quinta-feira, 28 de maio de 2020

História







Garopaba, 29 de maio de 2020.

Capitanias Hereditárias

Assista ao vídeo.








Língua Portuguesa




Garopaba, 29 de maio de 2020.

                                                              Atividades

1.Reescreva as frases, substituindo os termos sublinhados pelo pronome pessoal oblíquo correspondente. Observe a terminação dos verbos.

 

Observação: Os pronomes oaosas se transformam em:

·        l lolaloslas – quando vêm depois dos verbos terminados em rs ou z.

ex: Ele vai vender o carro.

      Ele vai vendê-lo.

·           nonanosnas – quando vêm depois de verbos terminados em som nasal.

ex: Eles levaram o cachorro.

      Eles levaram-no.

 

a)   a.Vou pagar o empregado.

      b.Mário cortou a grama.

c)  c. Resolveram os problemas.

d) d.Vou chamar a menina.

e) e.É preciso trazer os cadernos diariamente.

f) f. Os alunos deixaram o recado.

g) g. Ele quebrou os brinquedos.

h) h.As meninas fizeram a vitamina.

 

2.Preencha a lacuna usando o pronome possessivo na mesma pessoa em que aparece o pronome pessoal destacado: Exemplo: Eu vendi minhas jóias.

 

a) Nós reformamos               casa.

b) Ela arrumou             mala.

c) Eu explique aos funcionários o              projeto.

d) Nós ouvimos               discos preferidos.

e) Elas pediram                 prêmios.

f) Tu derramaste                   lágrimas?

 

Vamos saber um pouco mais sobre os pronomes possessivos, assista ao vídeo.


Ciências

HABILIDADES:

 

(EF05CI01) Explorar fenômenos da vida cotidiana que evidenciem propriedades físicas dos materiais- como densidade, condutibilidade térmica e elétrica, respostas a forças magnéticas, solubilidade, respostas a força mecânica (dureza, elasticidade etc.), entre outras.


OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:

-Perceber a influência do volume na variação da densidade

-Indicar propriedades gerais e específicas da matéria.

-Diferenciar as propriedades gerais e específicas da matéria

-Classificar materiais de acordo com suas propriedades específicas

-Perceber os diferentes estados físicos da matéria;

-Observar como acontecem as mudanças do estado físico da água.

-Realizar experimentos  e analisá-las;

-Reconhecer cada passagem de estado físico da matéria;

-Identificar o percentual de álcool contido na gasolina;

-Identificar a condutibilidade térmica de alguns materiais;

 -Classificar objetos de acordo com sua propriedade de condutibilidade elétrica;

 Correção

Garopaba, 21 de maio de 2020.

1) Observe a figura abaixo:


Que nome recebe a mudança de estado físico, que esta acorrendo?

A) solidificação.
B) fusão.
C) condensação.
D) vaporização.
Resposta: c

2) A água se transforma em gelo quando ela passa do estado:

A) sólido para o líquido.
B) líquido para o sólido.
C) gasoso para o sólido.
D) líquido para o gasoso.
Resposta: b

3) A água se transforma em vapor de água quando ela passa do estado:

A) líquido para o sólido.
B) gasoso para o líquido.
C) sólido para o gasoso.
D) líquido para o gasoso.
Resposta: d

4) Das doenças abaixo, aquela que se adquire pela água contaminada com urina de rato é:

A) leptospirose.
B) ancilostomose.
C) gripe.
D) cólera.
Resposta: a

5) Leia a tirinha abaixo:




A tirinha mostra que a personagem Garfield se espanta ao ouvir falar que sorvetes derretem, pois:

A) A temperatura de fusão do sorvete é superior à temperatura ambiente e, portanto, não derrete enquanto está sendo consumido.

B) A casquinha em que o sorvete é servido é um excelente isolante térmico, impedindo que ele derreta.
C) Nem todas as substâncias têm temperaturas de fusão, portanto, seu estado físico permanece inalterado.
D) A velocidade com que ele come o sorvete é tão alta que não há tempo suficiente par o sorvete fundir.








Garopaba, 28 de maio de 2020.

                                                                     Atividades

1.Resolva as páginas 119 e 123 do livro de ciências.


2.Fazer a leitura da página 120 e 121 do livro de ciências /Aventuras de Tirinha, a gotinha/ e faça uma ilustração sobre ela em seu caderno.