quarta-feira, 10 de junho de 2020

Ciências



HABILIDADES:

(EF05CI01) Explorar fenômenos da vida cotidiana que evidenciem propriedades físicas dos materiais- como densidade, condutibilidade térmica e elétrica, respostas a forças magnéticas, solubilidade, respostas a força mecânica (dureza, elasticidade etc.), entre outras.

 

Objetivos de aprendizagens

-Perceber as reações que ocorrem em uma mistura;

-Diferenciar mistura heterogenia de homogenia;

-Saber o conceito dos diferentes tipos de misturas;

-Realizar experimentos e produzir um relato sobre ele;

-Reconhecer cada passagem de estado físico da matéria;

 

                                   Correção

Garopaba, 4 de junho de 2020.


                                                            Atividades

1- Quais são os 3 estados físicos da matéria?

R:Sólido, líquido e gasoso

2-Quais as características do estado sólido?

R:Volume e forma definida.

3-Cite alguns exemplos de matérias em estado líquido.

R.Pessoal / água, suco, chuva, gloss...

4-Como podemos caracterizar o estado gasoso?

R.Forma variada e volume constante.

5-Cite pelo menos 4 matérias em estado sólido que venha da natureza.

R.Pessoal/ pássaro, flor, árvore e areia.

6-Em que matéria se encontra o gás de cozinha?

R. Gasoso

 

 

Garopaba, 11 de junho de 2020.

                               Tipos de Misturas

     A grande maioria dos materiais encontrados na natureza, em nossa sociedade e em nosso corpo não são substâncias puras, mas, na verdade, misturas de duas ou mais substâncias.

Misturas Homogêneas.

 

      São aquelas que apresentam um aspecto uniforme, com uma única fase (monofásica).

      Os exemplos acima mostram que as misturas homogêneas podem estar no estado sólido, líquido ou gasoso. Essas misturas homogêneas são chamadas de soluções e elas não podem ser separadas por métodos físicos, mas apenas por técnicas químicas. Para separar o álcool da água, por exemplo, é necessário realizar um processo de destilação, pois uma centrifugação ou filtração não adiantariam.

Exemplos:

 

·         soro fisiológico (0,9 g de cloreto de sódio em 100 mL de água);

·         salmoura (36 g de sais, como o cloreto de sódio, cloreto de magnésio, iodato de potássio, antiumectantes e 100 mL de água);

·         álcool hidratado (etanol e água);

 

Misturas Heterogêneas:

 

    São aquelas que apresentam mais de uma fase. Exemplos: água e óleo, água e areia, gelo e água, granito, água e ferro, sal não dissolvido na água etc.

     Os componentes das misturas heterogêneas aparecem, na maioria dos casos, em estados físicos diferentes e podem ser separados por métodos físicos. Um exemplo ocorre quando fazemos café e filtramos o sólido, separando-o do líquido.

 


Ensino Religioso



Habilidade

 

(EF05ER01) Identificar e respeitar acontecimentos sagrados de diferentes culturas e tradições religiosas como recurso para preservar a memória.

 

Objetivo de aprendizagem:

 

-Reconhecer a importância da alteridade e do respeito às diferenças na convivência com pessoas de diferentes crenças e religiões;

-Identificar a diversidade cultural religiosa,exercitando o diálogo inter-religioso;

-Conhecer os textos sagrados, identificando-as como métodos e práticas que permitem a relação com o sagrado;

-Identificar rituais, estabelecendo seus significados;

-Identificar espaços sagrados, analisando a sua função religiosa e social.

*Escreva o texto abaixo em seu caderno 


Garopaba, 10 de junho de 2020.

                                            

                                                             Ritos e Rituais na vida das pessoas.

     Os ritos religiosos são gestos sagrados e simbólicos.

     Os rituais ou cerimônias, são uma série de ritos.

     Existem os rituais litúrgicos, como a missa, o culto, as reuniões de oração ou meditação.

     Por meio dos rituais de passagem as pessoas celebram mudanças de uma fase da vida para outra.

     O batismo, o casamento, a comemoração do nascimento de bebês, a cerimônia de iniciação dos jovens à vida adulta, são alguns exemplos de rituais de passagem.

 

Assista ao vídeo.