terça-feira, 28 de abril de 2020

Matemática




Habilidades


(EF05MA02)Ler números racionais na forma decimal com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal, utilizando, como recursos, a composição e decomposição e a reta numérica.

(EF05MA02)Escrever números racionais na forma decimal com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal, utilizando, como recursos, a composição e decomposição e a reta numérica.

(EF05MA02)Ordenar números racionais na forma decimal com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal, utilizando, como recursos, a composição e decomposição e a reta numérica.


Objetivos de aprendizagens

-Reconhecer que as regras do sistema de numeração decimal podem ser estendidas para a representação decimal de um número racional e relacionar décimos e centésimos com a representação do sistema monetário brasileiro.

-Introduzir o conceito de operações com números decimais.
-Explorar situações problema, que envolvam números decimais.
-Levar os alunos a identificarem, discutirem e compreenderem as características dos números decimais e sua aplicação  em situações do cotidiano.
-Ampliar o conhecimento das quatro operações (adição, subtração, multiplicação e divisão) envolvendo os números decimais.


Correção do dia 27/04

Garopaba, 27 de abril de 2020

Atividades


1-Dada a fração, diga que número decimal ela representa:

a) 45/10- 4,5

b) 869/1.000- 0,869

c) 123/100- 1,23

d) 7/1.000- 0,007

e) 961/10- 96,1

f) 55/10.000- 0,0055



2-Dado o número decimal, diga a que fração corresponde:

a) 0,566 - 566/1.000

b) 0,13- 13/100

c) 0,00098- 98/ 10.000

d) 0,077- 77/1.000

 e)0,123- 123/ 1.000

3-Os números decimais podem ser representados na reta numérica. Observe a reta abaixo:

                  
Qual é o símbolo que representa o valor 36,7?
Resposta : C

4-Vamos medir o parafuso.


O parafuso mede:
(   )2,1 cm
(   )2,2, cm
(   )2,3 cm
( X)2,5 cm


Garopaba, 28 de abril de 2020
1-Na reta numérica abaixo, o ponto indicado pela seta representa qual número decimal?

(   ) 0,4      (   ) 0,45          (   )4,5         (   )5,5

2-O número decimal correspondente ao ponto assinalado pela seta é...


                          (   ) 0,3      (   ) 0,23          (   )2,3           (   )2,03


3-Marcos está voltando de seu trabalho para casa, conforme mostra a figura a seguir:


Assinale a alternativa que corresponde o ponto em que Marcos está localizado na reta numérica.

                              (   )2,5    (   )3,0    (   )3,5    (   )4,0


4-Pedro mediu um palito de fósforo com a régua.

A medida foi:
(   )5 cm   (   )5,1 cm    (   )5,3 cm   (   )5,5 cm



5-Na reta numérica desenhada abaixo, a letra M indica o ponto correspondente ao número


                                              (   )1,2  (   )0,8    (   )0,4    (   )0,2

6-Represente, na reta abaixo indicada, os pontos A,B,C,D e E, que correspondem aos números:





7-Problemas com decimais:


a)Uma loja de eletrodomésticos está fazendo uma promoção. Observe o preço sem desconto e o preço com desconto de alguns produtos:  Junte-se a um colega e encontrem uma maneira de calcular o desconto oferecido pela máquina de lavar roupas.
               



Qual o desconto oferecido pela máquina de lavar roupas?