segunda-feira, 20 de abril de 2020

Matemática e Língua Portuguesa


Matemática – Decimais



Habilidades

(EF05MA02)Ler números racionais na forma decimal com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal, utilizando, como recursos, a composição e decomposição e a reta numérica.
(EF05MA02)Escrever números racionais na forma decimal com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal, utilizando, como recursos, a composição e decomposição e a reta numérica.
(EF05MA02)Ordenar números racionais na forma decimal com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal, utilizando, como recursos, a composição e decomposição e a reta numérica.

Objetivos de aprendizagens
-Reconhecer que as regras do sistema de numeração decimal podem ser estendidas para a representação decimal de um número racional e relacionar décimos e centésimos com a representação do sistema monetário brasileiro.
-Introduzir o conceito de operações com números decimais.
-Explorar situações problema, que envolvam números decimais.
-Levar os alunos a identificarem, discutirem e compreenderem as características dos números decimais e sua aplicação  em situações do cotidiano.
-Ampliar o conhecimento das quatro operações (adição, subtração, multiplicação e divisão) envolvendo os números decimais.

*Atenção as habilidades e objetivos não devem ser copiados, eles são publicados apenas para que possam acompanhar as habilidades que estamos aprendendo de acordo com a BNCC.


(Não esqueça de escrever seu nome no comentário, será a sua presença na aula de hoje)



Garopaba, 20 de abril de 2020.                                                       
                                                     Atividades

1-   Complete a tabela com o resultado de cada subtração.


A
2,8
33,7
45,8
63,27
81,29
104,3
B
1,2
27,31
22
18,9
0,742
99,018
a-b







2- Observe o preço de alguns produtos e faça o que se pede.

Calça Jeans
R$ 19,90
Camisa
R$ 16,90
Sapatos
R$ 25, 84
Cinto social
R$ 16,90

a)    João pode gastar até R$ 50,00 para comprar algumas roupas. Escreva algumas opções de compra que ele pode ter.

b)   Quanto gastará comprando 1 calça e 1 camisa?

c)    Quanto ele gastará comprado o cinto e  o par de sapatos?

d)   Ele poderia comprar 3 calças? Por quê?

e)   Ele resolveu comprar uma calça e o par de sapatos. Quanto ele gastou nas compras?

3-  Com igual número de unidades e mesmo número de casas decimais, escreva um número decimal que seja imediatamente inferior a:

a)    0,3 >_____                c) 0,18  > _____                 
b)   0,08 > _____             d) 10,2 >_____                  
e) 1,27 >______             f) 9,708 >______





Língua Portuguesa 
20/04

(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as  condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.
(EF15LP04) Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressos gráfico-visuais em textos multissemiótico.
 (EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.
*Construir compreensão global do texto lido,unificando e inter-relacionando informações explicitas e implícitas.
(EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos.
(EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto.
 (EF35LP07) Utilizar, ao produzir um texto, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso.
(EF35LP12) Recorrer ao dicionário para esclarecer dúvida sobre a escrita de palavras, especialmente no caso de palavras com relações irregulares fonema/grafema.
(EF35LP14) Identificar em textos e usar na produção textual pronomes pessoais,possessivos e demonstrativos, como recurso coesivo anafórico.
(EF15LP14)Construir o sentido de histórias em quadrinhos e tirinhas, relacionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos (tipos de balões, de letras, onomatopéia)
(EF15LP14)Interpretar recursos gráficos( tipos de balões, de letras, onomatopeia)

Objetivo de aprendizagem:
-Produzir histórias em quadrinhos com autonomia,
-Utilizar de forma correta as pontuações;
-Reconhecer o uso dos balões em cada situação do quadrinho;
-Produzir histórias em quadrinhos, com sequência adequada as imagens;
-Saber a diferença entre uma tirinha e a história em quadrinho;
-Utilizar adequadamente das onomatopeias;
-Produzir (criar) sua própria onomatopeia;
-Perceber o sentido da onomatopeia, nos textos apresentados;
- Identificar os elementos organizacionais e estruturais de tirinhas e sua finalidade.
- Interpretar textos que conjugam duas linguagens – a verbal e a não-verbal.
- Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.
- Estabelecer relações de continuidade temática entre os quadrinhos.

*Atenção as habilidades e objetivos não devem ser copiados, eles são publicados apenas para que possam acompanhar as habilidades que estamos aprendendo de acordo com a BNCC.





Garopaba, 20 de abril de 2020.

Atividades
    1-    Crie uma história a partir da tirinha. Vamos lá, use toda a sai criatividade. (Se não tiver como realizar a impressão, apenas escreva a história em seu caderno)



      2-  Identifique em que situação utilizamos cada um dos balões abaixo. (Caso não tenha como realizar a impressão, desenhe-os em seu caderno)




3-   Agora desenhe o balão de acordo com o que se pede.









Susto
Grito
Eco
raiva

4- Produza as falas dentro de cada balão.


( Caso não tenha como realizar a impressão numere as falas e escreva-as em seu caderno)


Matemática Correção do dia 17/04


Matemática

    DECIMAIS

Correção das atividades                        -17/04



1- Escreva por extenso os números abaixo:

a) 51,2 = cinquenta e um inteiro e dois décimos
b) 8,02 = oito inteiros e dois centésimos
c) 0,821 = oitocentos e vinte e um milésimos
 d) 0,004 = quatro milésimos
e) 0,512 = quinhentos e doze milésimos


2-Use algarismos para escrever os números decimais abaixo:

a) trinta e quatro inteiros e sete centésimos = 34,07
b) quatrocentos e sessenta e dois milésimos = 0, 462
 c) oitenta e nove centésimos = 0,89
d) quarenta e cinco milésimos = 0,045
e) vinte e quatro inteiros e oito décimos = 24,8


3-Calcule :

a)235,17  -  157,24 = 77,93
b) 992,5  -  27,8 =  964,7
c) 343,5 – 318,9 =  24,6
d)67,4 – 51,2 =   16,2
e) 138,97  - 82,5 =  56,47
f) 736- 432,7= 303,3


3-Decomponha os números decimais:

 a) 8,3 = 8 + 0,3
b) 14,2 = 10 + 4 + 0,2
c) 34,6 = 30 + 4 + 0,6
d) 7,423 = 7 + 0,400 + 0,020 + 0,003
 e) 27,53 = 20 + 7 + 0,50 + 0,03
 f) 68,634 = 60 + 8 + 0,600 + 0,030 + 0,004
                                                

5-Observe a reta numérica abaixo e responda:


a)Quantos quilômetros Pedro já percorreu?

R:Pedro já percorreu 3,5 Km.



6- Qual o número está sendo indicado pela seta?


R:Está sendo indicado o número 2,3.

  

7- Roberto está com febre. Veja a ilustração do termômetro que marca a temperatura dele.


Qual a temperatura que este termômetro está marcando?
R:O termômetro está marcando 37,8° C.




8-Ordene por ordem crescente os números:

                                2 -  1,03 -   0,1 -   1,3 - 0,01 -  0,5  - 1,33 - 0,55  -  1,0   


R:  0,01 – 0,1 – 0,5 – 0,55 – 1,0 – 1,03 – 1,3  - 1,33 - 2



9-Desenhe uma reta numérica e,nela, represente os números:

                                  0,3  -    0,5   -  0,8  -  1,7  -  2,1  -  2,5  -  3,2  -  4,05 -  4,1


 l---------l---------l--------l----------l---------l----------l----------l----------l
0,3         0,5           0,8          1,7            2,1           2,5            3,2            4,05           4,1




*Resposta da página 177 do livro;