segunda-feira, 13 de julho de 2020

Matemática




Habilidade

(EF05MA03)Identificar frações (menores e maiores que a unidade), associando-as ao resultado de uma divisão ou à ideia de parte de um todo, utilizando a reta numérica como recurso.

 (F05MA03)Representar frações (menores e maiores que a unidade), associando-as ao resultado de uma divisão ou à ideia de parte de um todo, utilizando a reta numérica como recurso

(EF05MA03)Identificar frações (menores e maiores que a unidade), associando-as ao resultado de uma divisão ou à ideia de parte de um todo, utilizando a reta numérica como recurso.

 

Objetivo de aprendizagem:

 

-Conhecer o conceito de frações a partir da história.

-Construir o conceito de frações, percebendo que o numerador representa, quantas partes queremos do todo e denominador em quantas partes dividimos um todo* qualquer.

-Verificar que as frações podem ser representadas por figuras divididas em partes iguais ou não;



Garopaba, 14 de julho de 2020.

Atividades

1-) Observe a figura:


a) Em quantas partes iguais o retângulo foi dividido?8

b) Cada uma dessas partes representa que fração do retângulo?1/8

c) A parte pintada representa que fração do retângulo?5/8

2) Observe as figuras e diga quanto representa cada parte da figura e a parte pintada:

a) 


   b) 
   c) 

 

3-Observe a pizza abaixo e responda


 Em quantos pedaços essa pizza foi cortada?

R: __________________________________________________

Qual é a fração que representa o pedaço de pizza que foi comida?

R: __________________________________________________

Qual é a fração que representa o que sobrou da pizza?

R: _________________________________________________

4-Represente as frações abaixo:

a) 3

    4

b) 1

    4

a) 3

    5

a) 2

    8

a) 7

    9

a) 1

    2

a) 5

    6

a) 2

    3

a) 3

    6

a) 4

    6

a) 4

    5

a) 2

    4