DECIMAIS
Habilidades
(EF05MA02)Ler
números racionais na forma decimal com compreensão das principais
características do sistema de numeração decimal, utilizando, como recursos, a
composição e decomposição e a reta numérica.
(EF05MA02)Escrever
números racionais na forma decimal com compreensão das principais
características do sistema de numeração decimal, utilizando, como recursos, a
composição e decomposição e a reta numérica.
(EF05MA02)Ordenar
números racionais na forma decimal com compreensão das principais
características do sistema de numeração decimal, utilizando, como recursos, a
composição e decomposição e a reta numérica.
Objetivos de aprendizagens
-Reconhecer que as regras do sistema de numeração decimal
podem ser estendidas para a representação decimal de um número racional e
relacionar décimos e centésimos com a representação do sistema monetário
brasileiro.
-Introduzir o conceito de operações com
números decimais.
-Explorar situações problema, que envolvam números decimais.
-Levar os alunos a identificarem, discutirem e compreenderem as características dos números decimais e sua aplicação em situações do cotidiano.
-Ampliar o conhecimento das quatro operações (adição, subtração, multiplicação e divisão) envolvendo os números decimais.
-Explorar situações problema, que envolvam números decimais.
-Levar os alunos a identificarem, discutirem e compreenderem as características dos números decimais e sua aplicação em situações do cotidiano.
-Ampliar o conhecimento das quatro operações (adição, subtração, multiplicação e divisão) envolvendo os números decimais.
Metodologia
*Atenção as
habilidades e objetivos não devem ser copiados, eles são publicados apenas para
que possam acompanhar as habilidades que estamos aprendendo de acordo com a
BNCC.
*Assista ao vídeo, feito pela professora para lhe ajudar a entender melhor esse conteúdo.
1-Escreva por extenso os números abaixo:
a) 51,2 =
b) 8,02 =
c) 0,821 =
d)
0,004 =
e) 0,512 =
*Caso tenha dificuldade assista ao vídeo explicando como realizar a atividade acima.
2-Use algarismos para escrever os números
decimais abaixo:
a) trinta e quatro inteiros e sete
centésimos =
b) quatrocentos e sessenta e dois milésimos
=
c)
oitenta e nove centésimos =
d) quarenta e cinco milésimos =
e) vinte e quatro inteiros e oito décimos =
*Caso tenha dificuldade assista ao vídeo explicando como realizar a atividade acima.
3-Calcule :
a)235,17 -
157,24 =
b) 992,5 - 27,8
=
c) 343,5 – 318,9 =
d)67,4 – 51,2 =
e) 138,97 - 82,5 =
f) 736- 432,7=
4-Decomponha os números decimais:
a)
8,3 =
b) 14,2 =
c) 34,6 =
d) 7,423 =
e) 27,53 =
f)
68,634 =
*Caso tenha dificuldade assista ao vídeo explicando como realizar a atividade acima.
5-Observe a reta numérica abaixo e responda:
a)Quantos quilômetros Pedro já percorreu?
*Caso tenha dificuldade assista ao vídeo explicando como realizar a atividade acima.
6- Qual o número está sendo indicado pela seta?
*Caso tenha dificuldade assista ao vídeo explicando como realizar a atividade acima.
7- Roberto está com febre.
Veja a ilustração do termômetro que marca a temperatura dele.
Qual a temperatura que este termômetro está
marcando?
*Caso tenha dificuldade assista ao vídeo explicando como realizar a atividade acima.
8-Ordene por ordem crescente os
números:
2 - 1,03 - 0,1 - 1,3 - 0,01 - 0,5 - 1,33 - 0,55 - 1,0
2 - 1,03 - 0,1 - 1,3 - 0,01 - 0,5 - 1,33 - 0,55 - 1,0
9-Desenhe uma reta numérica
e,nela, represente os números:
0,3 - 0,5 - 0,8 - 1,7 - 2,1 - 2,5 - 3,2 - 4,05 - 4,1
*Caso tenha dificuldade assista ao vídeo explicando como realizar a atividade acima.
*Resolva a página 177 do livro.