Habilidades
(EF05MA02)Ler números racionais na forma decimal com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal, utilizando, como recursos, a composição e decomposição e a reta numérica.
(EF05MA02)Escrever números racionais na forma decimal com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal, utilizando, como recursos, a composição e decomposição e a reta numérica.
(EF05MA02)Ordenar números racionais na forma decimal com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal, utilizando, como recursos, a composição e decomposição e a reta numérica.
Objetivos de aprendizagens
-Reconhecer que as regras do sistema de numeração decimal podem ser estendidas para a representação decimal de um número racional e relacionar décimos e centésimos com a representação do sistema monetário brasileiro.
-Introduzir o conceito de operações com números decimais.
-Explorar situações problema, que envolvam números decimais.
-Levar os alunos a identificarem, discutirem e compreenderem as características dos números decimais e sua aplicação em situações do cotidiano.
-Ampliar o conhecimento das quatro operações (adição, subtração, multiplicação e divisão) envolvendo os números decimais.
Divisão de decimais
Garopaba, 26 de maio de 2020.
Atividades
- Indique qual o maior, utilizando os símbolos
< e >;
0,29 _____ 0,21 |
8,9______ 9,2 |
1,03______ 10,2 |
10,01_____ 9,99 |
2,09______ 1,9 |
0,901______ 9,01 |
- Após observar as desigualdades, indique qual é
a alternativa correta.
- 10,001< 9,99
- 2,09 >1,9
- 9,01< 0,901
a. I e II estão certas
b. II está correta
c. I e III estão erradas
d. Todas estão erradas
3.Aprendemos sobre a transformação das
frações em números decimais Assinale V para as alternativas verdadeiras e F
para as alternativas falsas. Dica: Preste bastante atenção, pois, na ausência
(falta) de um algarismo nesta transformação a resposta torna-se incorreta.
a) 8/100 = 0,8 ( )
b) 343/100 = 3,43 ( )
c) 57/ 1000= 0,057 (
)
d) 4
/1000= 0,04 ( )