Correção das atividades –
Ensino Religioso e Ciências
06/04 – Ensino Religioso e
07/04 – Movimentos da Terra (Ciências)
Atividades
1-Desenhe o mapa do Brasil em seu caderno,
e represente com desenhos ou recortes de gravuras a diversidade cultural
religiosa existente em nosso país. Depois crie um texto descrevendo o que você
representou.
(Poderia ser desenhado o mapa do Brasil e dentro dele colocado os símbolos de cada religião)
(Ou poderia ser desenhado imagens dentro do mapa que represente cada uma das religiões)
2-Responda de acordo com o que você leu no
texto acima:
a)O que é cultura?
R:Falamos
que cultura é o jeito ou o modo de ser de um povo. É um conjunto de valores
materiais e espirituais que fazem parte do modo de vida de um povo ou grupo
social.
b)Em que podemos perceber as
manifestações da religiosidade do povo brasileiro?
R:
Podemos perceber as manifestações da religiosidade presentes em toda parte: no
grande número de templos e igrejas, no comércio, na mídia, nos nomes de vilas,
cidades, ruas e escolas, nas festas e feriados religiosos, nos costumes, na
fala do povo, etc.
c)O que está ficando cada vez mais comum em
alguns países e no Brasil?
R: Está ficando comum em alguns
países e no Brasil, as pessoas de diferentes religiões se reunirem para
dialogar, e juntas pensar e planejar a construção de um mundo solidário, humano
e justo.
d)Por que é importante conhecer as outras
religiões?
R:
É importante conhecer
as outras religiões para respeitar e compreender as diferenças religiosas
existentes no mundo.
3-Procure no dicionário o significado de:
Cidadão: habitante da cidade, indivíduo que, como membro de um Estado, usufrui de
direitos civis e políticos por este garantidos e desempenha os deveres que,
nesta condição, lhe são atribuídos
Preconceito: qualquer opinião ou sentimento concebido sem exame
crítico, sentimento hostil, assumido em consequência da generalização apressada
de uma experiência pessoal ou imposta pelo meio; intolerância.
Fanatismo: zelo religioso obsessivo que pode levar a extremos
de intolerância., faccionismo partidário; adesão cega a um sistema ou doutrina;
dedicação excessiva a alguém ou algo; paixão.
Atividades - Referente ao texto “O diálogo
inter-religioso”
1-Responda de acordo com o texto acima:
a)O que é diálogo inter-religioso?
R: Diálogo inter-religioso é a
busca do entendimento entre pessoas de diferentes religiões.
b)O diálogo inter-religioso é uma
possibilidade para quê?
R: O diálogo inter-religioso é uma
possibilidade para conhecer o diferente e construir o respeito mútuo.
C)O que significa dialogar com o
outro?
R: Dialogar com o outro não é
discutir agressivamente, nem querer convencer o outro que a minha religião,
igreja, cultura ou ponto de vista é melhor, mas é uma atitude de valorização do
outro nas suas diferenças sem julgamento e sem preconceito.
d) O diálogo inter-religioso é uma
possibilidade para a construção do quê?
R: O diálogo inter-religioso é uma
possibilidade de construção da paz e da amizade entre pessoas de
diferentes culturas e religiões.
2-Pesquise no dicionário o significado
de...
Diálogo: fala em que há a interação entre dois ou mais
indivíduos; colóquio, conversa., contato e discussão entre duas partes (p.ex.,
em busca de um acordo); troca de ideias.
Religião: crença na existência de um poder ou princípio
superior, sobrenatural, do qual depende o destino do ser humano e ao qual se
deve respeito e obediência., postura
intelectual e moral que resulta dessa crença.
Igreja: comunidade composta por cristãos, que forma um
corpo social organizado, instituído por Jesus Cristo., o conjunto dos cristãos
católicos; catolicismo.
3-Ilustre com desenhos o texto acima e
depois comente o que você conseguiu representar.
(Pessoal)
Ciências
Movimentos da Terra.
Atividades
1-Sobre o
movimento de rotação, pode-se afirmar que:
I. consiste na
volta que a terra dá em torno do seu próprio eixo (de si mesma) e é realizado
de oeste para leste;
II. tem duração de aproximadamente 24 horas e é responsável pela incidência da luz solar por todo o Equador;
III. é responsável pela alternância entre os dias e as noites.
II. tem duração de aproximadamente 24 horas e é responsável pela incidência da luz solar por todo o Equador;
III. é responsável pela alternância entre os dias e as noites.
Assinale a
alternativa correta.
a) Somente as
afirmativas I e III são verdadeiras.
b) Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.
d) Somente a afirmativa II é verdadeira.
e) Todas as afirmativas são verdadeiras.
b) Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.
d) Somente a afirmativa II é verdadeira.
e) Todas as afirmativas são verdadeiras.
2-A Terra, assim como todos os corpos celestes
presentes no universo, não está parada. Ao todo, são dezenas de diferentes
formas de deslocamento realizadas pelo nosso planeta. Assinale, entre as
alternativas a seguir, aquela que não indica um dos fenômenos de movimentação
terrestre:
a) rotação
b) nutação
c) precessão dos equinócios
d) inclinação
e) revolução
3- Entre todos os movimentos realizados pela
Terra, a rotação e a translação são consideradas como os dois mais importantes,
pois são os que exercem maior influência no cotidiano das sociedades. As
consequências principais da rotação e da translação da Terra são, respectivamente,
a) a intercalação das atividades solares e a
variação cíclica dos climas
b) a ocorrência das estações do ano e a sucessão
dos dias e noites
c) a sucessão dos dias e
noites e a ocorrência das estações do ano
d) a existência dos solstícios e equinócios e a
duração do ano em 365 dias.
e) a duração dos ciclos solares e a diferenciação
entre climas frios e quentes.
4-O deslocamento do periélio é registrado como um
dos movimentos da Terra, mas não é tão lembrado por dois motivos: não exerce
uma influência tão grande sobre a vida no planeta e também por apresentar um
ciclo muito longo, que totaliza os 21 mil anos. Mas, afinal, o que é o
periélio?
a) é a forma com que a Terra se desloca em torno do
seu próprio eixo.
b) é o movimento aparente da Terra ao longo do
universo.
c) é o eixo da translação terrestre.
d) é a distância mínima da
órbita terrestre em relação ao sol.
e) é a distância máxima da órbita terrestre em
relação ao sol.
5- A relação Sol-Terra faz com que em qualquer
lugar do planeta existam diferenças no tempo atmosférico. Essas diferenças têm
origem em dois fatores principais, que são os movimentos de rotação e de
translação. Analise as alternativas a seguir e identifique a INCORRETA no que
se refere à influência desses movimentos no tempo atmosférico e climas da
Terra.
a) É o movimento de
rotação que determina os ciclos da produção agrícola e, portanto, indica quando
plantar, quando colher, quando guardar e quando descansar.
b) Se a Terra não tivesse o movimento de rotação,
a face iluminada seria tórrida e a face escura, gelada, sendo impossível a vida
no planeta.
c) O movimento de translação é que determina a
duração do fotoperíodo diário, sendo que, para o hemisfério Sul, a maior duração
do dia iluminado ocorre em 22 de dezembro, quando inicia o verão.
d) O movimento de rotação é o responsável pela
exposição do planeta à luz solar, fazendo com que haja certo equilíbrio em
relação à temperatura, pois gera os dias e noites.
6-Como acontece as alternâncias entre dias
e noites?
R: O planeta Terra faz um movimento contínuo de
Rotação, no qual ela gira em torno do seu próprio eixo. Esse movimento de Rotação é realizado no sentido oeste-leste. Vem
daí as percepções que temos de ‘dia’ e ‘noite’.
7-Por que é DIA neste momento? (se a aula
for de noite, por que é NOITE?)
R:
Na medida em que vai girando, a Terra não expõe um mesmo lado para o Sol. Sendo
assim, enquanto a Terra gira, inclinada em seu eixo de rotação, o Sol ilumina
diferentes regiões em momentos também diferentes, ou seja, é dia porque neste
momento é a parte do planeta que o Sol está iluminando.
8-Quem se move na realidade: o Sol ou a
Terra?
R:Apesar de parecer que o Sol se move, na realidade quem se movimenta
é a Terra. Ela que roda em torno do sol, realizando o movimento que chamamos de
translação.
9-Que observações práticas nos permitem
responder essas questões?
R:A partir das alternâncias entre
dias e noites, percebemos que a Terra está se movimentando.
10-Como podemos concluir qual o formato da
terra?
R: Com a utilização de instrumentos altamente
avançados, como, por exemplo, os satélites artificiais e as sondas espaciais,
observando
o formato da terra projetada na lua .
11-Qual é o formato da sombra da Terra
projetada sobre a Lua durante um eclipse lunar?
R:A Terra apresenta um formato redondo.
12-O que ocorre quando são realizadas longas viagens (de navio ou avião) sempre na mesma direção?
R:Temos a impressão de que o sol
realiza o seu movimento em torno da Terra.