segunda-feira, 18 de maio de 2020

Matemática



Habilidades

 

(EF05MA02)Ler números racionais na forma decimal com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal, utilizando, como recursos, a composição e decomposição e a reta numérica.

(EF05MA02)Escrever números racionais na forma decimal com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal, utilizando, como recursos, a composição e decomposição e a reta numérica.

(EF05MA02)Ordenar números racionais na forma decimal com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal, utilizando, como recursos, a composição e decomposição e a reta numérica.

 

Objetivos de aprendizagens

 

-Reconhecer que as regras do sistema de numeração decimal podem ser estendidas para a representação decimal de um número racional e relacionar décimos e centésimos com a representação do sistema monetário brasileiro.

 

-Introduzir o conceito de operações com números decimais.
-Explorar situações problema, que envolvam números decimais.
-Levar os alunos a identificarem, discutirem e compreenderem as características dos números decimais e sua aplicação  em situações do cotidiano.
-Ampliar o conhecimento das quatro operações (adição, subtração, multiplicação e divisão) envolvendo os números decimais.


*Não copiar as habilidades e os objetivos.

  

                                                    Correção das atividades

 

Garopaba, 12 de maio de 2020.

Atividades

1-Joana media 1,25 m e cresceu 0,37 m. A sua altura passou a ser quanto?

R:Passou a medir 1,62 m.


2- Vera comprou para sua filha os materiais escolares abaixo. Quanto ela gastou?


 

(A) R$ 22,80           (B) R$ 31,80          (C) R$ 32,80           (D) R$ 33,80


3- João participou de um campeonato de judô na categoria juvenil, pesando 45,350 kg. Cinco meses depois estava 3,150 kg mais pesado e precisou mudar de categoria. Quanto ele estava pesando nesse período?

(A) 14,250 kg           (B) 40,850 kg           (C) 48,500 kg           (D) 76,450 kg

 

4- Qual é o resultado da expressão numérica abaixo?

41,32 + 56,4 – 81,932 + 5


a) 102,72

b) 20,8

c) 20,7

d) 20

e) 20,788

5- Em um feirão, Juarez aproveitou as promoções e comprou sete agendas, que custaram R$ 1,32; 4 canetas, que custaram R$ 0,26; e 45 lapiseiras a R$ 1,22. Qual é o troco de Juarez, sabendo que ele levou apenas uma nota de R$ 100,00?


a) R$ 34,82

b) R$ 65,18

c) R$ 83,62

d) R$ 49,80

e) R$ 51,50

6- Uma empresa utiliza um índice de massa corporal inventado por ela própria, no qual divide por dois a soma entre altura e peso dos funcionários. Qual é o índice de massa corporal de Rhuan, sabendo que sua altura é 1,78 m e seu peso é 72,3 kg?


a) 74,08

b) 31,15

c) 37,04

d) 37,4

e) 37

 

7- Qual é a alternativa que representa a fração 9/2 em números decimais?

a. 3,333

b. 4,25

c. 5,01

d. 4,5






Garopaba, 18 de maio de 2020.

Atividades

1-Qual é a alternativa que representa a fração 35/1000 em números decimais?

a. 0,35

b. 3,5

c. 0,035

d. 35

2-Qual é a alternativa que representa o número 0,65 na forma de fração?

a. 65/10

b. 65/100

c. 65/1000

d. 65/10000

3-Observe as frações e suas respectivas representações decimais.

 

    1. 3/1000 = 0,003
    2. 2367/100 = 23,67
    3. 129/10000 = 0,0129
    4. 267/10 = 2,67

 

Utilizando as igualdades acima, escolha a alternativa correta?

a. I e II

b. I e IV

c. I, II e III

d. I, II, III e IV

4-Qual é a alternativa que representa a soma dos números decimais 0,65 e 0,15?

a. 0,80

b. 0,77

c. 0,67

d. 1,00

5-Qual é a alternativa que representa a soma 4,013+10,182?

a. 14,313

b. 13,920

c. 14,213

d. 14,195

6-Qual é a alternativa que é igual à subtração do número decimal 242,12 do número decimal 724,96?

a. 48,284

b. 586,28

c. 241,59

d. 482,84

7-Qual é a alternativa que representa a subtração 3,02-0,65?

a. 2,37

b. 3,37

c. 1,32

d. 23,7