domingo, 24 de maio de 2020

Matemática



Habilidades

 

(EF05MA02)Ler números racionais na forma decimal com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal, utilizando, como recursos, a composição e decomposição e a reta numérica.

(EF05MA02)Escrever números racionais na forma decimal com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal, utilizando, como recursos, a composição e decomposição e a reta numérica.

(EF05MA02)Ordenar números racionais na forma decimal com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal, utilizando, como recursos, a composição e decomposição e a reta numérica.


Objetivos de aprendizagens

-Reconhecer que as regras do sistema de numeração decimal podem ser estendidas para a representação decimal de um número racional e relacionar décimos e centésimos com a representação do sistema monetário brasileiro.

-Introduzir o conceito de operações com números decimais.
-Explorar situações problema, que envolvam números decimais.
-Levar os alunos a identificarem, discutirem e compreenderem as características dos números decimais e sua aplicação  em situações do cotidiano.
-Ampliar o conhecimento das quatro operações (adição, subtração, multiplicação e divisão) envolvendo os números decimais.


*Não copiar as habilidades e os objetivos.

 

  

                                                    Correção das atividades





Garopaba, 19 de maio de 2020.

Atividades

1-Para cada caso, somar o número de uma linha com o número de uma coluna. O resultado fica no cruzamento da linha com a coluna.

Parte superior do formulário

Soma

1,25

2,5

3,7

6,2

0,25

1,5

2,75

3,95

6,45

0,3

1,55

2,80

4

6,5

2. Para cada caso, subtrair o elemento de cada linha (cor verde) dos elementos das colunas (cor azul).

Parte superior do formulário

Subtração

1,25

2,5

3,7

6,2

0,25

 1

 2,25

 3,45

5,95

0,3

 0,95

 2,2

 3,4

 5,9

0,07

 1,18

 2,43

 3,63

 6,13


3.O número decimal 0,03 pode ser escrito por extenso como:

a. três décimos

b. três centésimos

c. três milésimos


4.Associar o número 15,435 à alternativa que o representa:

a. Quinze inteiros e quatrocentos e trinta e cinco centésimos

    b. Cento e cinquenta e quatro e trinta e cinco centésimos

c. Quinze inteiros e quatrocentos e trinta e cinco milésimos


5.Associar as frações 3/2, 9/2 e 1/2 com as letras, segundo os seus devidos lugares na reta numerada.


a. A = 1/2, B = 9/2, C = 3/2

b. A = 9/2, B = 3/2, C = 1/2

c. A = 3/2, B = 1/2, C = 9/2

6.Usando uma folha de papel ou um caderno, realizar as operações indicadas abaixo e confirmar as respostas indicadas.

a. 3,9 × 8,2 = 31,98

b. 2,315 × 6 = 13,89

c. 26,45 : 5 = 5,29

d. 58,24 : 2 = 29,12

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