segunda-feira, 25 de maio de 2020

Matemática





Habilidades

 

(EF05MA02)Ler números racionais na forma decimal com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal, utilizando, como recursos, a composição e decomposição e a reta numérica.

(EF05MA02)Escrever números racionais na forma decimal com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal, utilizando, como recursos, a composição e decomposição e a reta numérica.

(EF05MA02)Ordenar números racionais na forma decimal com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal, utilizando, como recursos, a composição e decomposição e a reta numérica.


Objetivos de aprendizagens

-Reconhecer que as regras do sistema de numeração decimal podem ser estendidas para a representação decimal de um número racional e relacionar décimos e centésimos com a representação do sistema monetário brasileiro.

-Introduzir o conceito de operações com números decimais.
-Explorar situações problema, que envolvam números decimais.
-Levar os alunos a identificarem, discutirem e compreenderem as características dos números decimais e sua aplicação  em situações do cotidiano.
-Ampliar o conhecimento das quatro operações (adição, subtração, multiplicação e divisão) envolvendo os números decimais.


Divisão de decimais


Garopaba, 26 de maio de 2020.

                                                     Atividades

  1. Indique qual o maior, utilizando os símbolos < e >;

 

Parte superior do formulário

0,29 _____ 0,21

8,9______  9,2

1,03______  10,2

10,01_____  9,99

2,09______  1,9

0,901______  9,01

Parte inferior do formulário

Parte inferior do formulário

  1. Após observar as desigualdades, indique qual é a alternativa correta.

 

    1. 10,001< 9,99
    2. 2,09 >1,9
    3. 9,01< 0,901

 

a. I e II estão certas

b. II está correta

c. I e III estão erradas

d. Todas estão erradas

 

3.Aprendemos sobre a transformação das frações em números decimais Assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as alternativas falsas. Dica: Preste bastante atenção, pois, na ausência (falta) de um algarismo nesta transformação a resposta torna-se incorreta.


a) 8/100 = 0,8                    (   )  

b) 343/100 = 3,43             (    )

c) 57/ 1000= 0,057           (    )

 d) 4 /1000= 0,04              (    )

 

Assista ao vídeo