quinta-feira, 11 de junho de 2020

História



Garopaba, 12 de junho de 2020.

                                                          

                                                        Governo Geral

  Criado por D. João III, em 1548, para substituir as Capitanias Hereditárias, que não deram lucros suficiente para o coroa portuguesa . Dessa forma eles queriam centralizar a administração do Brasil, dando poder a uma única pessoa, o Governador geral . 

       O território foi governado de 1549 até 1572 por três governadores .

1) TOMÉ  DE SOUZA (1549 - 1553): um fidalgo português que chegou  à região da Bahia em 1549 , acompanhado de 1000 pessoas com a tarefa de construir Salvador ( primeira capital do Brasil) em um local estratégico.  Tomou a Capitania da Baía de todos os Santos, estabeleceu relações com os indígenas e impôs a escravidão dos índios que se revelassem contra os portugueses. Com ele vieram os primeiros jesuítas liderados por Manuel da Nóbrega. 

2) DUARTE DA COSTA ( 1553- 1558) : Durante seu governo passou a tratar os indígenas de forma hostil sendo escravizados em sua maioria.

3) MEM DE SÁ (1558-1572) : Foi responsável pela expulsão dos franceses que invadiram o RJ . Depois da expulsão dos franceses foi fundada a cidade do Rio de Janeiro . 

     Após a morte de Mem de Sá, em 1572, a coroa resolveu  dividir a Colônia portuguesa em dois governos: Governo do Norte e Governo do Sul  que tinham como capitais Salvador (norte) e Rio de Janeiro ( sul).

     Os governadores - gerais , tinham suas funções estabelecidas por um documento português chamado de REGIMENTO . Eles tinham o auxílio de três outros cargos em sua administração. 

Ouvidor- mor : responsável pelas leis e sua aplicação. 

Provedor- mor: responsável pela arrecadação dos impostos e pelo orçamento da colônia .

 

*Continuamos na próxima aula.

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Língua Portuguesa


Habilidade

-(EF35LP12) Recorrer ao dicionário para esclarecer dúvida sobre a escrita de palavras, especialmente no caso de palavras com relações irregulares fonema/grafema.

-(EF35LP14) Identificar em textos e usar na produção textual pronomes pessoais,possessivos e demonstrativos, como recurso coesivo anafórico.


Objetivo de aprendizagem

Identificar o sujeito da oração;

Trocar o sujeito pelo pronome pessoal adequado;

Saber empregar os pronomes demonstrativos e possessivos em uma frase;

Identificar o pronome dentro da oração;

Fazer o uso correto dos pronomes trabalhados.

 


                          Correção

Garopaba, 8 de junho de 2020.

1- Classifique o pronome destacado de acordo com o seguinte código:

 

1 ) pessoal

2 ) possessivo

3 ) demonstrativo

 

 3 )  Você já leu este livro?

 3 )  Estes estudantes são muito unidos.

1 ) Quero pedir-te maior colaboração.

1 )  Ela sempre gostou de ler.

2 ) Nosso povo está despertando.

3 ) Aquele jornal é bom?

 

 

Garopaba, 12 de junho de 2020.

 

                                                                        Atividades

 

1- Entre parênteses, aparecem dois pronomes demonstrativos. Escolha o que preenche corretamente a lacuna:

 

a) Não me preocupa                    mancha que tenho no rosto. (esta – essa)

b) Marcela, é bom                  livro que está com você? (este – esse)

c) Ricardo, é seu                        caderno aí perto de sua carteira? (esse – aquele)

d)                 técnico aqui ao meu lado vai explicar o funcionamento da máquina. (este – esse)

e) Tatiana,                      guarda-chuva lá no canto é seu? (esse – aquele)

f) Senhores jurados,                  documento aqui é a maior prova da inocência! (este – esse)