Gênero: História em Quadrinho e Tirinhas
Habilidades
(EF15LP04) Identificar
o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressos gráfico-visuais em
textos multissemiótico.
(EF35LP01) Ler e compreender, silenciosamente e,
em seguida, em voz alta, com a autonomia e fluência, textos curtos com nível de
textualidade adequado.
(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto,
demonstrando compreensão global.
(EF15LP14)Construir o sentido de histórias em
quadrinhos e tirinhas, relacionando imagens e palavras e interpretando recursos
gráficos (tipos de balões, de letras, onomatopeia)
(EF15LP14)Interpretar recursos gráficos( tipos de balões, de
letras, onomatopeia)Objetivos de Aprendizagens
-Reconhecer o uso dos balões em cada
situação do quadrinho;
-Produzir histórias em quadrinhos, com
sequencia adequada as imagens;
-Saber a função de cada pontuação em uma
frase;
-Saber a diferença entre uma tirinha e a
história em quadrinho;
-Utilizar adequadamente das onomatopeias;
-Produzir (criar) sua própria onomatopeia;
-Perceber o sentido da onomatopeia, nos
textos apresentados;
- Identificar os elementos organizacionais
e estruturais de tirinhas e sua finalidade.
- Interpretar textos que conjugam duas
linguagens – a verbal e a não-verbal.
- Identificar o efeito de sentido
decorrente do uso da pontuação e de outras notações.
- Estabelecer relações de continuidade
temática entre os quadrinhos.
Metodologia
-Atenção os textos escritos dentro do quadro não precisam ser copiados, foram publicados no Blog apenas para leitura ( conhecimento).
História em quadrinho e Tirinhas
As
histórias em quadrinhos são narrativas gráficas, ou seja, histórias
narradas compostas por imagem e texto. Sua denominação varia entre arte
sequencial (nome atribuído pelo famoso quadrinista americano Will Eisner),
narrativa figurada e literatura ilustrada. As histórias em quadrinhos
podem ser vistas como revistas ou em jornais, no formato de tirinhas.
Tirinhas
Um gênero textual
de cunho humorístico e às vezes político, muito comum em jornais, cuja
constituição se estabelece pela combinação de frases curtas, geralmente de
efeito ambíguo,com desenhos que ilustram e complementam o sentido da obra.Pequena sequência de ilustrações no formato de quadrinhos
O texto abaixo não precisa ser copiado.
Características da tirinha e HQs:
*O diálogo entre os personagens aparece através
de balões, sendo que eles variam muito de formato, como por exemplo, linhas
contínuas, interrompidas (fala sussurrada), ziguezagueadas (demonstrando um
grito, um som de rádio ou televisão), ou em forma de nuvem (simbolizando o
pensamento dos personagens).
* Os sinais de pontuação são variados, reforçando a voz dos personagens e indicando o modo como eles revelam seus sentimentos, como raiva, espanto, alegria, tristeza. * Há também a presença das onomatopeias, causando certa animação à história, por meio de sons produzidos por pessoas (zzz, para o sono, rrr, para o rosnado de um cão, entre outros), e por ambientes (crash, para a batida de um carro ou buuum para representar uma explosão). *São compostas por uma linguagem verbal e uma não verbal, fazendo uma associação entre imagens e palavras, procurando facilitar o entendimento do leitor. |
Mauricio de Sousa – o maior escritor de
histórias em quadrinhos do Brasil
Balões
Há vários tipos de
balões nas histórias em quadrinhos. Os balões contém a
fala ou o pensamento das personagens.
O
formato de cada um deles indica quem fala e de que forma fala, certo? Além
disso, vimos também que são usadas onomatopeias para traduzir em forma
de palavra os sons da história (som de trovão, de abelha, de choro, de
soluço…) .
O texto abaixo não precisa ser copiado.
O texto abaixo não precisa ser copiado.
Mas há uma diversidade de balões:
O
balão também sinaliza a ordem de fala dos personagens. Deve-se lembrar que a
leitura dos quadrinhos no Brasil e no Ocidente é feita da esquerda para
direita.
|
Alguns sons também possuem representações específicas nas histórias em quadrinhos. Veja a seguir:
Trrrimm, trrrimmm
|
Toque de telefone
|
Smack
|
Beijo
|
Tic-tac
|
Som do relógio
|
Bum!
|
Explosão
|
Sniff, sniff
|
Choro
|
Au-au
|
Latido
|
Atchim
|
Espirro
|
Blá-blá-blá
|
Conversa fiada
|
Bibi
|
Buzina
|
Coff, coff!
|
Tosse
|
Fiu, fiu!
|
Assovio
|
Glub, glub!
|
Beber algo
|
Quá-quá-quá
|
Risadas
|
Zzzzz
|
Dormir
|
Atividades
1-Vamos interpretar a tirinha de “Otto e Heitor”.
a)No quadrinho 1, Otto começa a dar um alerta ao
Heitor. Leia até o final e diga o que o menino queria alerta.
b)Nos quadrinhos 2,3 e 4 quais são os recursos de
linguagem não verbal utilizados pelo autor? Depois escreva o que aconteceu com
o Heitor nessa sequência.
c)Quem está falando no balãozinho do último quadrinho?
d) Você reparou nas reticências que aparecem no
primeiro e último quadrinho? O que elas significam?
2-Leia e responda:
a)A palavra claro, no segundo
quadrinho, significa:
( ) o contrário de escuro (
) o contrário de pode
( ) o mesmo que escuro. (
) o mesmo que pode.
b) Mônica ficou aborrecida
por que:
( )entendeu diferente o sentido da palavra
pintar.
( )implicou com o assobio do Cebolinha.
( )pensou que o amigo ia pintar o retrato
dela.
( ) respondeu apressadamente a pergunta.
c)Os três quadrinhos mostram
Cebolinha:
( ) caminhando na direção da escola.
( ) indo para uma escola de pintura.
( )vestindo-se como um pintor de quadros.
( )voltando alegremente da aula de música.
d)O primeiro e o terceiro
quadrinho indicam que o personagem está:
( ) assobiando uma melodia.
( )pensando na nota da prova.
( ) atrasado para a aula de música.
( ) querendo ir embora depressa.
e)O ponto de interrogação em
: “Mônica, posso te pintar?” indica que Cebolinha está:
( ) concordando (
)perguntando ( )afirmando
( )obedecendo
f)Este texto é uma história
em quadrinhos por que:
( )emprega palavras poucos usadas e difíceis
de entender.
( )ensina a fazer uma pintura.
( ) combina imagens e palavras para contar uma
história.
( )repete muitas informações já conhecidas.
*Resolva as páginas : 200 e 201 do livro de Língua Portuguesa.