quarta-feira, 29 de abril de 2020

Geografia



Habilidades

(EF05GE01)Descrever e analisar dinâmicas populacionais na Unidade da Federação em que vive, estabelecendo relações entre migrações e condições de infraestrutura. Diferenças étnico-racionais e étnico-culturais e desigualdades sociais.
 (EF05GE02) Identificar diferenças étnico-culturais e desigualdades sociais entre grupos em diferentes territórios.

Objetivo de aprendizagem

-Compreender que migração é o deslocamento de pessoas nos lugares e que esse processo ocorre a partir de diferentes motivações;
-Distinguir as noções de migração e imigração;
-Reconhecer razões que promovem o fenômeno da migração interna no Brasil;
-Refletir sobre os aspectos que contribuem para a atração populacional;
Refletir sobre os aspectos que influenciam na saída da população de uma área;
-Conhecer um pouco sobre os grupos sem-terra;
-Perceber os problemas que geram o desemprego;
-Observar os principais fatores que acentuam a desigualdade social em nosso país;
-Apontar possíveis formas de diminuir a desigualdade social.

*As habilidades e objetivos não devem ser copiados no caderno, não esqueça de deixar o seu nome no comentário.

Garopaba, 29 de abril de 2020.

                                                                 Atividades
1-O que é redistribuição fundiária?

2-O que é latifúndio?

3-O que é desigualdade social?

4-A partir do significado das palavras acima, crie um pequeno texto explicando a ligação entre elas.

5-Pesquise e responda, como funciona a agricultura e a pecuária familiar?

6-Em nossa cidade podemos encontrar famílias que vivem da agricultura/pecuária familiar?

7-No início da colonização brasileira os produtores tinham que pagar pelo uso das terras. De que forma era realizado esse pagamento?

8-Pesquise e explique sobre a lei de terras.

9-Escreva em poucas palavras sobre a ditadura militar.

10-Quando e onde surgiu o MST?