Gênero: Vlog
(EF05LP13)Assistir, em vídeodigital, a postagem de vlog infantil
de críticas de brinquedos e livros de literatura infantil e, a partir dele,
planejar e produzir resenhas digitais em áudio ou vídeo;
(EF05LP18) Roteirizar, produzir e editar, vídeos vlogs
argumentativos sobre produtos de mídia para público infantil (filmes, desenhos
animados, HQs, games, etc.) com base em conhecimentos sobre os mesmos, de
acordo com as convenções do gênero e considerando a situação comunicativa e o
tema/assunto/finalidade do texto.
(EF05LP21) Analisar o padrão entonacional, a expressão
facial e corporal e as escolhas de variedade e registro linguísticos de
vloggers de vlogs opinativos ou argumentativos.
Objetivos de Aprendizagem
-Identificar as
características e funções de um vlog;
-Expressar-se com clareza
diante dos vídeos;
-Participar do vlog da
turma;
-Produzir seu próprio vlog;
-Argumentar assuntos
relacionados a outros vlogs;
-Realizar um comparativos
entre os vlogs já existentes;
-Utilizar da linguagem, e
do corpo como principais ferramentas de um vlog;
Metodologia
(copiar o texto abaixo no caderno)
O que é Vlog:
Vlog é a abreviação de videoblog (vídeo +
blog), um tipo de blog em que os conteúdos predominantes são os vídeos.
A grande diferença
entre um vlog e um blog está mesmo no formato da
publicação. Ao invés de publicar textos e imagens, o vlogger ou vlogueiro, faz
um vídeo sobre o assunto que deseja.
A plataforma, ou seja, o site que os
internautas mais utilizam para publicar os seus vídeos é o YouTube. Para isso,
o vlogger precisa criar um canal no site, que funcionará como um vlog para seus
vídeos. No entanto, existem outras inúmeras plataformas destinadas para este
conceito de "página pessoal".
Vlog e Videocast
Os vlogs são espaços de divulgação de
vídeos que, normalmente, são produzidos e publicados com uma periodicidade
constante (uma ou duas vezes por semana, em norma).
Já os videocasts são conteúdos
audiovisuais, produzidos por blogueiros, internautas ou webmasters, e que são
produzidos e publicados esporadicamente.
Vamos saber um pouco mais sobre Vlog? clique aqui
Atividades
1-Assista aos vídeos abaixo, em seguida
responda as perguntas em seu caderno:
a)Os dois vídeos apresentam opiniões sobre
o filme Os incríveis 2.Observe as semelhanças e diferenças entre os vídeos
apresentados.
b)A pessoa que não assistiu ao filme Os
incríveis 2 sentiria mais vontade de assisti-lo após assistir ao vídeo 1
ou ao vídeo 2? Explique.
c)Você já tinha assistido a vídeos como esses que foram apresentados?
d)Qual é a finalidade desses vídeos, na sua opinião?
e)Será que o autor preparou antes o que falou ou fez tudo de improviso?
f)O que você pensa sobre essa forma de divulgar a opinião sobre filmes?
g) Quem você imagina que procura esse tipo de vídeo para assistir?
h) O que você pensa sobre a forma como cada youtuber falou sobre o
filme?
i) Que aspectos do filme foram abordados pelos youtubers em cada um
desses dois vídeos? (apresentação inicial do filme, citação do diretor,
animação, imagens, comparação do filme Os Incríveis 2 com
seu antecessor, personagens, questões sociais atuais como o papel do homem e da
mulher).
j) Quais foram as opiniões positivas e quais foram as negativas
emitidas por cada um dos youtubers sobre o filme?
k)De acordo com cada um dos vídeos, vale a pena assistir ao filme Os Incríveis 2?
Qual dos vídeos você considera mais convincente? Por quê?
Trabalho
de Língua Portuguesa
*Você
irá assistir ao vídeo abaixo, em seguida faça uma gravação realizando uma
crítica sobre o vídeo (dando a sua opinião).
Não
esqueça de observar cada detalhe do vídeo, pois é muito importante para a realização
dos seus comentários.