quarta-feira, 6 de maio de 2020

Geografia

Habilidades


(EF05GE01)Descrever e analisar dinâmicas populacionais na Unidade da Federação em que vive, estabelecendo relações entre migrações e condições de infraestrutura. Diferenças étnico-racionais e étnico-culturais e desigualdades sociais.

 (EF05GE02) Identificar diferenças étnico-culturais e desigualdades sociais entre grupos em diferentes territórios.

Objetivo de aprendizagem


-Compreender que migração é o deslocamento de pessoas nos lugares e que esse processo ocorre a partir de diferentes motivações;

-Distinguir as noções de migração e imigração;

-Reconhecer razões que promovem o fenômeno da migração interna no Brasil;

-Refletir sobre os aspectos que contribuem para a atração populacional;

Refletir sobre os aspectos que influenciam na saída da população de uma área;

-Conhecer um pouco sobre os grupos sem-terra;

-Perceber os problemas que geram o desemprego;

-Observar os principais fatores que acentuam a desigualdade social em nosso país;

-Apontar possíveis formas de diminuir a desigualdade social.


*As habilidades e objetivos não devem ser copiados no caderno, não esqueça de deixar o seu nome no comentário.


Correção das atividades


Garopaba, 29 de abril de 2020.

                                                                 Atividades
1-O que é redistribuição fundiária?
R:É a reorganização da estrutura fundiária, ou seja, é a distribuição da terra para realização de sua função social.

2-O que é latifúndio?
R:Um latifúndio é uma propriedade agrícola de grande extensão pertencente a uma única pessoa, uma família ou empresa e que se caracteriza pela exploração extensiva de seus recursos.

3-O que é desigualdade social?
R:desigualdade social é a diferença existente entre as diferentes classes sociais, levando-se em conta fatores econômicos, educacionais e culturais.A desigualdade pode ser medida por faixas de renda, em que são consideradas as médias dos mais ricos em comparação às dos mais pobres.

4-A partir do significado das palavras acima, crie um pequeno texto explicando a ligação entre elas.
(PESSOAL)

5-Pesquise e responda, como funciona a agricultura e a pecuária familiar?
R:agricultura familiar é um tipo de agricultura desenvolvida em pequenas propriedades rurais. Recebe esse nome pois é realizada por grupos de famílias , e a mão de obra é dos membros da família.


6-Em nossa cidade podemos encontrar famílias que vivem da agricultura/pecuária familiar?
R:Sim, no Morro do Fortunato podemos encontrar o que seria a agricultura familiar, lá existe o plantio/ colheita, fabricação de doces e bolachas entre outros.


7-No início da colonização brasileira os produtores tinham que pagar pelo uso das terras. De que forma era realizado esse pagamento?
R:Através dos impostos adquiridos e cuidando das terras para que não fossem tomadas por outras pessoas (países).


8-Pesquise e explique sobre a lei de terras.
R:Lei de Terras, sancionada por D. Pedro II em setembro de 1850, foi uma lei que determinou  normas sobre a posse, manutenção, uso e comercialização de terras.Esta lei estabelecia a compra como a única forma de acesso à terra e abolia, em definitivo, o regime de sesmarias.


9-Escreva em poucas palavras sobre a ditadura militar.
R:De acordo com o site (Brasil escola), nesse período, o autoritarismo, a censura e a tortura foram práticas comuns do governo. Ditadura Militar foi o período da história brasileira que se estendeu de 1964 a 1985. Esse regime foi instaurado no poder de nosso país por meio de um golpe organizado tanto pelos meios militares quanto pelos civis.



10-Quando e onde surgiu o MST?
R:O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, ou MSTsurgiu em 1984 quando ocorreu o primeiro encontro do movimento em Cascavel, no Paraná, como uma tentativa de discutir e mobilizar a população em torno da concretização da Reforma Agrária que desde então se confunde com a história do movimento no Brasil.





Garopaba, 06 de maio de 2020.


*Resolva as páginas: 86,87,88,89,90,91,92 e 93 do livro de geografia.