quinta-feira, 7 de maio de 2020

História



Habilidade
(EF04HI02) Identificar mudanças e permanências ao longo do tempo, discutindo os sentidos dos grandes marcos da história da humanidade (nomadismo, desenvolvimento da agricultura e do pastoreio, criação da indústria etc.).

Objetivos de aprendizagens
-A ação das pessoas, grupos sociais e comunidades no tempo e no espaço: nomadismo, agricultura, escrita, navegações, indústria, entre outras;
-Conhecer um pouco sobre o inicio de colonização de nosso povo;
-Reconhecer o que é uma capitania hereditária;
-Saber explicar como ela recebe esse nome;
-Nomear que eram os donos das capitanias;
-Identificar qual país criou as capitanias;




Correção do dia 24/04 será publicado na próxima sexta-feira com a explicação.


 


Garopaba, 08 de  maio de 2020.

Resolva:

1) Leia o texto e responda as questões sobre ele com muita atenção:

Era preciso colonizar toda a terra. Para isso, Portugal, que atravessava um período de dificuldades econômicas, teria que gastar muito dinheiro. Então, em 1534, D. João III, rei de Portugal dividiu o Brasil em quinze lotes de terra chamados de capitanias hereditárias. Esses lotes foram doados a nobres portugueses, que recebiam o nome de donatários. Eles deveriam usar seu próprio dinheiro na colonização das capitanias, evitando, assim, que o governo português tivesse despesas. Recebiam o nome de capitanias hereditárias porque passavam de pais para filhos por herança. Os donatários tinham alguns direitos: cobrar impostos e praticar a justiça. Tinha também deveres como o de pagar impostos a Portugal, colonizar e defender as suas capitanias.

a) Como se chamava o rei de Portugal nessa época? ..................................................................

b) Explique por que os lotes de terra recebiam o nome de capitanias hereditárias: ......................
.....................................................................................................

c) Coloque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas:

(   ) D. João III dividiu o Brasil em capitanias hereditárias.
(   ) Os lotes de terra passavam de pai para filho.
(   ) Portugal mandava dinheiro para os donatários colonizarem suas terras.
(   ) Os donatários não tinham direitos e nem deveres.

d) Complete as lacunas com as palavras do quadro abaixo:

quinze – Olinda e Santos – donatários – Linha do Tratado de Tordesilhas 








Para facilitar a colonização, D. João III dividiu o Brasil em ....................... capitanias.
As capitanias iam do litoral até a ........................................................................................
Os donos das capitanias eram os .................................................
Na época das capitanias foram fundadas as vilas de .........................................................

e) Coloque X na alternativa que completa a frase:

Era um direito dos donatários...                                   O donatário tinha o dever de...
(   ) não obedecer ao rei.                                                (   ) colonizar a terra.
(   ) cobrar impostos.                                                      (   ) pedir ajuda ao rei.
(   ) receber vários lotes.                                                 (   ) escravizar os índios.


Língua Portuguesa



Habilidades

(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as  condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.
(EF15LP04) Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressos gráfico-visuais em textos multissemiótico.
 (EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.
*Construir compreensão global do texto lido,unificando e inter-relacionando informações explicitas e implícitas.
(EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos.
(EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto.
 (EF35LP07) Utilizar, ao produzir um texto, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso.
(EF35LP12) Recorrer ao dicionário para esclarecer dúvida sobre a escrita de palavras, especialmente no caso de palavras com relações irregulares fonema/grafema.
(EF35LP14) Identificar em textos e usar na produção textual pronomes pessoais,possessivos e demonstrativos, como recurso coesivo anafórico.
(EF15LP14)Construir o sentido de histórias em quadrinhos e tirinhas, relacionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos (tipos de balões, de letras, onomatopéia)
(EF15LP14)Interpretar recursos gráficos( tipos de balões, de letras, onomatopeia)

Objetivo de aprendizagem:

-Produzir histórias em quadrinhos com autonomia,
-Utilizar de forma correta as pontuações;
-Reconhecer o uso dos balões em cada situação do quadrinho;
-Produzir histórias em quadrinhos, com sequência adequada as imagens;
-Saber a diferença entre uma tirinha e a história em quadrinho;
-Utilizar adequadamente das onomatopeias;
-Produzir (criar) sua própria onomatopeia;
-Perceber o sentido da onomatopeia, nos textos apresentados;
- Identificar os elementos organizacionais e estruturais de tirinhas e sua finalidade.
- Interpretar textos que conjugam duas linguagens – a verbal e a não-verbal.
- Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.
- Estabelecer relações de continuidade temática entre os quadrinhos.



Garopaba, 08 de  maio de 2020.

1-Pontue o diálogo.

O jovem repórter pergunta

Então, como foi o jogo

O jogador responde, ainda cansado

Que partida dura

O repórter continua

Você achou o resultado justo

Não O juiz não apitou bem o jogo

No final da entrevista, o repórter se despede

Até a próxima e muito obrigado

 

 

2-Retire as falas dos personagens dos balões Não se esqueça de usar o travessão e os dois-pontos.


3-Complete com .,? e !. Em seguida escreva um texto em forma de diálogos.


4-Leias as tirinhas abaixo, analise qual a função das pontuações em cada fala. O que aconteceria com a fala dos personagens se ela não fossem pontuadas?


 

5-Crie sua própria história, preenchendo os balões abaixo!


6-Preencha os balões, com as falas dos personagens. Muita atenção com as pontuações.  


                                           

 


Ciências




HABILIDADES:

(EF05CI01) Explorar fenômenos da vida cotidiana que evidenciem propriedades físicas dos materiais- como densidade, condutibilidade térmica e elétrica, respostas a forças magnéticas, solubilidade, respostas a força mecânica (dureza, elasticidade etc.), entre outras.


OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:

-Perceber a influência do volume na variação da densidade
-Indicar propriedades gerais e específicas da matéria.
-Diferenciar as propriedades gerais e específicas da matéria
-Classificar materiais de acordo com suas propriedades específicas
-Perceber os diferentes estados físicos da matéria;
-Observar como acontecem as mudanças do estado físico da água.
-Realizar experimentos  e analisá-las;
-Reconhecer cada passagem de estado físico da matéria;
-Identificar o percentual de álcool contido na gasolina;
-Identificar a condutibilidade térmica de alguns materiais;
-Classificar objetos de acordo com sua propriedade de condutibilidade elétrica;


*Não copiar as habilidades e objetivos acima.

Trabalho - Sistema Solar  



Filipe, Júlia M. e Luisa







Nicolas e Guilherme Gloss














Trabalho- Lua






João Vitor



Isabella Carlsem

Eronides















Garopaba, 07 de maio de 2020.
Atividades
1-O que entendemos por matéria?
R:

2-Cite alguns exemplos de matérias.
R:

3-Cruzadinha:


1-Representa a capacidade de corpos em absorver líquidos.
2-Capacidade de refletir a luz refletida sobre sua superfície.
3-Razão entre massa e o volume de uma determinada matéria.
4-Fase em que as partículas da matéria estão com maior energia cinética.
5-Capacidade de permitir ou impedir a passagem da luz por uma matéria.
6-Representa a dificuldade de uma matéria em resistir à ação mecânica.
7-Fase em que as partículas da matéria energia cinética; elas permanecem praticamente imóveis.
8-Grandeza que indica o espaço ocupado por uma determinada quantidade de matéria.
9-Representa a freqüência de onda luminosa refletida por uma matéria.
10-É a quantidade de matéria contida em um copo.





4-Observe as matérias abaixo:


*Preencha a tabela.
Material
Características
Utilização pelo homem
 Madeira
Sólido, duro, moldável...
Fabricação de móveis; construção civil; portas e janelas; cercas..