sexta-feira, 17 de abril de 2020

Matemática


DECIMAIS

Habilidades

(EF05MA02)Ler números racionais na forma decimal com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal, utilizando, como recursos, a composição e decomposição e a reta numérica.

(EF05MA02)Escrever números racionais na forma decimal com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal, utilizando, como recursos, a composição e decomposição e a reta numérica.

(EF05MA02)Ordenar números racionais na forma decimal com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal, utilizando, como recursos, a composição e decomposição e a reta numérica.

Objetivos de aprendizagens

-Reconhecer que as regras do sistema de numeração decimal podem ser estendidas para a representação decimal de um número racional e relacionar décimos e centésimos com a representação do sistema monetário brasileiro.
-Introduzir o conceito de operações com números decimais.
-Explorar situações problema, que envolvam números decimais.
-Levar os alunos a identificarem, discutirem e compreenderem as características dos números decimais e sua aplicação  em situações do cotidiano.
-Ampliar o conhecimento das quatro operações (adição, subtração, multiplicação e divisão) envolvendo os números decimais.



Metodologia
*Atenção as habilidades e objetivos não devem ser copiados, eles são publicados apenas para que possam acompanhar as habilidades que estamos aprendendo de acordo com a BNCC.


*Assista ao vídeo, feito pela professora para lhe ajudar a entender melhor esse conteúdo.



1-Escreva por extenso os números abaixo:

a) 51,2 =
b) 8,02 =
c) 0,821 =
 d) 0,004 =
e) 0,512 =

*Caso tenha dificuldade assista ao vídeo explicando como realizar a atividade acima.


2-Use algarismos para escrever os números decimais abaixo:

a) trinta e quatro inteiros e sete centésimos =
b) quatrocentos e sessenta e dois milésimos =
 c) oitenta e nove centésimos =
d) quarenta e cinco milésimos =
e) vinte e quatro inteiros e oito décimos =

*Caso tenha dificuldade assista ao vídeo explicando como realizar a atividade acima.


3-Calcule :

a)235,17  -  157,24 =
b) 992,5  -  27,8 =
c) 343,5 – 318,9 =
d)67,4 – 51,2 =
e) 138,97  - 82,5 =
f) 736- 432,7=
                                                
4-Decomponha os números decimais:

 a) 8,3 =
b) 14,2 =
c) 34,6 =
d) 7,423 =  
e) 27,53 =
 f) 68,634 =

*Caso tenha dificuldade assista ao vídeo explicando como realizar a atividade acima.



5-Observe a reta numérica abaixo e responda:


a)Quantos quilômetros Pedro já percorreu?

*Caso tenha dificuldade assista ao vídeo explicando como realizar a atividade acima.





6- Qual o número está sendo indicado pela seta?
*Caso tenha dificuldade assista ao vídeo explicando como realizar a atividade acima.


  
7- Roberto está com febre. Veja a ilustração do termômetro que marca a temperatura dele.

Qual a temperatura que este termômetro está marcando?

*Caso tenha dificuldade assista ao vídeo explicando como realizar a atividade acima.





8-Ordene por ordem crescente os números:

                                2 -  1,03 -   0,1 -   1,3 - 0,01 -  0,5  - 1,33 - 0,55  -  1,0   


9-Desenhe uma reta numérica e,nela, represente os números:

                                  0,3  -    0,5   -  0,8  -  1,7  -  2,1  -  2,5  -  3,2  -  4,05 -  4,1

*Caso tenha dificuldade assista ao vídeo explicando como realizar a atividade acima.





*Resolva a página 177 do livro.