quarta-feira, 22 de abril de 2020

Geografia




Habilidades

(EF05GE01)Descrever e analisar dinâmicas populacionais na Unidade da Federação em que vive, estabelecendo relações entre migrações e condições de infraestrutura. Diferenças étnico-racionais e étnico-culturais e desigualdades sociais.

 (EF05GE02) Identificar diferenças étnico-culturais e desigualdades sociais entre grupos em diferentes territórios.

Objetivo de aprendizagem


-Compreender que migração é o deslocamento de pessoas nos lugares e que esse processo ocorre a partir de diferentes motivações;

-Distinguir as noções de migração e imigração;

-Reconhecer razões que promovem o fenômeno da migração interna no Brasil;

-Refletir sobre os aspectos que contribuem para a atração populacional;

Refletir sobre os aspectos que influenciam na saída da população de uma área;

-Conhecer um pouco sobre os grupos sem-terra;
-Perceber os problemas que geram o desemprego;
-Observar os principais fatores que acentuam a desigualdade social em nosso país;
-Apontar possíveis formas de diminuir a desigualdade social.

*As habilidades e objetivos não devem ser copiados no caderno, não esqueça de deixar o seu nome no comentário.



Garopaba, 22 de abril de 2020

                                                 Atividades
1-Migrações pendulares são:
a) movimentos da população rural em direção aos grandes centros urbanos.
b) deslocamento maciço de populações urbanas em direção ao campo.
c) movimentos ligados a atividades pastoris.
d) movimentos diários de trabalhadores entre o local de residência e o local de trabalho.
e) troca de imigrantes entre as grandes regiões.

2-Dos imigrantes que vieram para o Brasil, a maior contribuição populacional foi dada pelos:
a) portugueses e japoneses
b) italianos e alemães
c) alemães e espanhóis
d) japoneses e espanhóis
e) portugueses e italianos

3-As migrações internas são o deslocamento de indivíduos dentro do próprio país ou região. Explique o que é:

·         Êxodo rural: 

·         Êxodo urbano: 

·         Transumância: 

·         Migrações pendulares: 


(Copiar o texto abaixo no caderno de geografia)


Reforma Agrária

        Reforma agrária é o termo utilizado para designar a redistribuição fundiária (agrária ou de terras) em um Estado. Quando há a concentração de terras nas mãos de uma pessoa ou poucas pessoas, temos a formação dos latifúndios (grandes propriedades de terra que, por sua extensão, não são devida e completamente exploradas).
Os latifúndios fazem com que a terra não tenha seu valor social cumprido e acarretam a desigualdade social ao servirem apenas como fonte de enriquecimento para especuladores de imóveis. A reforma agrária visa, em sua essência, a uma distribuição fundiária mais justa que contemple os agricultores menores e menos poderosos, que, em geral, praticam a agricultura e a pecuária familiar.

História da reforma agrária no Brasil


      A concentração fundiária no Brasil teve início em 1530, com a formação das capitanias hereditárias, que eram faixas de terras brasileiras, e sua doação aos capitães donatários. Os capitães tinham a missão de colonizar o território e produzir nele, e tinham, como contrapartida, que pagar o equivalente a um sexto da produção em impostos à Coroa Portuguesa.
        No princípio eram apenas 14 as capitanias hereditárias, distribuídas a homens que tinham condições de produzir em terras brasileiras. No entanto, o sistema de colonização não deu certo. Alguns capitães donatários desistiram da atuação ou não quiseram arcar com os altos custos de viagem e produção em terras brasileiras. Ainda assim o território estava concentrado nas mãos de poucos.
        A partir da independência do Brasil, em 1822, as terras passam a ser geridas por aqueles que tinham maior poder econômico e político. A nobreza e a alta burguesia continuaram detentoras da maior parte das terras, o que resultou num sistema desigual baseado no latifúndio e existente até os dias atuais.
        Após 1850 foi implantada a Lei de Terras, que resultou em práticas de apropriação e anexação de terras por grandes proprietários via falsificação de documentos de escrituração imobiliária (prática conhecida como grilagem de terras). Em outros países capitalistas, a concentração fundiária foi eliminada ou reduzida como maneira de estimular a produção capitalista liberal. No Brasil, no entanto, a concentração fundiária ainda perdura.


O MST é a maior entidade de luta pela reforma agrária no Brasil.



        Em 1984, após uma série de duras lutas de camponeses contra a concentração fundiária no Brasil em plena Ditadura Militar, surgiu um movimento unificado pela reforma agrária chamado Movimento dos Sem Terra (MST). O movimento teve apoio de setores organizados da sociedade civil e de partidos de esquerda, além do apoio posterior de entidades internacionais.

 


(recorte e cole no caderno de geografia)

Prós e contras da reforma agrária

    A princípio a reforma agrária é uma ação necessária em um país de práticas de concentração fundiária. Quando a reforma é bem planejada, estruturada e executada, os benefícios podem ser notados pela população. Em um sistema capitalista liberal ou em um sistema socialista de governo e economia, há o entendimento de que a desigualdade social não permite o bom desenvolvimento econômico da população. Além disso, há o entendimento de que a terra tem um valor social que deve ser respeitado para que haja democracia e de que todos possam usufruir dos bens propiciados por ela.
     Não obstante, uma reforma agrária mal estruturada pode resultar na perpetuação, e até no acirramento da desigualdade social, quando cria mecanismos que não permitem a aquisição de pequenas propriedades por parte dos pequenos produtores agrícolas.


*Leitura da página 80 e resolução da página 81 do livro de geografia.



Ensino Religioso




Habilidade

(EF05ER01) Identificar e respeitar acontecimentos sagrados de diferentes culturas e tradições religiosas como recurso para preservar a memória.

Objetivo de aprendizagem:

-Reconhecer a importância da alteridade e do respeito às diferenças na convivência com pessoas de diferentes crenças e religiões;
-Identificar a diversidade cultural religiosa,exercitando o diálogo inter-religioso;
-Conhecer os textos sagrados, identificando-as como métodos e práticas que permitem a relação com o sagrado;
-Identificar rituais, estabelecendo seus significados;
-Identificar espaços sagrados, analisando a sua função religiosa e social.

*Habilidades e Objetivos não devem ser copiados no caderno, não esqueça de deixar o seu nome nos comentários.


Garopaba, 22 de abril de 2020

(O texto “Para refletir” pode ser colado no caderno, caso você consiga realizar a impressão)
                                                          Para refletir
                                                                                                                 Emerli Schlogl
     Há pessoas que se sentem donas da verdade, por isso tentam de todos os modos mudar o pensamento dos outros.
  Foi o que aconteceu com os portugueses durante a colonização do Brasil. Eles trouxeram para o Brasil a sua religião, e obrigaram muitos povos indígenas e negros a abandonarem suas crenças.
Com este comportamento aconteceu e ainda acontece, uma grande desvalorização do outro.
    O desrespeito pela liberdade individual deixa marcas profundas de amargura nos povos dominados.
    Isto acontece com todos nós quando não somos ouvidos e respeitados em nossa forma de viver e de acreditar.
   Se formos obrigados a mudar, a dotar um estilo de vida que não nos agrada para sermos felizes, sentimos profunda revolta e tentamos resistir.
   O mundo não precisa de mais católicos, mais budistas, mais espíritas, mais evangélicos, mais umbandistas. O mundo precisa sim, de católicos, budistas, espíritas, evangélicos, umbandistas que vivam a sua religião, e que compartilhem este mundo com pessoas credos, respeitando-se mutuamente e trabalhando juntas para o bem-estar de todos.

                                                              Atividade

1-A partir do texto que você leu, crie acrósticos com as palavras: religião e diálogo.
(fotografe seu acróstico e envie para a professora)



(-Copiar o texto abaixo)

    
                                                         Uma boa notícia

“A boa notícia é que, bem pertinho da capital do Brasil, numa vila de pouco mais de mil moradores chamada Área Alfa, católicos e evangélicos dividem o mesmo templo.
   No princípio, a Capela Sagrado Coração de Jesus e Maria era só dos católicos. Os evangélicos faziam seus cultos numa  pequena casa desocupada, mas tiveram que abandoná-la. Ficaram sem templo. Mas por pouco tempo.
    Logo, a fé dos evangélicos acabou sendo acolhida pela capela dos católicos. Há três anos, todo domingo é assim: primeiro vem a missa, e os católicos rezam, terminada a missa, é a hora do culto, e os evangélicos oram, no mesmo lugar onde antes se celebrava a missa.
    Mas e as imagens dos santos católicos, que tantas manifestações de intolerância têm causado? Ah, os evangélicos recolhem cuidadosamente as imagens do Sagrado Coração de Jesus, Imaculada Conceição de Maria, Nossa Senhora de Fátima e Nossa Senhora do Rosário, guardam com todo cuidado num quartinho e começam  culto.
   Os católicos dizem que compartilhar o mesmo teto com os evangélicos deu um bom fruto do diálogo religioso, e que todos são cristãos, e que o templo é de todos.
      Os evangélicos agradecem -  e contam: quando os católicos têm problemas, pedem aos evangélicos que orem por eles, e os católicos retribuem, rezando pelos evangélicos”.


                                                    Atividades


1-Crie uma história em quadrinhos a partir da ideia do texto que você leu acima. (Não esqueça de fotografar e enviar para a professora)


2-Encontre uma música religiosa e escreva um trecho dela em seu caderno , em seguida faça a ilustração.