terça-feira, 9 de junho de 2020

Geografia



Habilidade

(EF05GE02) Identificar diferenças étnico-culturais e desigualdades sociais entre grupos em diferentes territórios.

Objetivos de aprendizagens

-Perceber os problemas que geram o desemprego;

-Observar os principais fatores que acentuam a desigualdade social em nosso país;

-Apontar possíveis formas de diminuir a desigualdade social.

 

Garopaba, 10 de junho de 2020.



Para abordarmos sobre as Classes Sociais, convido você a assistir o filme " A fantástica fábrica de chocolate" .

Para isso inicialmente quero que vocês vejam o filme a seguir:



 

Nesse filme há várias classes sócias e as consequências das suas ações para cada criança .

É palpável, na construção da personalidade de cada criança, os reflexos de sua classe social e educação vinda dos pais e representantes.  O próprio protagonista Charlie, inclusive, é um garoto de origem humilde, apegado não à aspirações materiais, mas sim aos valores de sua família.

 

1) VER O FILME ;

2) FAZER UMA REFLEXÃO A RESPEITO DAS DIFERENÇAS NAS CLASSES SOCIAIS (POBRE, CLASSE MÉDIA E O RICO)

3) RESPONDA , EM SEU CADERNO:



     a  - Por que há as diferentes classes sociais?


  b - Com base no filme, por que as crianças de classes sociais diferentes tem comportamentos diferentes?

   c - Você deve ter percebido no filme que o Charlie é um menino muito pobre, que muitas vezes mal tinha comida para ele e a família. Comparando com as demais crianças do filme quem era o mais educado? Justifique sua resposta .


   d- O que você conseguiu entender sobre as Classes sociais através desse filme?


   e- Dê sua opinião a respeito do filme e da situação encontrada nele. 


   f- Você achou que o final do filme foi justo? Justifique.

 

 


Matemática


Habilidade

(EF05MA02)Ler números racionais na forma decimal com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal, utilizando, como recursos, a composição e decomposição e a reta numérica.

(EF05MA02)Ordenar números racionais na forma decimal com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal, utilizando, como recursos, a composição e decomposição e a reta numérica.

 

Objetivos de aprendizagem

-Reconhecer que as regras do sistema de numeração decimal podem ser estendidas para a representação decimal de um número racional e relacionar décimos e centésimos com a representação do sistema monetário brasileiro.

-Introduzir o conceito de operações com números decimais.
-Explorar situações problema, que envolvam números decimais.
-Compreender como se faz a leitura e a escrita dos números decimais, a forma de representação dos números decimais, e a utilização do uso social dos números decimais.

Identificar e comparar os decimais organizando em decrescente ou crescente;

Identificar o maior do menor;

 

 

                                       Correção


Garopaba, 8 de junho de 2020.

                                                 Atividades

Responda a página do livro 192 e 193.


Garopaba, 9 de junho de 2020.

                                                     Atividades

1.   A professora de Júlia pediu à turma que fizesse um desenho sobre a fauna brasileira. Ao avaliar os trabalhos, as notas variavam de 0 a 5 e a professora disse que dobraria a nota de quem pintasse o desenho.Júlia tirou 4,2 no desenho inicial e, em seguida, teve a nota dobrada, pois pintou todo o desenho. Qual foi a nota final de Júlia?

 

a) 8,04

b) 8,0

c) 8,4

d) 2,1

 

2. Para realizar uma reforma na parte elétrica do apartamento, Vinícius comprou 65 metros de cabo flexível. Dessa compra, 37,5 metros têm a cor vermelha e o restante tem a cor preta. Quantos metros de cabo flexível de cor preta Vinícius comprou?

a) 102,5 metros.

b) 92,5 metros.

c) 310 metros.

d) 27,5 metros.

 

3.  Artur comprou 3 quilogramas de carne para fazer um churrasco na casa dele. O quilograma dessa carne custou R$ 25,30.

Quanto ele pagou, no total, por essa compra?

a) R$ 75,90

b) R$ 28,30

c) R$ 65,90

d) R$ 25,30

 

4.  Um fazendeiro vendeu 37,5 litros de leite a 5 famílias que moram perto da fazenda dele. O leite foi distribuído igualmente entre as famílias.

Quantos litros de leite cada família recebeu?

a) 7,5 L

b) 14,7 L

c) 32,5 L

d) 42,5 L

 

5.   Rafaela mediu a temperatura corporal dela e verificou que o termômetro indicava 38,3 °C. Ela tomou um remédio, conforme indicação médica, e meia hora depois verificou que o termômetro registrava 36,5 °C.

Após ter feito uso da medicação, a medida da temperatura corporal de Rafaela diminuiu quantos graus Celsius?

a) 1,8 °C

b) 1,9 °C

c) 2,2 °C

d) 2,8 °C