(EF05MA02)Ler números racionais na forma decimal com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal, utilizando, como recursos, a composição e decomposição e a reta numérica.
Objetivos de aprendizagens
-Reconhecer que as regras do sistema de numeração decimal podem ser estendidas para a representação decimal de um número racional e relacionar décimos e centésimos com a representação do sistema monetário brasileiro.
-Introduzir o conceito de operações com números decimais.
-Explorar situações problema, que envolvam números decimais.
-Levar os alunos a identificarem, discutirem e compreenderem as características dos números decimais e sua aplicação em situações do cotidiano.
-Ampliar o conhecimento das quatro operações (adição, subtração, multiplicação e divisão) envolvendo os números decimais.
*Não copiar as habilidades e os objetivos.
-Explorar situações problema, que envolvam números decimais.
-Levar os alunos a identificarem, discutirem e compreenderem as características dos números decimais e sua aplicação em situações do cotidiano.
-Ampliar o conhecimento das quatro operações (adição, subtração, multiplicação e divisão) envolvendo os números decimais.
*Não copiar as habilidades e os objetivos.
Correção das atividades
Garopaba, 11 de maio de 2020.
Atividades
1-Escreva em cada círculo, o número que corresponde ao ponto indicado na reta numérica.
0,5 1,7 3 3,6 4,3
2-Um professor de matemática deu uma tarefa extra que valia no máximo 1 ponto. A tabela abaixo mostra as notas de alguns alunos:
Débora
|
0,8
|
Renan
|
0,09
|
Diego
|
0,77
|
Andreia
|
0,457
|
a)Quem teve a nota mais alta?
R:Débora
b)Quem obteve a nota mais baixa?
R:Andreia
c)Qual o valor teremos se juntarmos todas as notas?
R:2,117
d)Qual a diferença de pontos entre Débora e Diego?
R:0,03
3-No Brasil temos 6 moedas diferentes que representam igualmente 6 valores diferentes, como segue:
Ø Moeda de 1 centavo: R$ 0,01;
Ø Moeda de 5 centavos: R$ 0,05;
Ø Moeda de 10 centavos: R$ 0,10;
Ø Moeda de 25 centavos: R$ 0,25;
Ø Moeda de 50 centavos: R$ 0,50;
Ø Moeda de 100 centavos: R$ 1,00.
a)Caso uma pessoa tenha uma moeda de cada tipo, terá o valor em reais de:
R: R$ 1,91
Garopaba, 12 de maio de 2020.
Atividades
1-Joana media 1,25 m e
cresceu 0,37 m. A sua altura passou a ser quanto?
R:
2- Vera comprou para sua filha
os materiais escolares abaixo. Quanto ela gastou?
(A) R$ 22,80
(B) R$
31,80 (C)
R$ 32,80
(D) R$ 33,80
3-
João participou de um campeonato de judô na categoria juvenil, pesando 45,350
kg. Cinco meses depois estava 3,150 kg mais pesado e precisou mudar de
categoria. Quanto ele estava pesando nesse período?
(A) 14,250
kg (B) 40,850 kg (C) 48,500
kg
(D) 76,450 kg
4-
Qual é o resultado da expressão numérica abaixo?
41,32 + 56,4 – 81,932 + 5
a) 102,72
b) 20,8
c) 20,7
d) 20
e) 20,788
5-
Em um feirão, Juarez aproveitou as promoções e comprou sete agendas, que
custaram R$ 1,32; 4 canetas, que custaram R$ 0,26; e 45 lapiseiras a R$ 1,22.
Qual é o troco de Juarez, sabendo que ele levou apenas uma nota de R$ 100,00?
a) R$ 34,82
b) R$ 65,18
c) R$ 83,62
d) R$ 49,80
e) R$ 51,50
6-
Uma empresa utiliza um índice de massa corporal inventado por ela própria, no
qual divide por dois a soma entre altura e peso dos funcionários. Qual é o
índice de massa corporal de Rhuan, sabendo que sua altura é 1,78 m e seu peso é
72,3 kg?
a) 74,08
b) 31,15
c) 37,04
d) 37,4
e) 37
7-
Qual é a alternativa que representa a fração 9/2 em números decimais?
a.
3,333
b.
4,25
c.
5,01
d.
4,5