Habilidades
(EF05MA02)Ler números racionais na forma decimal com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal, utilizando, como recursos, a composição e decomposição e a reta numérica.
(EF05MA02)Escrever números racionais na forma decimal com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal, utilizando, como recursos, a composição e decomposição e a reta numérica.
(EF05MA02)Ordenar números racionais na forma decimal com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal, utilizando, como recursos, a composição e decomposição e a reta numérica.
Objetivos de aprendizagens
-Reconhecer que as regras do sistema de numeração decimal podem ser estendidas para a representação decimal de um número racional e relacionar décimos e centésimos com a representação do sistema monetário brasileiro.
-Introduzir o conceito de operações com números decimais.
-Explorar situações problema, que envolvam números decimais.
-Levar os alunos a identificarem, discutirem e compreenderem as características dos números decimais e sua aplicação em situações do cotidiano.
-Ampliar o conhecimento das quatro operações (adição, subtração, multiplicação e divisão) envolvendo os números decimais.
Correção
1.
Escreva por extenso os seguintes números decimais lembrando a sequencia
correta de escrita (décimos, centésimos e milésimos).
a)2,30= Dois inteiros e trinta centésimos
b)35,340= Trinta e cinco inteiros e trezentos
e quarenta centésimos
c)2,001= Dois inteiros e um milésimo
d)0,053= Cinquenta e três milésimos
2. Aprendemos em números decimais a
classificar maior e menor, ordem crescente e decrescente lembrando isso,
escreva a ordem decrescente dos seguintes números decimais:
a) 2,008 – 2,800 – 2,080 = 2,800 – 2,080 –
2,008
b) 3,070 – 3,007 – 3,700 = 3,700 – 3,070 –
3,007
c) 7,387 – 5, 002 – 7,378 = 7,387 -7,378 –
5,002
d) 0,04 – 0,025 – 1,036 = 1,036 – 0,04 –
0,025
3.Compare os números decimais abaixo e
assinale com X as alternativas corretas.
a)
27,49 > 39,01 ( )
b)
125,001 >137,001 ( )
c) 35,02 < 36,01 ( X )
d) 38,003 < 38,03 ( X )
4.
Luan comprou 10 doces por R$ 32,00. Todos os doces tinham o mesmo preço.
Calcule esta situação problema e registre seu raciocínio no espaço abaixo.
32,00 : 10 = 3,20 Resposta: Cada doce tem o
valor de R$ 3,20.
Aula online a partir das 9 e 30
https://us04web.zoom.us/j/72085825326?pwd=UUtUUnh3RFhjUm5lblRPdkZKM1JxQT09