Matemática
–21/04
Habilidades
(EF05MA02)Ler números racionais na forma
decimal com compreensão das principais características do sistema de numeração
decimal, utilizando, como recursos, a composição e decomposição e a reta
numérica.
(EF05MA02)Escrever números racionais na
forma decimal com compreensão das principais características do sistema de
numeração decimal, utilizando, como recursos, a composição e decomposição e a
reta numérica.
(EF05MA02)Ordenar números racionais na
forma decimal com compreensão das principais características do sistema de
numeração decimal, utilizando, como recursos, a composição e decomposição e a
reta numérica.
Objetivos de aprendizagens
-Reconhecer que as regras do sistema de
numeração decimal podem ser estendidas para a representação decimal de um
número racional e relacionar décimos e centésimos com a representação do
sistema monetário brasileiro.
-Introduzir o conceito de operações com
números decimais.
-Explorar situações problema, que envolvam números decimais.
-Levar os alunos a identificarem, discutirem e compreenderem as características dos números decimais e sua aplicação em situações do cotidiano.
-Ampliar o conhecimento das quatro operações (adição, subtração, multiplicação e divisão) envolvendo os números decimais.
-Explorar situações problema, que envolvam números decimais.
-Levar os alunos a identificarem, discutirem e compreenderem as características dos números decimais e sua aplicação em situações do cotidiano.
-Ampliar o conhecimento das quatro operações (adição, subtração, multiplicação e divisão) envolvendo os números decimais.
Correção 20/04
Atividades
1-
Complete a tabela com o resultado de cada subtração.
A
|
2,8
|
33,7
|
45,8
|
63,27
|
81,29
|
104,3
|
B
|
1,2
|
27,31
|
22
|
18,9
|
0,742
|
99,018
|
a-b
|
1,6
|
6,39
|
23,8
|
44,37
|
80,548
|
5,282
|
2- Observe o preço de alguns
produtos e faça o que se pede.
Calça Jeans
|
R$ 19,90
|
Camisa
|
R$ 16,90
|
Sapatos
|
R$ 25, 84
|
Cinto social
|
R$ 16,90
|
a)
João pode gastar até R$ 50,00 para comprar algumas roupas.
Escreva algumas opções de compra que ele pode ter.
R:calça jeans e camisa / sapatos e cintos / sapatos e camisa / sapatos e calça jeans/ cinto e calça jeans
b)
Quanto gastará comprando 1 calça e 1 camisa?
R:Ele gastará R$ 36,80.
c)
Quanto ele gastará comprado o cinto e o par de sapatos?
R:Ele gastará R$ 42,74.
d)
Ele poderia comprar 3 calças? Por quê?
R:Não, pois ele possui apenas R$ 50,00 se ele levar três calças vai ficar devendo R$9,70
e)
Ele resolveu comprar uma calça e o par de sapatos. Quanto ele
gastou nas compras?
R:Ele gastou R$ 45,74.
3- Com igual número de unidades
e mesmo número de casas decimais, escreva um número decimal que seja
imediatamente inferior a:
a)
0,3 >_0,1_
c) 0,18 >_0,15_ e) 1,27 >__1,2_
b)
0,08 > _0,06
d) 10,2 > _10__
f) 9,708 >_9,7__
Garopaba, 21 de abril de 2020
Atividades
1-Em uma viagem de automóvel,
tia Ana dirigiu 150,60 Km e tia Marli 130,40 Km. Quantos quilômetros elas
dirigiram ao todo?
2-Numa competição de salto em altura, o primeiro colocado saltou 2,74 metros. O segundo 2,68 metros. De quantos metros foi a diferença entre os dois atletas?
3-Somando 0,5 com 0,2 quanto
falta para completar uma unidade?
4-Dona Bia comprou 6 metros
de fazenda. Gastou 2,8 metros para fazer um vestido e 1,4 metros para fazer uma
blusa. Quantos metros de fazenda sobraram?
5-Complete a tabela, use o
espaço abaixo para realizar os cálculos necessário:
Preço
|
Pagamento
|
Troco
|
R$ 35,20
|
R$ 50,20
|
R$
|
R$ 18,70
|
R$ 20,20
|
R$
|
R$ 29,10
|
R$
|
R$0,90
|
6-Calcule mentalmente:
*Para multiplicar um número decimal por 10,100,1000... basta
deslocar a vírgula para a direita conforme a quantidade de zeros: uma, duas,
três... casas decimais.
a)2,315 x 10 = b)2,315 x 100= c)2,315 x 1000= d)0,35 x 10=
e)4,218 x 100= f)2,3001 x 1000=