Habilidades
(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.
(EF15LP04) Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressos gráfico-visuais em textos multissemiótico.
(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.
*Construir compreensão global do texto lido,unificando e inter-relacionando informações explicitas e implícitas.
(EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos.
(EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto.
(EF35LP07) Utilizar, ao produzir um texto, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso.
(EF35LP12) Recorrer ao dicionário para esclarecer dúvida sobre a escrita de palavras, especialmente no caso de palavras com relações irregulares fonema/grafema.
(EF35LP14) Identificar em textos e usar na produção textual pronomes pessoais,possessivos e demonstrativos, como recurso coesivo anafórico.
(EF15LP14)Construir o sentido de histórias em quadrinhos e tirinhas, relacionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos (tipos de balões, de letras, onomatopéia)
(EF15LP14)Interpretar recursos gráficos( tipos de balões, de letras, onomatopeia)
Objetivo de aprendizagem:
-Produzir histórias em quadrinhos com autonomia,
-Utilizar de forma correta as pontuações;
-Reconhecer o uso dos balões em cada situação do quadrinho;
-Produzir histórias em quadrinhos, com sequência adequada as imagens;
-Saber a diferença entre uma tirinha e a história em quadrinho;
-Utilizar adequadamente das onomatopeias;
-Produzir (criar) sua própria onomatopeia;
-Perceber o sentido da onomatopeia, nos textos apresentados;
- Identificar os elementos organizacionais e estruturais de tirinhas e sua finalidade.
- Interpretar textos que conjugam duas linguagens – a verbal e a não-verbal.
- Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.
- Estabelecer relações de continuidade temática entre os quadrinhos.
*Não copiar as habilidades e os objetivos acima.
*Não copiar as habilidades e os objetivos acima.
Correção do dia 01/05
Garopaba, 01 de maio de 2020.
Atividades
1-Indique os sinais de pontuação usados para…
a) Introduzir uma
enumeração.( dois pontos)
b) Indicar a suspensão ou interrupção de uma ideia ou pensamento. (reticências)
c) Destacar citações e transcrições.(aspas)
d) Substituir a vírgula na separação do vocativo.(ponto de exclamação)
e) Finalizar uma frase declarativa com sentido completo.(ponto final)
b) Indicar a suspensão ou interrupção de uma ideia ou pensamento. (reticências)
c) Destacar citações e transcrições.(aspas)
d) Substituir a vírgula na separação do vocativo.(ponto de exclamação)
e) Finalizar uma frase declarativa com sentido completo.(ponto final)
2- Indique a opção que apresenta erros de
pontuação.
a) Você quer vir
comigo ao parque?
b) Pare imediatamente com isso!
c) Quem sabe, um dia, você não aprende?
d) O estudante levava, o pão, na mochila.
b) Pare imediatamente com isso!
c) Quem sabe, um dia, você não aprende?
d) O estudante levava, o pão, na mochila.
3- Indique qual conjunto de sinais de
pontuação completa as lacunas de forma correta.
Na realidade__
nada mais havia para fazer__ Os assuntos foram falados__ as dúvidas foram
esclarecidas__ os problemas foram evitados__ Apesar disso__ um enorme clima de
mal-estar continuava a existir__
a) vírgula, ponto
final, vírgula, vírgula, ponto final, vírgula, ponto de interrogação;
b) vírgula, vírgula, ponto final, ponto final, ponto final, vírgula, ponto final;
c) vírgula, ponto final, vírgula, vírgula, ponto final, vírgula, reticências;
d) vírgula, ponto de exclamação, vírgula, vírgula, ponto final, vírgula, ponto de exclamação.
b) vírgula, vírgula, ponto final, ponto final, ponto final, vírgula, ponto final;
c) vírgula, ponto final, vírgula, vírgula, ponto final, vírgula, reticências;
d) vírgula, ponto de exclamação, vírgula, vírgula, ponto final, vírgula, ponto de exclamação.
Garopaba 04 de maio de 2020.
Atividades
*Realize a gravação da sua leitura das páginas: 250,251, 252 e
253. Enviar para a professora. (Não esqueça de respeitar as pontuações no momento
da leitura)
*Resolva as páginas:254,255
Isa Cabral ok
ResponderExcluirAcabei
ResponderExcluirFilipe
ExcluirTerminei Stefhany
ResponderExcluirTerminei Stefhany
ResponderExcluirTerminei tudo prof. Guilherme GLoss
ResponderExcluirIsabella Carlsem ok
ResponderExcluirMarcus terminei
ResponderExcluirGui Gloss.Acabei tudo
ResponderExcluirERONIDES OK
ResponderExcluirRAíSSA OOOOK
ResponderExcluir