segunda-feira, 4 de maio de 2020

Matemática






Habilidades

(EF05MA02)Ler números racionais na forma decimal com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal, utilizando, como recursos, a composição e decomposição e a reta numérica.
(EF05MA02)Escrever números racionais na forma decimal com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal, utilizando, como recursos, a composição e decomposição e a reta numérica.
(EF05MA02)Ordenar números racionais na forma decimal com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal, utilizando, como recursos, a composição e decomposição e a reta numérica.


Objetivos de aprendizagens

-Reconhecer que as regras do sistema de numeração decimal podem ser estendidas para a representação decimal de um número racional e relacionar décimos e centésimos com a representação do sistema monetário brasileiro.

-Introduzir o conceito de operações com números decimais.
-Explorar situações problema, que envolvam números decimais.
-Levar os alunos a identificarem, discutirem e compreenderem as características dos números decimais e sua aplicação  em situações do cotidiano.
-Ampliar o conhecimento das quatro operações (adição, subtração, multiplicação e divisão) envolvendo os números decimais.


*Não copiar as habilidades e os objetivos.



Correção das Atividades



Garopaba, 28 de abril de 2020
1-Na reta numérica abaixo, o ponto indicado pela seta representa qual número decimal?

(   ) 0,4      (   ) 0,45          ( X)4,5         (   )5,5



2-O número decimal correspondente ao ponto assinalado pela seta é...



(   ) 0,3      (   ) 0,23          ( X)2,3           (   )2,03


3-Marcos está voltando de seu trabalho para casa, conforme mostra a figura a seguir:



Assinale a alternativa que corresponde o ponto em que Marcos está localizado na reta numérica.

( X)2,5    (   )3,0    (   )3,5    (   )4,0



4-Pedro mediu um palito de fósforo com a régua.

A medida foi:
(   )5 cm   (   )5,1 cm    ( X)5,3 cm   (   )5,5 cm



5-Na reta numérica desenhada abaixo, a letra M indica o ponto correspondente ao número


(   )1,2  ( X )0,8    (   )0,4    (   )0,2



6-Represente, na reta abaixo indicada, os pontos A,B,C,D e E, que correspondem aos números:

RESPOSTA



7-Problemas com decimais:

a)Uma loja de eletrodomésticos está fazendo uma promoção. Observe o preço sem desconto e o preço com desconto de alguns produtos:  Junte-se a um colega e encontrem uma maneira de calcular o desconto oferecido pela máquina de lavar roupas.
               


Qual o desconto oferecido pela máquina de lavar roupas?

R:O desconto foi de R$ 147,07.






Garopaba, 04 de maio de 2020.


Atividades

*Resolva as páginas 170 e 171 do livro de matemática.

Língua Portuguesa


Habilidades

(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as  condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.
(EF15LP04) Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressos gráfico-visuais em textos multissemiótico.
 (EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.
*Construir compreensão global do texto lido,unificando e inter-relacionando informações explicitas e implícitas.
(EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos.
(EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto.
 (EF35LP07) Utilizar, ao produzir um texto, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso.
(EF35LP12) Recorrer ao dicionário para esclarecer dúvida sobre a escrita de palavras, especialmente no caso de palavras com relações irregulares fonema/grafema.
(EF35LP14) Identificar em textos e usar na produção textual pronomes pessoais,possessivos e demonstrativos, como recurso coesivo anafórico.
(EF15LP14)Construir o sentido de histórias em quadrinhos e tirinhas, relacionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos (tipos de balões, de letras, onomatopéia)
(EF15LP14)Interpretar recursos gráficos( tipos de balões, de letras, onomatopeia)

Objetivo de aprendizagem:

-Produzir histórias em quadrinhos com autonomia,
-Utilizar de forma correta as pontuações;
-Reconhecer o uso dos balões em cada situação do quadrinho;
-Produzir histórias em quadrinhos, com sequência adequada as imagens;
-Saber a diferença entre uma tirinha e a história em quadrinho;
-Utilizar adequadamente das onomatopeias;
-Produzir (criar) sua própria onomatopeia;
-Perceber o sentido da onomatopeia, nos textos apresentados;
- Identificar os elementos organizacionais e estruturais de tirinhas e sua finalidade.
- Interpretar textos que conjugam duas linguagens – a verbal e a não-verbal.
- Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.
- Estabelecer relações de continuidade temática entre os quadrinhos.

*Não copiar as habilidades e os objetivos acima.


Correção do dia 01/05

Garopaba, 01 de maio de 2020.

                                                     Atividades
1-Indique os sinais de pontuação usados para…
a) Introduzir uma enumeração.( dois pontos)
b) Indicar a suspensão ou interrupção de uma ideia ou pensamento. (reticências)
c) Destacar citações e transcrições.(aspas)
d) Substituir a vírgula na separação do vocativo.(ponto de exclamação)
e) Finalizar uma frase declarativa com sentido completo.(ponto final)
2- Indique a opção que apresenta erros de pontuação.
a) Você quer vir comigo ao parque?
b) Pare imediatamente com isso!
c) Quem sabe, um dia, você não aprende?
d) O estudante levava, o pão, na mochila.
3- Indique qual conjunto de sinais de pontuação completa as lacunas de forma correta.
Na realidade__ nada mais havia para fazer__ Os assuntos foram falados__ as dúvidas foram esclarecidas__ os problemas foram evitados__ Apesar disso__ um enorme clima de mal-estar continuava a existir__
a) vírgula, ponto final, vírgula, vírgula, ponto final, vírgula, ponto de interrogação;
b) vírgula, vírgula, ponto final, ponto final, ponto final, vírgula, ponto final;
c) vírgula, ponto final, vírgula, vírgula, ponto final, vírgula, reticências;
d) vírgula, ponto de exclamação, vírgula, vírgula, ponto final, vírgula, ponto de exclamação.


Garopaba 04 de maio de 2020.
Atividades
*Realize a gravação da sua leitura das páginas: 250,251, 252 e 253. Enviar para a professora. (Não esqueça de respeitar as pontuações no momento da leitura)
*Resolva as páginas:254,255