sexta-feira, 10 de abril de 2020

Língua Portuguesa

Gênero: História em  Quadrinho e Tirinhas

Habilidades
(EF15LP04) Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressos gráfico-visuais em textos multissemiótico.
(EF35LP01) Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com a autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado.
(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.
(EF15LP14)Construir o sentido de histórias em quadrinhos e tirinhas, relacionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos (tipos de balões, de letras, onomatopeia)
(EF15LP14)Interpretar recursos gráficos( tipos de balões, de letras, onomatopeia)

Objetivos de Aprendizagens

-Reconhecer o uso dos balões em cada situação do quadrinho;
-Produzir histórias em quadrinhos, com sequencia adequada as imagens;
-Saber a função de cada pontuação em uma frase;
-Saber a diferença entre uma tirinha e a história em quadrinho;
-Utilizar adequadamente das onomatopeias;
-Produzir (criar) sua própria onomatopeia;
-Perceber o sentido da onomatopeia, nos textos apresentados;
- Identificar os elementos organizacionais e estruturais de tirinhas e sua finalidade.
- Interpretar textos que conjugam duas linguagens – a verbal e a não-verbal.
- Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.
- Estabelecer relações de continuidade temática entre os quadrinhos.


Metodologia

-Atenção os textos escritos dentro do quadro não precisam ser copiados, foram publicados no Blog apenas para leitura ( conhecimento).




História em quadrinho e Tirinhas


       As histórias em quadrinhos são narrativas gráficas, ou seja, histórias narradas compostas por imagem e texto. Sua denominação varia entre arte sequencial (nome atribuído pelo famoso quadrinista americano Will Eisner), narrativa figurada e literatura ilustrada. As histórias em quadrinhos podem ser vistas como revistas ou em jornais, no formato de tirinhas.

Tirinhas
Um gênero textual de cunho humorístico e às vezes político, muito comum em jornais, cuja constituição se estabelece pela combinação de frases curtas, geralmente de efeito ambíguo,com desenhos que ilustram e complementam o sentido da obra.Pequena sequência de ilustrações no formato de quadrinhos

O texto abaixo não precisa ser copiado.





Características da tirinha e HQs:

*O diálogo entre os personagens aparece através de balões, sendo que eles variam muito de formato, como por exemplo, linhas contínuas, interrompidas (fala sussurrada), ziguezagueadas (demonstrando um grito, um som de rádio ou televisão), ou em forma de nuvem (simbolizando o pensamento dos personagens).

* Os sinais de pontuação são variados, reforçando a voz dos personagens e indicando o modo como eles revelam seus sentimentos, como raiva, espanto, alegria, tristeza.

* Há também a presença das onomatopeias, causando certa animação à história, por meio de sons produzidos por pessoas (zzz, para o sono, rrr, para o rosnado de um cão, entre outros), e por ambientes (crash, para a batida de um carro ou buuum para representar uma explosão).

*São compostas por uma linguagem verbal e uma não verbal, fazendo uma associação entre imagens e palavras, procurando facilitar o entendimento do leitor.



Mauricio de Sousa – o maior escritor de
histórias em quadrinhos do Brasil


Balões


     Há vários tipos de balões nas histórias em quadrinhos. Os balões contém a fala ou o pensamento das personagens.
      O formato de cada um deles indica quem fala e de que forma fala, certo? Além disso, vimos também que são usadas onomatopeias para traduzir em forma de palavra os sons da história (som de trovão, de abelha, de choro, de soluço…) .

O texto abaixo não precisa ser copiado.

Mas há uma diversidade de balões:
  • balão apêndice: quando o rabicho do balão não é direcionado ao personagem; “indica que a voz está sendo emitida por alguém que não aparece na ilustração”;
  • balão intercalado: ligado ao balão inferior, para indicar falas e pausas de um mesmo personagem, seja no diálogo com o interlocutor na cena, seja como hesitação;
  • balão trêmulo: apresenta-se em linhas tortas, sugere medo ou voz tenebrosa;
  • e outros: balão-de-linhas-quebradas, balão-vibrado, balão-glacial, balão-uníssono, balão-zero ou ausência de balão, balão-mudo, balões-duplos, balão-sonho, balão de apêndice cortado, balões especiais, etc.
O balão também sinaliza a ordem de fala dos personagens. Deve-se lembrar que a leitura dos quadrinhos no Brasil e no Ocidente é feita da esquerda para direita. 





Uso de onomatopeias
Alguns sons também possuem representações específicas nas histórias em quadrinhos. Veja a seguir:

Trrrimm, trrrimmm
Toque de telefone
Smack
Beijo
Tic-tac
Som do relógio
Bum!
Explosão
Sniff, sniff
Choro
Au-au
Latido
Atchim
Espirro
Blá-blá-blá
Conversa fiada
Bibi
Buzina
Coff, coff!
Tosse
Fiu, fiu!
Assovio
Glub, glub!
Beber algo
Quá-quá-quá
Risadas
Zzzzz
Dormir

Atividades

1-Vamos interpretar a tirinha de “Otto e Heitor”.


a)No quadrinho 1, Otto começa a dar um alerta ao Heitor. Leia até o final e diga o que o menino queria alerta.
b)Nos quadrinhos 2,3 e 4 quais são os recursos de linguagem não verbal utilizados pelo autor? Depois escreva o que aconteceu com o Heitor nessa sequência.
c)Quem está falando no balãozinho do último quadrinho?
d) Você reparou nas reticências que aparecem no primeiro e último quadrinho? O que elas significam?

2-Leia e responda:

a)A palavra claro, no segundo quadrinho, significa:
(   ) o contrário de escuro       (   ) o contrário de pode
(   ) o mesmo que escuro.       (   ) o mesmo que pode.

b) Mônica ficou aborrecida por que:
(   )entendeu diferente o sentido da palavra pintar.
(   )implicou com o assobio do Cebolinha.
(   )pensou que o amigo ia pintar o retrato dela.
(   ) respondeu apressadamente a pergunta.


c)Os três quadrinhos mostram Cebolinha:
(   ) caminhando na direção da escola.
(   ) indo para uma escola de pintura.
(   )vestindo-se como um pintor de quadros.
(   )voltando alegremente da aula de música.

d)O primeiro e o terceiro quadrinho indicam que o personagem está:
(   ) assobiando uma melodia.
(   )pensando na nota da prova.
(  ) atrasado para a aula de música.
(   ) querendo ir embora depressa.

e)O ponto de interrogação em : “Mônica, posso te pintar?” indica que Cebolinha está:
(   ) concordando    (   )perguntando    (   )afirmando    (   )obedecendo

f)Este texto é uma história em quadrinhos por que:
(   )emprega palavras poucos usadas e difíceis de entender.
(   )ensina a fazer uma pintura.
(   ) combina imagens e palavras para contar uma história.
(   )repete muitas informações já conhecidas.

*Resolva as páginas : 200 e 201 do livro de Língua Portuguesa.