Habilidades
(EF05MA02)Ler
números racionais na forma decimal com compreensão das principais
características do sistema de numeração decimal, utilizando, como recursos, a
composição e decomposição e a reta numérica.
(EF05MA02)Escrever
números racionais na forma decimal com compreensão das principais
características do sistema de numeração decimal, utilizando, como recursos, a
composição e decomposição e a reta numérica.
(EF05MA02)Ordenar
números racionais na forma decimal com compreensão das principais
características do sistema de numeração decimal, utilizando, como recursos, a
composição e decomposição e a reta numérica.
Objetivos
de aprendizagens
-Reconhecer
que as regras do sistema de numeração decimal podem ser estendidas para a
representação decimal de um número racional e relacionar décimos e centésimos
com a representação do sistema monetário brasileiro.
-Introduzir
o conceito de operações com números decimais.
-Explorar situações problema, que envolvam números decimais.
-Levar os alunos a identificarem, discutirem e compreenderem as características
dos números decimais e sua aplicação em situações do cotidiano.
-Ampliar o conhecimento das quatro operações (adição, subtração, multiplicação
e divisão) envolvendo os números decimais.
*Não
copiar as habilidades e os objetivos.
Correção das atividades
Garopaba, 18 de maio de 2020.
Atividades
1-Qual é a alternativa que representa a fração 35/1000 em números
decimais?
c. 0,035
2-Qual é a
alternativa que representa o número 0,65 na forma de fração?
b. 65/100
3-Observe as
frações e suas respectivas representações decimais.
- 3/1000
= 0,003
- 2367/100
= 23,67
- 129/10000
= 0,0129
- 267/10
= 2,67
Utilizando
as igualdades acima, escolha a alternativa correta?
c. I, II e III
4-Qual é a
alternativa que representa a soma dos números decimais 0,65 e 0,15?
a. 0,80
5-Qual é a
alternativa que representa a soma 4,013+10,182?
d. 14,195
6-Qual é a
alternativa que é igual à subtração do número decimal 242,12 do número decimal
724,96?
d. 482,84
7-Qual é a
alternativa que representa a subtração 3,02-0,65?
a. 2,37
Garopaba, 19 de maio de 2020.
Atividades
1-Para cada caso, somar o número de
uma linha com o número de uma coluna. O resultado fica no cruzamento da linha
com a coluna.
Parte
superior do formulário
Soma
|
1,25
|
2,5
|
3,7
|
6,2
|
0,25
|
| | |
|
0,3
|
| | |
|
2- Para cada caso, subtrair o elemento de cada
linha (cor verde) dos elementos das colunas (cor azul).
Parte
superior do formulário
Subtração
|
1,25
|
2,5
|
3,7
|
6,2
|
0,25
|
| | |
|
0,3
|
| | |
|
0,07
|
| | |
|
3- O número decimal 0,03 pode ser escrito por
extenso como:
a. três décimos
b.
três centésimos
c. três milésimos
4- Associar o número 15,435 à alternativa que o
representa:
a. Quinze inteiros e quatrocentos e trinta e cinco centésimos
b. Cento e cinquenta e quatro e
trinta e cinco centésimos
c.
Quinze inteiros e quatrocentos e trinta e cinco milésimos
5-Associar as frações 3/2, 9/2 e 1/2 com as
letras, segundo os seus devidos lugares na reta numerada.
a.
A = 1/2, B = 9/2, C = 3/2
b. A = 9/2, B = 3/2, C = 1/2
c. A = 3/2, B = 1/2, C = 9/2
6-Usando uma folha de papel ou um caderno,
realizar as operações indicadas abaixo e confirmar as respostas indicadas.
a. 3,9 × 8,2 =
b. 2,315 × 6 =
c. 26,45 : 5 =
d. 58,24 : 2 =
e. 4/5 × 3 × 7 =
f. 6/7 × 5/3 =
g. 2/5 : 8/7 =
h. 7/9 : 3/16 =