terça-feira, 21 de abril de 2020

Matemática


Matemática –21/04



Habilidades


(EF05MA02)Ler números racionais na forma decimal com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal, utilizando, como recursos, a composição e decomposição e a reta numérica.

(EF05MA02)Escrever números racionais na forma decimal com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal, utilizando, como recursos, a composição e decomposição e a reta numérica.

(EF05MA02)Ordenar números racionais na forma decimal com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal, utilizando, como recursos, a composição e decomposição e a reta numérica.


Objetivos de aprendizagens

-Reconhecer que as regras do sistema de numeração decimal podem ser estendidas para a representação decimal de um número racional e relacionar décimos e centésimos com a representação do sistema monetário brasileiro.

-Introduzir o conceito de operações com números decimais.
-Explorar situações problema, que envolvam números decimais.
-Levar os alunos a identificarem, discutirem e compreenderem as características dos números decimais e sua aplicação  em situações do cotidiano.
-Ampliar o conhecimento das quatro operações (adição, subtração, multiplicação e divisão) envolvendo os números decimais.


Correção 20/04

                                              Atividades

1-   Complete a tabela com o resultado de cada subtração.

A
2,8
33,7
45,8
63,27
81,29
104,3
B
1,2
27,31
22
18,9
0,742
99,018
a-b
1,6
6,39
23,8
44,37
80,548
5,282

2- Observe o preço de alguns produtos e faça o que se pede.

Calça Jeans
R$ 19,90
Camisa
R$ 16,90
Sapatos
R$ 25, 84
Cinto social
R$ 16,90

a)    João pode gastar até R$ 50,00 para comprar algumas roupas. Escreva algumas opções de compra que ele pode ter.
R:calça jeans e camisa /   sapatos e cintos /  sapatos e camisa /  sapatos e calça jeans/ cinto e calça jeans

b)   Quanto gastará comprando 1 calça e 1 camisa?
R:Ele gastará R$ 36,80.

c)    Quanto ele gastará comprado o cinto e  o par de sapatos?
R:Ele gastará  R$ 42,74.

d)   Ele poderia comprar 3 calças? Por quê?
R:Não, pois ele possui apenas R$ 50,00 se ele levar três calças vai ficar devendo R$9,70

e)   Ele resolveu comprar uma calça e o par de sapatos. Quanto ele gastou nas compras?
R:Ele gastou R$ 45,74.

3-  Com igual número de unidades e mesmo número de casas decimais, escreva um número decimal que seja imediatamente inferior a:

a)    0,3 >_0,1_                c) 0,18  >_0,15_                 e) 1,27 >__1,2_
b)   0,08 > _0,06              d) 10,2 > _10__                  f) 9,708 >_9,7__


(Aula do dia 21, não esqueça de escrever a data em seu caderno.)

Garopaba, 21 de abril de 2020
                                                      
                                                            Atividades

1-Em uma viagem de automóvel, tia Ana dirigiu 150,60 Km e tia Marli 130,40 Km. Quantos quilômetros elas dirigiram ao todo?
 R:

2-Numa competição de salto em altura, o primeiro colocado saltou 2,74 metros. O segundo 2,68 metros. De quantos metros foi a diferença entre os dois atletas?
 R:


3-Somando 0,5 com 0,2 quanto falta para completar uma unidade?
 R:


4-Dona Bia comprou 6 metros de fazenda. Gastou 2,8 metros para fazer um vestido e 1,4 metros para fazer uma blusa. Quantos metros de fazenda sobraram?
 R:
5-Complete a tabela, use o espaço abaixo para realizar os cálculos necessário:
Preço
Pagamento
Troco
R$ 35,20
R$  50,20
R$
R$  18,70
R$  20,20
R$
R$ 29,10
R$
R$0,90


6-Calcule mentalmente:
*Para multiplicar um número decimal por 10,100,1000... basta deslocar a vírgula para a direita conforme a quantidade de zeros: uma, duas, três... casas decimais.


a)2,315 x 10 =             b)2,315 x 100=          c)2,315 x 1000=       d)0,35 x 10=
                      
                                  e)4,218 x 100=              f)2,3001 x 1000=