segunda-feira, 15 de junho de 2020

Matemática



Habilidade

(EF05MA02)Ler números racionais na forma decimal com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal, utilizando, como recursos, a composição e decomposição e a reta numérica.

(EF05MA02)Ordenar números racionais na forma decimal com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal, utilizando, como recursos, a composição e decomposição e a reta numérica.

 

Objetivos de aprendizagem

-Reconhecer que as regras do sistema de numeração decimal podem ser estendidas para a representação decimal de um número racional e relacionar décimos e centésimos com a representação do sistema monetário brasileiro.

-Introduzir o conceito de operações com números decimais.
-Explorar situações problema, que envolvam números decimais.
-Compreender como se faz a leitura e a escrita dos números decimais, a forma de representação dos números decimais, e a utilização do uso social dos números decimais.

Identificar e comparar os decimais organizando em decrescente ou crescente;

Identificar o maior do menor;



Correção

Garopaba, 9 de junho de 2020.

                                                     Atividades

1.   A professora de Júlia pediu à turma que fizesse um desenho sobre a fauna brasileira. Ao avaliar os trabalhos, as notas variavam de 0 a 5 e a professora disse que dobraria a nota de quem pintasse o desenho.Júlia tirou 4,2 no desenho inicial e, em seguida, teve a nota dobrada, pois pintou todo o desenho. Qual foi a nota final de Júlia?

 

a) 8,04

b) 8,0

c) 8,4

d) 2,1

 

2. Para realizar uma reforma na parte elétrica do apartamento, Vinícius comprou 65 metros de cabo flexível. Dessa compra, 37,5 metros têm a cor vermelha e o restante tem a cor preta.

Quantos metros de cabo flexível de cor preta Vinícius comprou?

a) 102,5 metros.

b) 92,5 metros.

c) 310 metros.

d) 27,5 metros.

 

3.  Artur comprou 3 quilogramas de carne para fazer um churrasco na casa dele. O quilograma dessa carne custou R$ 25,30.Quanto ele pagou, no total, por essa compra?

a) R$ 75,90

b) R$ 28,30

c) R$ 65,90

d) R$ 25,30

 

4.  Um fazendeiro vendeu 37,5 litros de leite a 5 famílias que moram perto da fazenda dele. O leite foi distribuído igualmente entre as famílias.

Quantos litros de leite cada família recebeu?

a) 7,5 L

b) 14,7 L

c) 32,5 L

d) 42,5 L

 

5.   Rafaela mediu a temperatura corporal dela e verificou que o termômetro indicava 38,3 °C. Ela tomou um remédio, conforme indicação médica, e meia hora depois verificou que o termômetro registrava 36,5 °C.Após ter feito uso da medicação, a medida da temperatura corporal de Rafaela diminuiu quantos graus Celsius?

a) 1,8 °C

b) 1,9 °C

c) 2,2 °C

d) 2,8 °C




Língua Portuguesa



Habilidade

-(EF35LP12) Recorrer ao dicionário para esclarecer dúvida sobre a escrita de palavras, especialmente no caso de palavras com relações irregulares fonema/grafema.

-(EF35LP14) Identificar em textos e usar na produção textual pronomes pessoais,possessivos e demonstrativos, como recurso coesivo anafórico.

Objetivo de aprendizagem

Identificar o sujeito da oração;

Trocar o sujeito pelo pronome pessoal adequado;

Saber empregar os pronomes demonstrativos e possessivos em uma frase;

Identificar o pronome dentro da oração;

Fazer o uso correto dos pronomes trabalhados.

 correção

Garopaba, 12 de junho de 2020.

                                                                        Atividades

 

1- Entre parênteses, aparecem dois pronomes demonstrativos. Escolha o que preenche corretamente a lacuna:

 

a) Não me preocupa esta mancha que tenho no rosto. (esta – essa)

b) Marcela, é bom esse livro que está com você? (este – esse)

c) Ricardo, é seu aquele caderno aí perto de sua carteira? (esse – aquele)

d) Este técnico aqui ao meu lado vai explicar o funcionamento da máquina. (este – esse)

e) Tatiana, aquele guarda-chuva lá no canto é seu? (esse – aquele)

f) Senhores jurados, este documento aqui é a maior prova da inocência! (este – esse)

 

Garopaba, 15 de junho de 2020.

 

                                      Atividades

 

1-Reescreva as frases abaixo, substituindo as palavras em destaque pelos pronomes correspondentes:

a) Bianca e Débora ganharam o concurso de beleza. Bianca e Débora são muito bonitas.

   

b) Hoje Carlos ficou de castigo. Carlos está muito teimoso.

     

c) Beatriz foi passar as férias na praia. Beatriz adora ir pra lá.

     

d) Eu e meu irmão fomos à sorveteria. Eu e meu irmão adoramos sorvete.

     

e) Meu pai e meu irmão jogam futebol. Meu pai e meu irmão adoram praticar este esporte.