segunda-feira, 6 de julho de 2020

Matemática



Habilidades

(EF05MA03)Identificar frações (menores e maiores que a unidade), associando-as ao resultado de uma divisão ou à ideia de parte de um todo, utilizando a reta numérica como recurso.

(EF05MA03)Representar frações (menores e maiores que a unidade), associando-as ao resultado de uma divisão ou à ideia de parte de um todo, utilizando a reta numérica como recurso.


Objetivos

-Conhecer o conceito de frações a partir da história.

-Construir o conceito de frações, percebendo que o numerador representa, quantas partes queremos do todo e denominador em quantas partes dividimos um todo* qualquer.

-Verificar que as frações podem ser representadas por figuras divididas em partes iguais ou não




*Escreva o texto abaixo em seu caderno.


Garopaba, 7 de julho de 2020.



O que é fração?

     Existem diversas definições para frações, que são utilizadas de acordo com as necessidades didáticas do público-alvo. As mais usadas são:

   Uma fração é a representação de uma ou mais partes de algo que foi dividido em partes iguais;

   Uma fração representa uma divisão, em que o numerador equivale ao dividendo e o denominador equivale ao divisor;

    Uma fração é um número racional.

Todas essas definições estão corretas e todas elas serão explicadas no decorrer deste artigo.

                                    Frações: Partes de um inteiro

Todo “objeto original” que não tenha sido dividido é chamado de inteiro. Ao fazer cortes nesse objeto, estamos dividindo-o. Se a divisão resultar em partes iguais, é possível representar esse objeto por meio de frações. A imagem a seguir representa uma maçã que foi dividida em quatro partes iguais.


A fração que representa uma dessas quatro partes é a seguinte:

1
4

Essa fração deve ser lida da seguinte maneira: um quarto.

fração que representa toda a maçã, que foi dividida em quatro partes iguais, é a seguinte:

4
4

Essa fração deve ser lida da seguinte maneira: Quatro quartos.

As frações devem ser nomeadas a partir dessa lógica até o denominador 10. A partir do denominador 11, temos: 11 avos, 12 avos... Por exemplo:

 1 
12

Essa a fração é um doze avos.

A parte de cima de uma fração – que representa as partes em questão de um objeto que foi dividido em partes iguais – equivale ao dividendo de uma divisão e é chamada de numerador. Já a parte de baixo – que representa a quantidade de partes em que um objeto foi dividido – equivale ao divisor de uma divisão e é chamada de dividendo.

 



Matemática



Correção

Garopaba, 30 de junho de 2020.

Atividades

1-Somando-se 17 hm com 187 dam e 5435 m, obtém-se:

(   ) 18.830 m    (   )2.590 m     (   )6.505 m    (   )2.842 m     ( X)9.005 m

 

2-Uma caixa contém 3,2 Kg de batatas, 700g de tomates e 0,6g de cebolas. O conteúdo da caixa em gramas é:

(   )3.276 g       (   )1.132 g         (   )703,8 g         (   )738 g          ( X)4.500 g

 

3-O valor, expresso em litros, da soma 0,003 kl + 5dl+ 380 ml é:

(   )358l              (   )214l               ( X)1,18l               (   )0,92l

 

4-Ao dividir um cordão de 3 m de comprimento, em 6 pedaços do mesmo tamanho,é correto afirmar que cada pedaço será:

(   )0,05 cm            (   )0,5 cm              (   )5 cm             (X)50 cm

 

5-Em uma determinada edição de jogos olímpicos, foram distribuídas  duas unidades de medalhas de ouro, cinco dezenas de prata e uma centena de bronze. Com base nisso, quantas medalhas foram distribuídas ao todo?

( X)152            (   )251           (   )521          (   )125

6-Um operário preparou 8 Kg de argamassa para utilizar na construção de um muro. Com base nessa informação , é correto afirmar que ele preparou o equivalente :

(   )80g               (   )800 g             ( X)8.000 g                  (   )80.000 g