segunda-feira, 11 de maio de 2020

Correção do Livro de Matemática

Abaixo temos as páginas dos livros para correção:


Página 170:

Página 171:


Página 172:


Página 173:


Página 174:




Página 175:







Matemática



Habilidades

(EF05MA02)Ler números racionais na forma decimal com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal, utilizando, como recursos, a composição e decomposição e a reta numérica.
(EF05MA02)Escrever números racionais na forma decimal com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal, utilizando, como recursos, a composição e decomposição e a reta numérica.
(EF05MA02)Ordenar números racionais na forma decimal com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal, utilizando, como recursos, a composição e decomposição e a reta numérica.


Objetivos de aprendizagens

-Reconhecer que as regras do sistema de numeração decimal podem ser estendidas para a representação decimal de um número racional e relacionar décimos e centésimos com a representação do sistema monetário brasileiro.

-Introduzir o conceito de operações com números decimais.
-Explorar situações problema, que envolvam números decimais.
-Levar os alunos a identificarem, discutirem e compreenderem as características dos números decimais e sua aplicação  em situações do cotidiano.
-Ampliar o conhecimento das quatro operações (adição, subtração, multiplicação e divisão) envolvendo os números decimais.


*Não copiar as habilidades e os objetivos.
  


Garopaba, 11 de maio de 2020.

                                                 Atividades

1-Escreva em cada círculo, o número que corresponde ao ponto indicado na reta numérica.




2-Um professor de matemática deu uma tarefa extra que valia no máximo 1 ponto. A tabela abaixo mostra as notas de alguns alunos:

Débora
0,8
Renan
0,09
Diego
0,77
Andreia
0,457

a)Quem teve a nota mais alta?
R:

b)Quem obteve a nota mais baixa?
R:

c)Qual o valor teremos se juntarmos todas as notas?
R:

d)Qual a diferença de pontos entre Débora e Diego?
R:

3-No Brasil temos 6 moedas diferentes que representam igualmente 6 valores diferentes, como segue:

Ø  Moeda de 1 centavo: R$ 0,01;
Ø  Moeda de 5 centavos: R$ 0,05;
Ø  Moeda de 10 centavos: R$ 0,10;
Ø  Moeda de 25 centavos: R$ 0,25;
Ø  Moeda de 50 centavos: R$ 0,50;
Ø  Moeda de 100 centavos: R$ 1,00.

a)Caso uma pessoa tenha uma moeda de cada tipo, terá o valor em reais de:
R:

Língua Portuguesa


Habilidades

(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as  condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.
(EF15LP04) Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressos gráfico-visuais em textos multissemiótico.
 (EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.
*Construir compreensão global do texto lido,unificando e inter-relacionando informações explicitas e implícitas.
(EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos.
(EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto.
 (EF35LP07) Utilizar, ao produzir um texto, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso.
(EF35LP12) Recorrer ao dicionário para esclarecer dúvida sobre a escrita de palavras, especialmente no caso de palavras com relações irregulares fonema/grafema.
(EF35LP14) Identificar em textos e usar na produção textual pronomes pessoais,possessivos e demonstrativos, como recurso coesivo anafórico.
(EF15LP14)Construir o sentido de histórias em quadrinhos e tirinhas, relacionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos (tipos de balões, de letras, onomatopéia)
(EF15LP14)Interpretar recursos gráficos( tipos de balões, de letras, onomatopeia)

Objetivo de aprendizagem:

-Produzir histórias em quadrinhos com autonomia,
-Utilizar de forma correta as pontuações;
-Reconhecer o uso dos balões em cada situação do quadrinho;
-Produzir histórias em quadrinhos, com sequência adequada as imagens;
-Saber a diferença entre uma tirinha e a história em quadrinho;
-Utilizar adequadamente das onomatopeias;
-Produzir (criar) sua própria onomatopeia;
-Perceber o sentido da onomatopeia, nos textos apresentados;
- Identificar os elementos organizacionais e estruturais de tirinhas e sua finalidade.
- Interpretar textos que conjugam duas linguagens – a verbal e a não-verbal.
- Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.
- Estabelecer relações de continuidade temática entre os quadrinhos.








Correção das atividades 08 de maio

Garopaba, 08 de  maio de 2020.
1-Pontue o diálogo.

O jovem repórter pergunta:
-Então, como foi o jogo?
O jogador responde, ainda cansado:
-Que partida dura!
O repórter continua:
-Você achou o resultado justo?
-Não. O juiz não apitou bem o jogo.
No final da entrevista, o repórter se despede:
-Até a próxima e muito obrigado!


2-Retire as falas dos personagens dos balões Não se esqueça de usar o travessão e os dois-pontos.

mamãe falou: -Bernardo, arrume a estante hoje.
Bernardo: -Está bem mamãe!

Daniela convidou: - Juliana, vamos brincas na pracinha?
Juliana:-Sim, mas antes vou avisar a mamãe.

3-Complete com .,? e !. Em seguida escreva um texto em forma de diálogos.

Mamãe: - Por que você está acordada ainda, filha?
Filha: - Ah, mãe estou sem sono!
Mamãe: - Você deve estar muito cansada. Não é?
Filha:-Não mãe, é porque não ganhei um beijo seu.
Mamãe:-ah, garota manhosa! Toma o seu beijo. (SMACK)
Filha:-Agora vou dormir feliz.
Mamãe:-Boa noite amoreco! Duma com Deus, viu!


4-Leias as tirinhas abaixo, analise qual a função das pontuações em cada fala. O que aconteceria com a fala dos personagens se ela não fossem pontuadas?



Representação emoção, fazer pergunta, mostrar que algo continua ser falado, expressão a fala de cada um dos personagens.Caso as falas não fossem pontuadas ficaria difícil interpretar (compreender) a história.

5-Crie sua própria história, preenchendo os balões abaixo!

(produção pessoal)

6-Preencha os balões, com as falas dos personagens. Muita atenção com as pontuações.  

                                           

(Pessoal)








Garopaba, 11 de maio de 2020.

1-Observe a sequência em quadrinhos em seguida responda as questões abaixo:



a)Onde se passa a história?

b)O que podemos ver no 1º quadrinho?

c)Por que podemos dizer que essas pessoas estão em apuros?

d)Quem são os personagens que aparecem na história?

e)A fala que é dita no 1º quadrinho é dita com calma ou com tranqüilidade? Explique.

f)O que podemos no 2º quadrinho?

g)O que podemos ver no 3º quadrinho?

h)O que Zezé Lelé lançou para o Chico?

i)Mas, o que o Chico Bento queria realmente?

j)Por que essa história é engraçada?

k)O que você acha que irá acontecer com o Chico? Ele conseguirá se salvar? Como?

l)Então, invente um final para a história.

2-Identifique pelo nome cada um dos personagens abaixo que normalmente estão presentes nas HQs.