DECIMAIS
Habilidade
(EF05MA02)Ler, escrever e ordenar números racionais na forma decimal com compreensão das principais
características do sistema de numeração decimal, utilizando, como recursos, a
composição e decomposição e a reta numérica.
Objetivos de Aprendizagens
-Reconhecer que as regras
do sistema de numeração decimal podem ser estendidas para a representação
decimal de um número racional e relacionar décimos e centésimos com a
representação do sistema monetário brasileiro.
-Introduzir o conceito de
operações com números decimais.
-Explorar situações problema, que envolvam números decimais.
-Levar os alunos a identificarem, discutirem e compreenderem as características dos números decimais e sua aplicação em situações do cotidiano.
-Ampliar o conhecimento das quatro operações (adição, subtração, multiplicação e divisão) envolvendo os números decimais.
-Compreender como se faz a leitura e a escrita dos números decimais, a forma de representação dos números decimais, e a utilização do uso social dos números decimais.
-Explorar situações problema, que envolvam números decimais.
-Levar os alunos a identificarem, discutirem e compreenderem as características dos números decimais e sua aplicação em situações do cotidiano.
-Ampliar o conhecimento das quatro operações (adição, subtração, multiplicação e divisão) envolvendo os números decimais.
-Compreender como se faz a leitura e a escrita dos números decimais, a forma de representação dos números decimais, e a utilização do uso social dos números decimais.
Metodologia
NÚMEROS DECIMAIS
No sistema de numeração decimal, cada algarismo da parte inteira ou decimal ocupa uma posição ou ordem com as seguintes denominações:
Partes inteiras: Centenas, Dezenas, Unidades
Partes decimais: Décimos, Centésimos, Milésimos, Décimos milésimos, Centésimos milésimos, Milionésimos.
Quanto à leitura, lemos a parte inteira seguida
da parte decimal, acompanhada das palavras:
décimos: quando houver uma casa decimal;
centésimos: quando houver duas casas decimais;
milésimos: quando houver três casas decimais;
décimos milésimos: quando houver quatro casas decimais;
centésimos milésimos: quando houver cinco casas decimais e, assim sucessivamente.
centésimos: quando houver duas casas decimais;
milésimos: quando houver três casas decimais;
décimos milésimos: quando houver quatro casas decimais;
centésimos milésimos: quando houver cinco casas decimais e, assim sucessivamente.
Exemplos:
1,2: um inteiro e dois décimos;
2,34: dois inteiros e trinta e quatro centésimos
Quando a parte inteira do número decimal é zero, lemos apenas a parte decimal.
Exemplos:
0,1: um décimo;
0,79: setenta e nove centésimos
1,2: um inteiro e dois décimos;
2,34: dois inteiros e trinta e quatro centésimos
Quando a parte inteira do número decimal é zero, lemos apenas a parte decimal.
Exemplos:
0,1: um décimo;
0,79: setenta e nove centésimos
Observação:
1. Existem outras formas de efetuar a leitura de um número decimal. Veja a leitura do número 5,53:
1. Existem outras formas de efetuar a leitura de um número decimal. Veja a leitura do número 5,53:
Leitura convencional:
- cinco inteiros e cinquenta e três centésimos;
Outras formas:
- quinhentos e cinquenta e três centésimos;
- cinco inteiros, cinco décimos e três centésimos.
- cinco inteiros e cinquenta e três centésimos;
Outras formas:
- quinhentos e cinquenta e três centésimos;
- cinco inteiros, cinco décimos e três centésimos.
Atividades
1-Represente os números decimais no
quadro
0,260
1,057
0,03
0,013
1,03
4,32
5,306
1,9
13,06
4,5
2-Escreva por extenso os
números decimais abaixo:
a) 2,55
b) 0,89
c) 3,001
d) 54,05
e) 0.,03
f) 0,5
g) 0,62
h) 7,23
i) 90,5
j) 1,1
3- Arme e
efetue:
a) 5,45 +
2,31=
b) 0,907
+ 0,08=
c) 0,98 +
1,49 =
d) 6,35 +
5,6 =
e) 519,7
+ 46,2 =
f) 5,945
+ 15,606 =
g) 0,009
+ 3,670 =
h) 1,94 +
0,368 =
i) 3 –
2,45 =
4-Escreva por extenso os números decimais:
a) 0,1
________________________________________________________
b)
0,03________________________________________________________
c) 0,005 ______________________________________________________
5- Usando algarismos, escreva na forma decimal:
a) sete
décimos _____________________________________________
b) sete
centésimos ___________________________________________
c) sete milésimos
______________________________________________
d) doze décimos _______________________________
_______________
e) doze centésimos ___________
_________________________________