decidiu que estava na hora de recomeçar.
c) D. Helena e Sr. Paulo, são os melhores funcionários da empresa.
d) Amanhã chegam meus primos preferidos, meus companheiros de infância, meus melhores amigos.
4-  Pontue corretamente o texto.
De temperamento calmo e pacífico__ Luciana__ a filha mais velha de Maria e Pedro__ gastava suas horas com a literatura__ lia livros de comédia__ romance__ drama__ suspense e terror__ lia escritores clássicos e escritores modernos__ lia prosa e poesia__ Onde encontrar Luciana no final da tarde__ Sentada à sombra de uma árvore__ lendo __
De temperamento calmo e pacífico, Luciana, a filha mais velha de Maria e Pedro, gastava suas horas com a literatura: lia livros de comédia, romance, drama, suspense e terror; lia escritores clássicos e escritores modernos; lia prosa e poesia. Onde encontrar Luciana no final da tarde? Sentada à sombra de uma árvore, lendo.
5- Coloque vírgulas nos lugares corretos.
a) É necessário ir ao supermercado ao açougue à farmácia e à padaria.
b) A Camila a Letícia e a Luísa foram as responsáveis pelo despedimento da Ana Paula da Lúcia e da Alice.
c) A verdade minha querida amiga é que já não sou a mesma pessoa.
d) Lavar passar limpar aspirar e cozinhar são atividades que nunca acabam.
e) Bom dia André!
f) Todos esperavam por um milagre embora soubessem ser impossível.
a) É necessário ir ao supermercado, ao açougue, à farmácia e à padaria.
b) A Camila, a Letícia e a Luísa foram as responsáveis pelo despedimento da Ana Paula, da Lúcia e da Alice.
c) A verdade, minha querida amiga, é que já não sou a mesma pessoa.
d) Lavar, passar, limpar, aspirar e cozinhar são atividades que nunca acabam.
e) Bom dia, André!
f) Todos esperavam por um milagre, embora soubessem ser impossível.
6-Produza as falas dentro de cada balão.

(Pessoal)

7-Crie as falas de acordo com as imagens.
(Pessoal)



Garopaba, 01 de maio de 2020.

                                                                 Atividades
1-Indique os sinais de pontuação usados para…
a) Introduzir uma enumeração.____________

b) Indicar a suspensão ou interrupção de uma ideia ou pensamento. ____________


c) Destacar citações e transcrições.____________


d) Substituir a vírgula na separação do vocativo.____________


e) Finalizar uma frase declarativa com sentido completo.
____________

2- Indique a opção que apresenta erros de pontuação.
a) Você quer vir comigo ao parque?
b) Pare imediatamente com isso!
c) Quem sabe, um dia, você não aprende?
d) O estudante levava, o pão, na mochila.
3- Indique qual conjunto de sinais de pontuação completa as lacunas de forma correta.
Na realidade__ nada mais havia para fazer__ Os assuntos foram falados__ as dúvidas foram esclarecidas__ os problemas foram evitados__ Apesar disso__ um enorme clima de mal-estar continuava a existir__
a) vírgula, ponto final, vírgula, vírgula, ponto final, vírgula, ponto de interrogação;
b) vírgula, vírgula, ponto final, ponto final, ponto final, vírgula, ponto final;
c) vírgula, ponto final, vírgula, vírgula, ponto final, vírgula, reticências;
d) vírgula, ponto de exclamação, vírgula, vírgula, ponto final, vírgula, ponto de exclamação.
4-Leia a história em quadrinhos abaixo e perceba que as falas não foram pontuadas. Faça a pontuação correta das falas dos personagens.




quinta-feira, 30 de abril de 2020

Ciências

Ciências

HABILIDADES:

(EF05CI01) Explorar fenômenos da vida cotidiana que evidenciem propriedades físicas dos materiais- como densidade, condutibilidade térmica e elétrica, respostas a forças magnéticas, solubilidade, respostas a força mecânica (dureza, elasticidade etc.), entre outras.


OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:

-Perceber a influência do volume na variação da densidade
-Indicar propriedades gerais e específicas da matéria.
-Diferenciar as propriedades gerais e específicas da matéria
-Classificar materiais de acordo com suas propriedades específicas
-Perceber os diferentes estados físicos da matéria;
-Observar como acontecem as mudanças do estado físico da água.
-Realizar experimentos  e analisá-las;
-Reconhecer cada passagem de estado físico da matéria;
-Identificar o percentual de álcool contido na gasolina;
-Identificar a condutibilidade térmica de alguns materiais;
-Classificar objetos de acordo com sua propriedade de condutibilidade elétrica;


Metodologia


Garopaba, 30 de abril de 2020.



Propriedades físicas da matéria
Matéria é tudo o que tem massa e ocupa lugar no espaço.
As propriedades da matéria são as características físicas ou químicas que nela existem e servem para diferenciar os materiais.

                                Propriedades Físicas

As propriedades físicas não dependem de transformações, ou seja, são inerentes à matéria.
Ponto de fusão
Temperatura em que a substância muda do estado sólido para o estado líquido.
Ponto de ebulição
Temperatura em que a substância muda do estado líquido para o estado gasoso.
Densidade
É a quantidade de matéria em determinado volume.
Solubilidade
Capacidade de uma substância se dissolver, ou não, em um determinado líquido.
Condutividade elétrica
Refere-se ao caráter elétrico dos materiais, classificando-os em: condutores, semicondutores e isolantes.
Maleabilidade
Permite a moldagem de um material em finas lâminas.
Magnetismo
Propriedade de atração e repulsão de determinados metais e ímãs.
Ductibilidade
Capacidade do material suportar a deformação sem se romper.
Dureza
Resistência de um material à deformações pela aplicação de uma força.
Viscosidade
Resistência de um fluido ao escoamento.

Exemplo: Tanto um cubo de gelo flutua em um copo com água, quanto um iceberg flutua sobre o oceano devido a diferença de densidade



                                                         Atividade.

*Realize os experimentos abaixo:

Para comprovar ou testar as propriedades citadas acima podem ser feitas diversas pequenas experiências que tornam mais fácil a sua compreensão.
1-Pegue uma balança e pese diversos tipos de pequenos objetos, aponte e compare as diferenças. Qual o objeto tem mais massa?

      2-Experimente colocar um desses objetos dentro de uma vasilha com água pela metade. Ao verificar que o nível da água subirá estará diante da característica da impenetrabilidade, bem como verificará que o nível ganho corresponde ao volume do objeto.

      3-Bata num pedaço de giz com uma colher de pau e estará diante da divisibilidade. O giz ficará em mil pedacinhos.

      4-Agora, queime uma folha de papel e responda: A folha foi destruída? Queimar não significa destruir, mas sim, transformar; os vestígios que ficarão do ato de queimar comprovam isso.

      5-Uma forma de verificar o que foi dito acerca das propriedades organolépticas é fazendo um jogo. Vende os olhos de duas pessoas e peça que elas adivinhem os objetos que lhes dar mediante as suas percepções ao tocar e a cheirar os objetos.

quarta-feira, 29 de abril de 2020

Geografia



Habilidades

(EF05GE01)Descrever e analisar dinâmicas populacionais na Unidade da Federação em que vive, estabelecendo relações entre migrações e condições de infraestrutura. Diferenças étnico-racionais e étnico-culturais e desigualdades sociais.
 (EF05GE02) Identificar diferenças étnico-culturais e desigualdades sociais entre grupos em diferentes territórios.

Objetivo de aprendizagem

-Compreender que migração é o deslocamento de pessoas nos lugares e que esse processo ocorre a partir de diferentes motivações;
-Distinguir as noções de migração e imigração;
-Reconhecer razões que promovem o fenômeno da migração interna no Brasil;
-Refletir sobre os aspectos que contribuem para a atração populacional;
Refletir sobre os aspectos que influenciam na saída da população de uma área;
-Conhecer um pouco sobre os grupos sem-terra;
-Perceber os problemas que geram o desemprego;
-Observar os principais fatores que acentuam a desigualdade social em nosso país;
-Apontar possíveis formas de diminuir a desigualdade social.

*As habilidades e objetivos não devem ser copiados no caderno, não esqueça de deixar o seu nome no comentário.

Garopaba, 29 de abril de 2020.

                                                                 Atividades
1-O que é redistribuição fundiária?

2-O que é latifúndio?

3-O que é desigualdade social?

4-A partir do significado das palavras acima, crie um pequeno texto explicando a ligação entre elas.

5-Pesquise e responda, como funciona a agricultura e a pecuária familiar?

6-Em nossa cidade podemos encontrar famílias que vivem da agricultura/pecuária familiar?

7-No início da colonização brasileira os produtores tinham que pagar pelo uso das terras. De que forma era realizado esse pagamento?

8-Pesquise e explique sobre a lei de terras.

9-Escreva em poucas palavras sobre a ditadura militar.

10-Quando e onde surgiu o MST?