sexta-feira, 3 de abril de 2020

Língua Portuguesa

Gênero: Vlog

(EF05LP13)Assistir, em vídeodigital, a postagem de vlog infantil de críticas de brinquedos e livros de literatura infantil e, a partir dele, planejar e produzir resenhas digitais em áudio ou vídeo;

(EF05LP18) Roteirizar, produzir e editar, vídeos vlogs argumentativos sobre produtos de mídia para público infantil (filmes, desenhos animados, HQs, games, etc.) com base em conhecimentos sobre os mesmos, de acordo com as convenções do gênero e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.

(EF05LP21) Analisar o padrão entonacional, a expressão facial e corporal e as escolhas de variedade e registro linguísticos de vloggers de vlogs opinativos ou argumentativos.

Objetivos de Aprendizagem

-Identificar as características e funções de um vlog;
-Expressar-se com clareza diante dos vídeos;
-Participar do vlog da turma;
-Produzir seu próprio vlog;
-Argumentar assuntos relacionados a outros vlogs;
-Realizar um comparativos entre os vlogs já existentes;
-Utilizar da linguagem, e do corpo como principais ferramentas de um vlog;

Metodologia
(copiar o texto abaixo no caderno)

O que é Vlog:

Vlog é a abreviação de videoblog (vídeo + blog), um tipo de blog em que os conteúdos predominantes são os vídeos.
A grande diferença entre um vlog e um blog está mesmo no formato da publicação. Ao invés de publicar textos e imagens, o vlogger ou vlogueiro, faz um vídeo sobre o assunto que deseja.
A plataforma, ou seja, o site que os internautas mais utilizam para publicar os seus vídeos é o YouTube. Para isso, o vlogger precisa criar um canal no site, que funcionará como um vlog para seus vídeos. No entanto, existem outras inúmeras plataformas destinadas para este conceito de "página pessoal".

Vlog e Videocast

Os vlogs são espaços de divulgação de vídeos que, normalmente, são produzidos e publicados com uma periodicidade constante (uma ou duas vezes por semana, em norma).
Já os videocasts são conteúdos audiovisuais, produzidos por blogueiros, internautas ou webmasters, e que são produzidos e publicados esporadicamente.

Vamos saber um pouco mais sobre Vlog?   clique aqui

Atividades

1-Assista aos vídeos abaixo, em seguida responda as perguntas em seu caderno:


a)Os dois vídeos apresentam opiniões sobre o filme Os incríveis 2.Observe as semelhanças e diferenças entre os vídeos apresentados.
b)A pessoa que não assistiu ao filme Os incríveis 2 sentiria mais vontade de  assisti-lo após assistir ao vídeo 1 ou ao vídeo 2? Explique.
c)Você já tinha assistido a vídeos como esses que foram apresentados?
d)Qual é a finalidade desses vídeos, na sua opinião?
e)Será que o autor preparou antes o que falou ou fez tudo de improviso?
f)O que você pensa sobre essa forma de divulgar a opinião sobre filmes?
g) Quem você imagina que procura esse tipo de vídeo para assistir?
h) O que você pensa sobre a forma como cada youtuber falou sobre o filme?
i) Que aspectos do filme foram abordados pelos youtubers em cada um desses dois vídeos? (apresentação inicial do filme, citação do diretor, animação, imagens, comparação do filme Os Incríveis 2 com seu antecessor, personagens, questões sociais atuais como o papel do homem e da mulher).
j) Quais foram as opiniões positivas e quais foram as negativas emitidas por cada um dos youtubers sobre o filme?
k)De acordo com cada um dos vídeos, vale a pena assistir ao filme Os Incríveis 2?
Qual dos vídeos você considera mais convincente? Por quê?

Trabalho de Língua Portuguesa

*Você irá assistir ao vídeo abaixo, em seguida faça uma gravação realizando uma crítica sobre o vídeo (dando a sua opinião).
Não esqueça de observar cada detalhe do vídeo, pois é muito importante para a realização dos seus comentários.