quinta-feira, 2 de abril de 2020

Matemática

Números

Habilidade

(EF05MA01) Ler, escrever e ordenar números naturais até a ordem das centenas de milhar com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal.

Objetivos de Ensino

-Identificar a estrutura do Sistema de Numeração Decimal;
- Ler e escrever números naturais até a ordem das centenas de milhar; 
-Ordenar números naturais. Reconhecer as características do Sistema de Numeração Decimal; 
-Compor e decompor números com base no Sistema de Numeração Decimal até seis ordens; 
-Comparar números naturais de até seis ordens;
-Calcular adições envolvendo números naturais até a centena de milhar; 
-Calcular adições utilizando algoritmos.

Atividades para serem desenvolvidas no caderno

1. Observe o número:
 782 443
 a. Quantos algarismos esse número tem? 
b. Escreva o número por extenso. 
c. Qual o valor absoluto do número 7?
 d. Escreva o valor relativo do número 2.
 e. Qual é o valor posicional do número 4, na 2ª e na 3ª ordem? 


2. Observe o número que está representado no quadro.


Responda:
 a. Escreva o número por extenso:
 b. O algarismo 5, que está na 5º ordem, representa qual valor posicional? E o que está na 3º ordem, qual valor posicional ele representa? 
c. Escreva o valor absoluto e o valor relativo do algarismo 3 que está na 6º ordem. 


3. Represente os números no quadro valor de lugar.
 a. 382305              b. 769301                          c. 35080                    d. 4129

4-Escreva o número que está representado no ábaco. 

5- Desenhe um ábaco e represente um número que contém as seguintes características. 
a. O valor absoluto que está na dezena de milhar é 3. 
b. O algarismo 2 está na 1ª e na 4ª ordem.
 c. O valor posicional do 8 é 800000.
 d. O valor relativo do 2 é 200. 
e. Na dezena, está o algarismo 3

6-Leia os números a seguir e escreva-os utilizando algarismos: 
a. Quinhentos e noventa e seis mil oitocentos e quarenta e cinco = 
b. Novecentos e um mil duzentos e sessenta e nove = 
c. Oito mil oitocentos e quarenta e sete =
 d. Cento e seis mil e cinco = 
e. Quinhentos mil e quinhentos = 

7-Organize e apresente os números da atividade 6 em ordem crescente: 

8- Escreva os números a seguir por extenso: 
a. 25675:          b. 25975:          c. 9638:          d. 96380:        e. 64186:     

9- Analisando os números da atividade anterior,complete com o antecessor e o sucessor.

_____________-   25675- _____________
 ______________-   ___________-   25975
 9638 - ______________-________________
______________- 96380 - ______________
 64186 -______________ - ______________
_________________-______________-164098

10-Complete os cálculos a seguir com a incógnita que está faltando: 
a.        – 234 = 456.                              b. 1567 – = 765. 
c. 2734 – 987 = .                                  d. + 134 = 1890. 

11-Calcule mentalmente: 
a. 86 + 77 =                           b. 529 + 77 =                            c. 894 + 707 = 
d. 963 + 707 =                       e. 2402 – 70 =                           f. 7305 – 700 = 

12-Observe os pares de números a seguir e circule o número maior: 
a. 45100 — 55100                     b. 150623 — 150627                     
c. 191185 — 191187                   d. 9638 — 96380                       
e. 98604 — 95108                     f. 64186 — 164098

13-Componha os números abaixo:
a) sete centenas + duas dezenas + cinco unidades =
b) uma centena + sete dezenas =
c) três centenas + oito unidades =
d) cinco centenas + quatro dezenas + seis unidades =
e) oito centenas + cinco dezenas + nove unidades =
f) duas centenas + sete dezenas + três unidades =
g) cinco centenas + nove dezenas =
14-Decomponha os números abaixo:
a) 77 =
b) 98 =
c) 482 =
d) 734 =
e) 103 =
f) 57 =
g) 340 =
 15- Componha os números abaixo
a) 300 + 30 + 9 =
b) 600 + 90 =
c) 100 + 40 + 2 =
d) 200 + 8 =
e) 400 + 50 =
f) 700 + 3 =
g) 500 + 30 + 4 =
16-Agora escreva por extenso os números ordinais:
a)89º-                               b)43ª-                      c)33ª-              d)12º-
e)21º-                               f)15º-                        g) 11ª-              h)30ª-
17-Se você mora em um apartamento no nono andar e sua mãe mora cinco andares acima, em qual andar ela mora?
Escreva a resposta com algarismos e por extenso.
R:
 18- Um passageiro entrou no sexto vagão de um trem. Qual é o vagão da frente e o de traz deste em que o passageiro está?
R:
19-Pensando nos meses do ano, diga qual a posição ordinal dos meses janeiro, maio, setembro e dezembro.
R:
20-Represente os ordinais com algarismos:
a)   trigésimo sexto:
b)   sexagésimo sétimo:
c)   trigésimo oitavo:
d)   octogésimo primeiro:
e)   nonagésimo sexto:
f)   tricentésimo:
g)   sexcentésimo:
h)   centésimo quinto:
i)     setuagésimo terceiro:
j)    quadringentésimo trigésimo:

21-Recorte e cole em seu caderno o calendário do mês de abril e responda:

a.Em que dia da semana cai o 3º dia deste mês?
b.No 7º dia do mês comemoramos o dia Mundial da Saúde. Que dia da semana cai?
c.No 2º domingo do mês, será comemorado a páscoa. Em que dia do mês acontecerá esse evento?
d.Escreva em ordinal os primeiros 10 dias do mês:
e.Se fizermos uma provinha no último dia do mês, ela será feita no ________dia.

22-Coloque em ordem crescente a classificação dos alunos do 4º ano de Medicina.

Fábia 112º, Marge 106º, Lúcia 141º, Fernanda 95º, Rachel  101º , Gustavo 251º, 
André 862º, Antony 628º, Alex 110º, Edu 396º, Elza 511º, Andrey 207º

*Resolva as páginas:23 e 27 do livro de Matemática.

Um super beijo, Bons estudos 😖😖