terça-feira, 5 de maio de 2020

Ensino Religioso


Habilidade

(EF05ER01) Identificar e respeitar acontecimentos sagrados de diferentes culturas e tradições religiosas como recurso para preservar a memória.

Objetivo de aprendizagem:

-Reconhecer a importância da alteridade e do respeito às diferenças na convivência com pessoas de diferentes crenças e religiões;
-Identificar a diversidade cultural religiosa,exercitando o diálogo inter-religioso;
-Conhecer os textos sagrados, identificando-as como métodos e práticas que permitem a relação com o sagrado;
-Identificar rituais, estabelecendo seus significados;
-Identificar espaços sagrados, analisando a sua função religiosa e social.

*Habilidades e Objetivos não devem ser copiados no caderno, não esqueça de deixar o seu nome nos comentários.


Devido um problema no blog, segue o texto da aula passada. Você pode imprimir e colar no caderno.
Garopaba, 29 de abril de 2020

Os textos sagrados

       O ensinamento religioso na maioria das vezes é transmitido para as pessoas através de textos, estes textos muitas vezes são escritos e constituem os livros sagrados.

       Outras vezes, eles são contados verbalmente: são as histórias sagradas de transmissão oral.

       Outras vezes as ideias sagradas são desenhadas e pintadas, como por exemplo, as pinturas encontradas nas paredes das igrejas, templos, vitrais, etc.

      Existem muitas religiões no mundo, todas elas com ideias que orientam os seus seguidores quanto às formas de se viver  em comunidade e em sintonia com o Sagrado.

        Vamos ver agora algumas destas ideias:

 

Uma mensagem hinduísta: “Não faças aos outros aquilo que, se a você fosse feito, causar-lhe-ia dor”.

Uma mensagem budista: “De cinco maneiras um verdadeiro líder deve tratar os seus amigos e dependentes: com generosidade, cortesia, benevolência, dando o que deles espera receber e sendo fiel à sua própria palavra”.

Uma mensagem judaica: “Não faça ao seu semelhante aquilo que para você é doloroso”.

Uma mensagem taoísta: “Considera o lucro do seu vizinho como seu próprio e o prejuízo dele como se também fosse eu.”

Uma mensagem cristã:”Tudo quanto quer que os outros façam para você faça-o também para eles”.

Uma mensagem muçulmana: “Ninguém pode ser um fiel até que ame o seu irmão como a si mesmo.”

 

Informações complementares

       O Hinduísmo é uma religião que surgiu na Índia e que se preocupa muito com o aprimoramento espiritual das pessoas.

       O Budismo também nasceu na Índia com a experiência de Buda, e tem como preocupação principal a compaixão por todos os seres, compaixão significa sentir piedade quando alguém sobre algum tipo de mal e fazer o possível para ajudar.

       O Judaísmo surgiu no Oriente Médio e tem como ponto chave a justiça, isto significa viver de forma justa não prejudicando seus companheiros e praticando a caridade.

       O Taoísmo é uma religião que começou na China. Seus seguidores buscam compreender a vida de forma bastante profunda, percebendo qual é a essência de todas as coisas.

      O Cristianismo nasceu no Oriente Médio assim como o Judaísmo. Sofreu forte influência do pensamento judaico, se organizou e se diferenciou desta após os ensinamentos de Jesus Cristo. Para os cristãos o amor fraterno é fundamento da vida.

     O Islamismo, organizado por Maomé (630) também surgiu no Oriente Médio. O ponto principal desta religião é a crença e submissão a um único Deus, Alá.

 

 

        

 

Atividades

*Pesquise o significado do símbolo de cada uma das religiões acima, anote os dados da sua pesquisa no caderno.

 Depois desenhe cada símbolo em uma folha, transcreva as informações obtidas através da pesquisa e também a mensagem

 pertinente a cada religião citado no texto.



Garopaba, 06 de maio de 2020.

Responda ao questionário em seu caderno.
           
Dados Pessoais:
Nome:_____________________________________
Idade:____________         Sexo:_______________________

                                                           Questões:
       1)    Você possui alguma religião?

(  ) SIM
(  ) NÃO

       2)   Em caso afirmativo, escreva o nome da mesma: __________________________________________________________

3) Com que frequência participa das atividades vinculadas à sua opção religiosa?
 (      ) diariamente                (     ) semanalmente              
 (      ) mensalmente               (      ) anualmente 


2- Escreva falando um pouco sobre a sua fé, crença religiosa. (Essa atividade pode ser feita no caderno ou em uma folha sulfite).
3- Escreva uma frase falando sobre a importância de se respeitar a diversidade e a liberdade religiosa e depois ilustre.
4- Pesquisa sobre as religiões existentes em nosso País.

5-Leia as páginas: 32,33,34,36,36,37,38,39,40,41,42 e 43 do livro de história e escreva um texto sobre o que você entendeu. ( 15 linhas)

Matemática


Habilidades

(EF05MA02)Ler números racionais na forma decimal com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal, utilizando, como recursos, a composição e decomposição e a reta numérica.
(EF05MA02)Escrever números racionais na forma decimal com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal, utilizando, como recursos, a composição e decomposição e a reta numérica.
(EF05MA02)Ordenar números racionais na forma decimal com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal, utilizando, como recursos, a composição e decomposição e a reta numérica.


Objetivos de aprendizagens

-Reconhecer que as regras do sistema de numeração decimal podem ser estendidas para a representação decimal de um número racional e relacionar décimos e centésimos com a representação do sistema monetário brasileiro.

-Introduzir o conceito de operações com números decimais.
-Explorar situações problema, que envolvam números decimais.
-Levar os alunos a identificarem, discutirem e compreenderem as características dos números decimais e sua aplicação  em situações do cotidiano.
-Ampliar o conhecimento das quatro operações (adição, subtração, multiplicação e divisão) envolvendo os números decimais.


*Não copiar as habilidades e os objetivos.



Correção das Atividades



Garopaba, 04 de maio de 2020.

Resolva as páginas 170 e 171 do livro de matemática.

Será postado na próxima semana.




Garopaba, 05 de maio de 2020.
Resolva as páginas: 172, 173, 174 e 175 do livro de matemática.