domingo, 24 de maio de 2020

Matemática



Habilidades

 

(EF05MA02)Ler números racionais na forma decimal com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal, utilizando, como recursos, a composição e decomposição e a reta numérica.

(EF05MA02)Escrever números racionais na forma decimal com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal, utilizando, como recursos, a composição e decomposição e a reta numérica.

(EF05MA02)Ordenar números racionais na forma decimal com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal, utilizando, como recursos, a composição e decomposição e a reta numérica.


Objetivos de aprendizagens

-Reconhecer que as regras do sistema de numeração decimal podem ser estendidas para a representação decimal de um número racional e relacionar décimos e centésimos com a representação do sistema monetário brasileiro.

-Introduzir o conceito de operações com números decimais.
-Explorar situações problema, que envolvam números decimais.
-Levar os alunos a identificarem, discutirem e compreenderem as características dos números decimais e sua aplicação  em situações do cotidiano.
-Ampliar o conhecimento das quatro operações (adição, subtração, multiplicação e divisão) envolvendo os números decimais.


*Não copiar as habilidades e os objetivos.

 

  

                                                    Correção das atividades





Garopaba, 19 de maio de 2020.

Atividades

1-Para cada caso, somar o número de uma linha com o número de uma coluna. O resultado fica no cruzamento da linha com a coluna.

Parte superior do formulário

Soma

1,25

2,5

3,7

6,2

0,25

1,5

2,75

3,95

6,45

0,3

1,55

2,80

4

6,5

2. Para cada caso, subtrair o elemento de cada linha (cor verde) dos elementos das colunas (cor azul).

Parte superior do formulário

Subtração

1,25

2,5

3,7

6,2

0,25

 1

 2,25

 3,45

5,95

0,3

 0,95

 2,2

 3,4

 5,9

0,07

 1,18

 2,43

 3,63

 6,13


3.O número decimal 0,03 pode ser escrito por extenso como:

a. três décimos

b. três centésimos

c. três milésimos


4.Associar o número 15,435 à alternativa que o representa:

a. Quinze inteiros e quatrocentos e trinta e cinco centésimos

    b. Cento e cinquenta e quatro e trinta e cinco centésimos

c. Quinze inteiros e quatrocentos e trinta e cinco milésimos


5.Associar as frações 3/2, 9/2 e 1/2 com as letras, segundo os seus devidos lugares na reta numerada.


a. A = 1/2, B = 9/2, C = 3/2

b. A = 9/2, B = 3/2, C = 1/2

c. A = 3/2, B = 1/2, C = 9/2

6.Usando uma folha de papel ou um caderno, realizar as operações indicadas abaixo e confirmar as respostas indicadas.

a. 3,9 × 8,2 = 31,98

b. 2,315 × 6 = 13,89

c. 26,45 : 5 = 5,29

d. 58,24 : 2 = 29,12

Língua Portuguesa



Habilidades

(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.

(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as  condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.

(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.

(EF15LP04) Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressos gráfico-visuais em textos multissemiótico.

 (EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.

*Construir compreensão global do texto lido,unificando e inter-relacionando informações explicitas e implícitas.

(EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos.

(EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto.

 (EF35LP07) Utilizar, ao produzir um texto, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso.

(EF35LP12) Recorrer ao dicionário para esclarecer dúvida sobre a escrita de palavras, especialmente no caso de palavras com relações irregulares fonema/grafema.

(EF35LP14) Identificar em textos e usar na produção textual pronomes pessoais,possessivos e demonstrativos, como recurso coesivo anafórico.

(EF15LP14)Construir o sentido de histórias em quadrinhos e tirinhas, relacionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos (tipos de balões, de letras, onomatopéia)

(EF15LP14)Interpretar recursos gráficos( tipos de balões, de letras, onomatopeia)




Objetivo de aprendizagem:



-Produzir histórias em quadrinhos com autonomia,

-Utilizar de forma correta as pontuações;

-Reconhecer o uso dos balões em cada situação do quadrinho;

-Produzir histórias em quadrinhos, com sequência adequada as imagens;

-Saber a diferença entre uma tirinha e a história em quadrinho;

-Utilizar adequadamente das onomatopeias;

-Produzir (criar) sua própria onomatopeia;

-Perceber o sentido da onomatopeia, nos textos apresentados;

- Identificar os elementos organizacionais e estruturais de tirinhas e sua finalidade.

- Interpretar textos que conjugam duas linguagens – a verbal e a não-verbal.

- Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.

- Estabelecer relações de continuidade temática entre os quadrinhos.

 


Correção

Garopaba, 22 de maio de 2020.

                                           Atividades

1- Reescreva as frases, substituindo as palavras sublinhadas pelo pronome pessoal correspondente:


a) Cláudia gosta muito de estudar.

     Ela gosta muito de estudar.

b) As mulheres rodearam a criancinha.

     Elas rodearam a criancinha.

c) Os estudantes participaram da festa.

     Eles participaram da festa.

d) Mauro é o melhor advogado da cidade.

    Ele é o melhor advogado da cidade.

 

2- Reescreva as frases abaixo, completando-as com o pronome EU ou MIM.

 

a) Vovô deu dinheiro para eu comprar figurinhas.

b) Aquelas flores são para mim?

c) O tênis preto é para eu jogar futebol.

d) Este caderno é para eu fazer redações.

e) Esse doce é para você e este é para mim.


Assista ao vídeo abaixo, para entender melhor sobre os pronomes.