quarta-feira, 20 de maio de 2020

Ciências


HABILIDADES:

 

(EF05CI01) Explorar fenômenos da vida cotidiana que evidenciem propriedades físicas dos materiais- como densidade, condutibilidade térmica e elétrica, respostas a forças magnéticas, solubilidade, respostas a força mecânica (dureza, elasticidade etc.), entre outras.

 

 

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:

 

-Perceber a influência do volume na variação da densidade

-Indicar propriedades gerais e específicas da matéria.

-Diferenciar as propriedades gerais e específicas da matéria

-Classificar materiais de acordo com suas propriedades específicas

-Perceber os diferentes estados físicos da matéria;

-Observar como acontecem as mudanças do estado físico da água.

-Realizar experimentos  e analisá-las;

-Reconhecer cada passagem de estado físico da matéria;

-Identificar o percentual de álcool contido na gasolina;

-Identificar a condutibilidade térmica de alguns materiais;

 

-Classificar objetos de acordo com sua propriedade de condutibilidade elétrica;

 

 

Correção

 

Garopaba, 14 de maio de 2020.

                                                       Atividades.

 

1-Desenhe uma matéria.

(pessoal)

2-Escolha uma matéria presente em sua casa, fotografe e mande para a professora. (até segunda dia 18/05)

 

Marcus Filipe

Marcus Filipe

João Vitor

Isabela Cabral



Filipe

Enzo Braga

Anderson

Isabella


Stefhany

Guilherme Gloss

Guilherme Gloss

3-Podemos encontrar a matéria em três diferentes formas: sólida, líquida ou gasosa. Escolha uma matéria e fotografe/ filme as três formas diferentes na qual podemos encontrá-la.

 

Cauã

Enzo Braga

Filipe

Isabella

João Vitor


Raíssa

Eronides

João Cleber

Guilherme Gloss

4- Leia a charge de Maurício de Souza abaixo com atenção:

Marque a resposta correta:

 

A) A charge faz uma brincadeira sobre o fato do personagem Bidu não tomar banho. 

B) A charge fala do aquecimento global. 

C) A charge faz uma brincadeira sobre as mudanças de estado físico da água. 

D) A charge de Maurício de Souza brinca com um pacote surpresa para Bidu .



*Resolva as páginas: 116,117







Garopaba, 21 de maio de 2020.

Antes de realizar as atividades, assista ao vídeo abaixo:




Atividades

1) Observe a figura abaixo:

Que nome recebe a mudança de estado físico, que esta acorrendo?

A) solidificação.
B) fusão.
C) condensação.
D) vaporização.


2) A água se transforma em gelo quando ela passa do estado:

A) sólido para o líquido.
B) líquido para o sólido.
C) gasoso para o sólido.
D) líquido para o gasoso.


3) A água se transforma em vapor de água quando ela passa do estado:

A) líquido para o sólido.
B) gasoso para o líquido.
C) sólido para o gasoso.
D) líquido para o gasoso.


4) Das doenças abaixo, aquela que se adquire pela água contaminada com urina de rato é:

A) leptospirose.
B) ancilostomose.
C) gripe.
D) cólera.


5) Leia a tirinha abaixo:



A tirinha mostra que a personagem Garfield se espanta ao ouvir falar que sorvetes derretem, pois:

A) A temperatura de fusão do sorvete é superior à temperatura ambiente e, portanto, não derrete enquanto está sendo consumido.

B) A casquinha em que o sorvete é servido é um excelente isolante térmico, impedindo que ele derreta.
C) Nem todas as substâncias têm temperaturas de fusão, portanto, seu estado físico permanece inalterado.
D) A velocidade com que ele come o sorvete é tão alta que não há tempo suficiente par o sorvete fundir.

Geografia


Habilidades

 

 

(EF05GE01)Descrever e analisar dinâmicas populacionais na Unidade da Federação em que vive, estabelecendo relações entre migrações e condições de infraestrutura. Diferenças étnico-racionais e étnico-culturais e desigualdades sociais.

 (EF05GE02) Identificar diferenças étnico-culturais e desigualdades sociais entre grupos em diferentes territórios.

 

Objetivo de aprendizagem

 

-Compreender que migração é o deslocamento de pessoas nos lugares e que esse processo ocorre a partir de diferentes motivações;

-Distinguir as noções de migração e imigração;

-Reconhecer razões que promovem o fenômeno da migração interna no Brasil;

-Refletir sobre os aspectos que contribuem para a atração populacional;

-Refletir sobre os aspectos que influenciam na saída da população de uma área;

-Conhecer um pouco sobre os grupos sem-terra;

-Perceber os problemas que geram o desemprego;

-Observar os principais fatores que acentuam a desigualdade social em nosso país;

-Apontar possíveis formas de diminuir a desigualdade social.

 

 

*As habilidades e objetivos não devem ser copiados no caderno, não esqueça de deixar o seu nome no comentário.

 

 

 

Correção

 

Garopaba, 13 de maio de 2020.

                                                             Atividades

 

1-Escreva um pequeno texto sobre o que você entendeu a respeito do MST. (Precisa ser entregue na escola até o dia 19 de maio).

 



Garopaba, 20 de maio de 2020.

                                    Atividade

1-Faça um mapa conceitual sobre o MST.

(Exemplo)