Habilidades
(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.
(EF15LP04) Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressos gráfico-visuais em textos multissemiótico.
(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.
*Construir compreensão global do texto lido,unificando e inter-relacionando informações explicitas e implícitas.
(EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos.
(EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto.
(EF35LP07) Utilizar, ao produzir um texto, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso.
(EF35LP12) Recorrer ao dicionário para esclarecer dúvida sobre a escrita de palavras, especialmente no caso de palavras com relações irregulares fonema/grafema.
(EF35LP14) Identificar em textos e usar na produção textual pronomes pessoais,possessivos e demonstrativos, como recurso coesivo anafórico.
(EF15LP14)Construir o sentido de histórias em quadrinhos e tirinhas, relacionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos (tipos de balões, de letras, onomatopéia)
(EF15LP14)Interpretar recursos gráficos( tipos de balões, de letras, onomatopeia)
Objetivo de aprendizagem:
-Produzir histórias em quadrinhos com autonomia,
-Utilizar de forma correta as pontuações;
-Reconhecer o uso dos balões em cada situação do quadrinho;
-Produzir histórias em quadrinhos, com sequência adequada as imagens;
-Saber a diferença entre uma tirinha e a história em quadrinho;
-Utilizar adequadamente das onomatopeias;
-Produzir (criar) sua própria onomatopeia;
-Perceber o sentido da onomatopeia, nos textos apresentados;
- Identificar os elementos organizacionais e estruturais de tirinhas e sua finalidade.
- Interpretar textos que conjugam duas linguagens – a verbal e a não-verbal.
- Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.
Correção das atividades 08 de maio
Garopaba, 08 de maio de 2020.
1-Pontue o diálogo.
O jovem repórter pergunta:
-Então, como foi o jogo?
O jogador responde, ainda cansado:
-Que partida dura!
O repórter continua:
-Você achou o resultado justo?
-Não. O juiz não apitou bem o jogo.
No final da entrevista, o repórter se despede:
-Até a próxima e muito obrigado!
|
2-Retire as falas dos personagens dos balões Não se esqueça de usar o travessão e os dois-pontos.
mamãe falou: -Bernardo, arrume a estante hoje.
Bernardo: -Está bem mamãe!
Daniela convidou: - Juliana, vamos brincas na pracinha?
Juliana:-Sim, mas antes vou avisar a mamãe.
3-Complete com .,? e !. Em seguida escreva um texto em forma de diálogos.
Mamãe: - Por que você está acordada ainda, filha?
Filha: - Ah, mãe estou sem sono!
Mamãe: - Você deve estar muito cansada. Não é?
Filha:-Não mãe, é porque não ganhei um beijo seu.
Mamãe:-ah, garota manhosa! Toma o seu beijo. (SMACK)
Filha:-Agora vou dormir feliz.
Mamãe:-Boa noite amoreco! Duma com Deus, viu!
4-Leias as tirinhas abaixo, analise qual a função das pontuações em cada fala. O que aconteceria com a fala dos personagens se ela não fossem pontuadas?
Representação emoção, fazer pergunta, mostrar que algo continua ser falado, expressão a fala de cada um dos personagens.Caso as falas não fossem pontuadas ficaria difícil interpretar (compreender) a história.
5-Crie sua própria história, preenchendo os balões abaixo!
(produção pessoal)
6-Preencha os balões, com as falas dos personagens. Muita atenção com as pontuações.
(Pessoal)
Garopaba, 11 de maio de 2020.
1-Observe a
sequência em quadrinhos em seguida responda as questões abaixo:
a)Onde se passa a
história?
b)O que podemos
ver no 1º quadrinho?
c)Por que podemos
dizer que essas pessoas estão em apuros?
d)Quem são os
personagens que aparecem na história?
e)A fala que é
dita no 1º quadrinho é dita com calma ou com tranqüilidade? Explique.
f)O que podemos no
2º quadrinho?
g)O que podemos
ver no 3º quadrinho?
h)O que Zezé Lelé lançou
para o Chico?
i)Mas, o que o
Chico Bento queria realmente?
j)Por que essa
história é engraçada?
k)O que você acha
que irá acontecer com o Chico? Ele conseguirá se salvar? Como?
l)Então, invente
um final para a história.
2-Identifique pelo nome cada um dos personagens abaixo
que normalmente estão presentes nas HQs.
Acabei tudo Filipe
ResponderExcluirAcabei tudo Marcus
ResponderExcluirIsabella Carlsem ok
ResponderExcluirERONIDES OK
ResponderExcluirIsa Cabral ok
ResponderExcluirObrigada pela ajuda
ResponderExcluirmuito bom
ResponderExcluirOi você me ajudou muito na 1 e 2 😘.
ResponderExcluir