Habilidades
(EF05MA02)Ler
números racionais na forma decimal com compreensão das principais
características do sistema de numeração decimal, utilizando, como recursos, a
composição e decomposição e a reta numérica.
(EF05MA02)Escrever
números racionais na forma decimal com compreensão das principais
características do sistema de numeração decimal, utilizando, como recursos, a
composição e decomposição e a reta numérica.
(EF05MA02)Ordenar
números racionais na forma decimal com compreensão das principais
características do sistema de numeração decimal, utilizando, como recursos, a
composição e decomposição e a reta numérica.
Objetivos
de aprendizagens
-Reconhecer
que as regras do sistema de numeração decimal podem ser estendidas para a
representação decimal de um número racional e relacionar décimos e centésimos
com a representação do sistema monetário brasileiro.
-Introduzir
o conceito de operações com números decimais.
-Explorar situações problema, que envolvam números decimais.
-Levar os alunos a identificarem, discutirem e compreenderem as características
dos números decimais e sua aplicação em situações do cotidiano.
-Ampliar o conhecimento das quatro operações (adição, subtração, multiplicação
e divisão) envolvendo os números decimais.
*Não
copiar as habilidades e os objetivos.
Correção
das atividades
Garopaba, 12 de maio de 2020.
Atividades
1-Joana media 1,25 m e cresceu 0,37
m. A sua altura passou a ser quanto?
R:Passou a medir 1,62 m.
2- Vera comprou
para sua filha os materiais escolares abaixo. Quanto ela gastou?
(A) R$ 22,80 (B) R$ 31,80 (C) R$ 32,80 (D) R$ 33,80
3- João
participou de um campeonato de judô na categoria juvenil, pesando 45,350 kg.
Cinco meses depois estava 3,150 kg mais pesado e precisou mudar de categoria.
Quanto ele estava pesando nesse período?
(A)
14,250 kg (B)
40,850 kg (C) 48,500 kg
(D) 76,450 kg
4- Qual é o resultado da expressão numérica abaixo?
41,32
+ 56,4 – 81,932 + 5
a) 102,72
b) 20,8
c) 20,7
d) 20
e) 20,788
5- Em
um feirão, Juarez aproveitou as promoções e comprou sete agendas, que custaram
R$ 1,32; 4 canetas, que custaram R$ 0,26; e 45 lapiseiras a R$ 1,22. Qual é o
troco de Juarez, sabendo que ele levou apenas uma nota de R$ 100,00?
a) R$ 34,82
b) R$ 65,18
c) R$ 83,62
d) R$ 49,80
e) R$ 51,50
6- Uma
empresa utiliza um índice de massa corporal inventado por ela própria, no qual
divide por dois a soma entre altura e peso dos funcionários. Qual é o índice de
massa corporal de Rhuan, sabendo que sua altura é 1,78 m e seu peso é 72,3 kg?
a) 74,08
b) 31,15
c) 37,04
d) 37,4
e) 37
7- Qual
é a alternativa que representa a fração 9/2 em números decimais?
a.
3,333
b.
4,25
c.
5,01
d. 4,5
Garopaba, 18 de maio de 2020.
Atividades
1-Qual é a alternativa que representa a fração 35/1000 em números
decimais?
a. 0,35
b. 3,5
c. 0,035
d. 35
2-Qual é a alternativa que representa o
número 0,65 na forma de fração?
a. 65/10
b. 65/100
c. 65/1000
d. 65/10000
3-Observe as frações e suas respectivas
representações decimais.
- 3/1000 = 0,003
- 2367/100 = 23,67
- 129/10000 = 0,0129
- 267/10 = 2,67
Utilizando as igualdades acima, escolha
a alternativa correta?
a. I e II
b. I e IV
c. I, II e III
d. I, II, III e IV
4-Qual é a alternativa que representa a
soma dos números decimais 0,65 e 0,15?
a. 0,80
b. 0,77
c. 0,67
d. 1,00
5-Qual é a alternativa que representa a soma 4,013+10,182?
a. 14,313
b. 13,920
c. 14,213
d. 14,195
6-Qual é a alternativa que é igual à
subtração do número decimal 242,12 do número decimal 724,96?
a. 48,284
b. 586,28
c. 241,59
d. 482,84
7-Qual é a alternativa que representa a subtração 3,02-0,65?
a. 2,37
b. 3,37
c. 1,32
d. 23,7