terça-feira, 19 de maio de 2020

Ensino Religioso


Habilidade

 

(EF05ER01) Identificar e respeitar acontecimentos sagrados de diferentes culturas e tradições religiosas como recurso para preservar a memória.

 

Objetivo de aprendizagem:

 

-Reconhecer a importância da alteridade e do respeito às diferenças na convivência com pessoas de diferentes crenças e religiões;

-Identificar a diversidade cultural religiosa,exercitando o diálogo inter-religioso;

-Conhecer os textos sagrados, identificando-as como métodos e práticas que permitem a relação com o sagrado;

-Identificar rituais, estabelecendo seus significados;

-Identificar espaços sagrados, analisando a sua função religiosa e social.

 

*Habilidades e Objetivos não devem ser copiados no caderno.



 

 

 

Garopaba, 13 de maio de 2020.

 

                                                                   Atividades

 

1-Assista ao vídeo abaixo, e crie um texto ( mínimo 15 linhas) a partir do que você viu e ouviu.

(Pessoal)

 

Garopaba, 20 de maio de 2020.

Atividade

1-Assista ao vídeo e faça um desenho que represente o assunto tratado no vídeo.




Matemática


Habilidades

 

(EF05MA02)Ler números racionais na forma decimal com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal, utilizando, como recursos, a composição e decomposição e a reta numérica.

(EF05MA02)Escrever números racionais na forma decimal com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal, utilizando, como recursos, a composição e decomposição e a reta numérica.

(EF05MA02)Ordenar números racionais na forma decimal com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal, utilizando, como recursos, a composição e decomposição e a reta numérica.


Objetivos de aprendizagens

 

-Reconhecer que as regras do sistema de numeração decimal podem ser estendidas para a representação decimal de um número racional e relacionar décimos e centésimos com a representação do sistema monetário brasileiro.

-Introduzir o conceito de operações com números decimais.
-Explorar situações problema, que envolvam números decimais.
-Levar os alunos a identificarem, discutirem e compreenderem as características dos números decimais e sua aplicação  em situações do cotidiano.
-Ampliar o conhecimento das quatro operações (adição, subtração, multiplicação e divisão) envolvendo os números decimais.


*Não copiar as habilidades e os objetivos.

 

  

                                                    Correção das atividades



 

Garopaba, 18 de maio de 2020.

Atividades

1-Qual é a alternativa que representa a fração 35/1000 em números decimais?

c. 0,035

2-Qual é a alternativa que representa o número 0,65 na forma de fração?

b. 65/100

3-Observe as frações e suas respectivas representações decimais.

 

    1. 3/1000 = 0,003
    2. 2367/100 = 23,67
    3. 129/10000 = 0,0129
    4. 267/10 = 2,67

 

Utilizando as igualdades acima, escolha a alternativa correta?

c. I, II e III

4-Qual é a alternativa que representa a soma dos números decimais 0,65 e 0,15?

a. 0,80

5-Qual é a alternativa que representa a soma 4,013+10,182?

d. 14,195

6-Qual é a alternativa que é igual à subtração do número decimal 242,12 do número decimal 724,96?

d. 482,84

7-Qual é a alternativa que representa a subtração 3,02-0,65?

a. 2,37




Garopaba, 19 de maio de 2020.

Atividades

1-Para cada caso, somar o número de uma linha com o número de uma coluna. O resultado fica no cruzamento da linha com a coluna.

Parte superior do formulário

Soma

1,25

2,5

3,7

6,2

0,25


0,3




2- Para cada caso, subtrair o elemento de cada linha (cor verde) dos elementos das colunas (cor azul).

Parte superior do formulário

Subtração

1,25

2,5

3,7

6,2

0,25

 

0,3

 

0,07

 

3- O número decimal 0,03 pode ser escrito por extenso como:

a. três décimos

b. três centésimos

c. três milésimos


4- Associar o número 15,435 à alternativa que o representa:

a. Quinze inteiros e quatrocentos e trinta e cinco centésimos

    b. Cento e cinquenta e quatro e trinta e cinco centésimos

  c. Quinze inteiros e quatrocentos e trinta e cinco milésimos


5-Associar as frações 3/2, 9/2 e 1/2 com as letras, segundo os seus devidos lugares na reta numerada.



a. A = 1/2, B = 9/2, C = 3/2

b. A = 9/2, B = 3/2, C = 1/2

c. A = 3/2, B = 1/2, C = 9/2

 


6-Usando uma folha de papel ou um caderno, realizar as operações indicadas abaixo e confirmar as respostas indicadas.

a. 3,9 × 8,2 = 

b. 2,315 × 6 = 

c. 26,45 : 5 = 

d. 58,24 : 2 = 

e. 4/5 × 3 × 7 = 

f. 6/7 × 5/3 = 

g. 2/5 : 8/7 = 

h. 7/9 : 3/16 =