terça-feira, 14 de abril de 2020

Correção das Atividades - Língua Portuguesa.

Correção das atividades de Língua Portuguesa –
03/04 - Vlog  e  10/04 - História em Quadrinhos HQs

Atividades.

1-Assista aos vídeos abaixo, em seguida responda as perguntas em seu caderno:

Vídeo 1

Vídeo 2




a)Os dois vídeos apresentam opiniões sobre o filme Os incríveis 
2.Observe as semelhanças e diferenças entre os vídeos apresentados.

Vídeos
Semelhanças
Diferenças

Vídeo 1

A apresentadora fica em primeiro plano.
Planejamento da fala.
Linguagem de fácil compreensão.
Ao fundo há uma estante com alguns livros e várias caixas de DVD, bonecos de personagens

Vídeo 2

O apresentador fica em primeiro plano. Planejamento da fala, e possui uma linguagem descontraída.
Há imagens de personagens de filme ao fundo.
Fala intercalada com cenas do filme.


b)A pessoa que não assistiu ao filme Os incríveis 2 sentiria mais vontade de  assisti-lo após assistir ao vídeo 1 ou ao vídeo 2? Explique.
R:(resposta pessoal)

c)Você já tinha assistido a vídeos como esses que foram apresentados?
R:(Resposta pessoal)

d)Qual é a finalidade desses vídeos, na sua opinião?
R:(Resposta pessoal) - Os vídeos são opiniões de telespectadores referente ao filme " Os incríveis 2", que tem o objetivo de expressar o que acharam sobre ele e fazer com que as pessoas assistam.

e)Será que o autor preparou antes o que falou ou fez tudo de improviso?
R:Os dois Vlogs, passam a impressão de que foi seguido um roteiro na fala.

f)O que você pensa sobre essa forma de divulgar a opinião sobre filmes?
R:(Resposta Pessoal)

g) Quem você imagina que procura esse tipo de vídeo para assistir?
R:(Resposta Pessoal) - Crianças, adolescentes e curiosos.

h) O que você pensa sobre a forma como cada youtuber falou sobre o filme?
R:(Resposta Pessoal)

i) Que aspectos do filme foram abordados pelos youtubers em cada um desses dois vídeos? (apresentação inicial do filme, citação do diretor, animação, imagens, comparação do filme Os Incríveis 2 com seu antecessor, personagens, questões sociais atuais como o papel do homem e da mulher).
R:Ambos os vídeos falam sobre a animação (elogiando a qualidade), falam sobre o tema abordado nele ( problemas familiares), o movimento dos personagens (principalmente a mulher- elástico), sobre o filme não focar no vilão porém no fato do homem cuidar dos filhos enquanto a mulher sai para o trabalho.

j) Quais foram as opiniões positivas e quais foram as negativas emitidas por cada um dos youtubers sobre o filme?
R:Ponto positivo - qualidade de imagem dos personagens, o tema família abordado no filme, melhor demonstração de poderes da mulher-elástico.  Ponto negativo - o fato do filme dos personagens estarem 14 anos mais velhos, criando uma lacuna entre o período que se passou, as lições que o Senhor Incrível teve no primeiro filme, não teve efeito no segundo filme.

k)De acordo com cada um dos vídeos, vale a pena assistir ao filme Os Incríveis 2?
Qual dos vídeos você considera mais convincente? Por quê?
R: Sim. (resposta pessoal)


Trabalho de língua portuguesa

Parabéns aos alunos e as famílias do 5º 02, pela realização do vídeo( crítica sobre o desenho animado “Padrinhos mágicos”).


Arthur da Roza Cascaes



Anderson Pires Romero



Enzo Danezi Maruggi


Eronides Neto Alves Dias


Filipe de Souza Santana


Isabella Carlsem de Souza


João Cleber dos Santos


João Vitor Juliani Lopes


Marcus Filippi Santana Gonçalves


Nicolas Danesi Maruggi



Raíssa Pompeu Weber



Stefhany Lopes Ramos

Parabéns aos alunos e seus familiares, que mostraram um ótimo desempenho na execução do vídeo. Em breve publicarei os vídeos dos demais alunos.

Correção das atividades – 10 de abril


1-Vamos interpretar a tirinha de “Otto e Heitor”.


a)No quadrinho 1, Otto começa a dar um alerta ao Heitor. Leia até o final e diga o que o menino queria alerta.
R:Ele queria alertar sobre o fato do seu sapato estar desamarrado e ele correr o risco de cair .


b)Nos quadrinhos 2,3 e 4 quais são os recursos de linguagem não verbal utilizados pelo autor? Depois escreva o que aconteceu com o Heitor nessa sequência.
R:O autor do quadrinho utiliza as onomatopeias, para expressar surpresa e dor do personagem Heitor durante a queda.

c)Quem está falando no balãozinho do último quadrinho?
R:O personagem Otto é o responsável pela última fala da tirinha.


d) Você reparou nas reticências que aparecem no primeiro e último quadrinho? O que elas significam?
R:As reticências querem mostrar que durante a fala do personagem Otto, o outro personagem (Heitor), teve a queda, ou seja, a continuação da fala de um mesmo personagem.

2-Leia e responda:

a)A palavra claro, no segundo quadrinho, significa:
(   ) o contrário de escuro       (   ) o contrário de pode
(   ) o mesmo que escuro.        ( X ) o mesmo que pode.

b) Mônica ficou aborrecida por que:

(   )entendeu diferente o sentido da palavra pintar.
(   )implicou com o assobio do Cebolinha.
(X)pensou que o amigo ia pintar o retrato dela.
(   ) respondeu apressadamente a pergunta.


c)Os três quadrinhos mostram Cebolinha:

(   ) caminhando na direção da escola.
(   ) indo para uma escola de pintura.
(X)vestindo-se como um pintor de quadros.
(   )voltando alegremente da aula de música.

d)O primeiro e o terceiro quadrinho indicam que o personagem está:

(X) assobiando uma melodia.
(   )pensando na nota da prova.
(  ) atrasado para a aula de música.
(   ) querendo ir embora depressa.

e)O ponto de interrogação em : “Mônica, posso te pintar?” indica que Cebolinha está:

(   ) concordando        (X)perguntando              (   )afirmando    (   )obedecendo


f)Este texto é uma história em quadrinhos por que:

(   )emprega palavras poucos usadas e difíceis de entender.
(   )ensina a fazer uma pintura.
(X) combina imagens e palavras para contar uma história.
(   )repete muitas informações já conhecidas.

*Correção das páginas : 200 e 201 do livro de Língua Portuguesa.





Um beijo, com gostinho de saudade.