Habilidades
(EF05MA02)Ler números racionais na forma decimal com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal, utilizando, como recursos, a composição e decomposição e a reta numérica.
(EF05MA02)Escrever números racionais na forma decimal com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal, utilizando, como recursos, a composição e decomposição e a reta numérica.
(EF05MA02)Ordenar números racionais na forma decimal com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal, utilizando, como recursos, a composição e decomposição e a reta numérica.
Objetivos de aprendizagens
-Reconhecer que as regras do sistema de numeração decimal podem ser estendidas para a representação decimal de um número racional e relacionar décimos e centésimos com a representação do sistema monetário brasileiro.
-Introduzir o conceito de operações com números decimais.
-Explorar situações problema, que envolvam números decimais.
-Levar os alunos a identificarem, discutirem e compreenderem as características dos números decimais e sua aplicação em situações do cotidiano.
-Ampliar o conhecimento das quatro operações (adição, subtração, multiplicação e divisão) envolvendo os números decimais.
-Explorar situações problema, que envolvam números decimais.
-Levar os alunos a identificarem, discutirem e compreenderem as características dos números decimais e sua aplicação em situações do cotidiano.
-Ampliar o conhecimento das quatro operações (adição, subtração, multiplicação e divisão) envolvendo os números decimais.
Correção 21/04
Atividades
1-Em uma viagem de automóvel, tia Ana dirigiu 150,60 Km e tia Marli 130,40 Km. Quantos quilômetros elas dirigiram ao todo?
R:Elas dirigiram ao todo 281 km
2-Numa competição de salto em altura, o primeiro colocado saltou 2,74 metros. O segundo 2,68 metros. De quantos metros foi a diferença entre os dois atletas?
R:A diferença entre eles foi de 0,6 metros.
3-Somando 0,5 com 0,2 quanto falta para completar uma unidade?
R:A soma de 0,5 com 0,2 é igual a 0,7, para chegar a uma unidade teria que acrescentar mais 0,3
4-Dona Bia comprou 6 metros de fazenda. Gastou 2,8 metros para fazer um vestido e 1,4 metros para fazer uma blusa. Quantos metros de fazenda sobraram?
R:Sobraram 1,8 metros de fazenda
5-Complete a tabela, use o espaço abaixo para realizar os cálculos necessário:
Preço
|
Pagamento
|
Troco
|
R$ 35,20
|
R$ 50,20
|
R$ 15,00
|
R$ 18,70
|
R$ 20,20
|
R$ 1,50
|
R$ 29,10
|
R$ 30,00
|
R$0,90
|
6-Calcule mentalmente:
*Para multiplicar um número decimal por 10,100,1000... basta deslocar a vírgula para a direita conforme a quantidade de zeros: uma, duas, três... casas decimais.
a)2,315 x 10 = 23,15 b)2,315 x 100= 213,5 c)2,315 x 1000= 2.315
d)0,35 x 10= 3,5 e)4,218 x 100= 421,8 f)2,3001 x 1000= 2.300,1
d)0,35 x 10= 3,5 e)4,218 x 100= 421,8 f)2,3001 x 1000= 2.300,1
Garopaba, 27 de abril de 2020.
1-Dada a fração,
diga que número decimal ela representa:
a) 45/10
b) 869/1.000
c) 123/100
d) 7/1.000
e) 961/10
f) 55/10.000
2-Dado o número
decimal, diga a que fração corresponde:
a) 0,566
b) 0,13
c) 0,00098
d) 0,077
e) 0,123
3-Os números decimais podem
ser representados na reta numérica. Observe a reta abaixo:
Qual é o símbolo que
representa o valor 36,7?
4-Vamos medir o parafuso.
O parafuso mede:
( )2,1 cm
( )2,2, cm
( )2,3 cm
( )2,5 cm