Habilidades
(EF05MA02)Ler números racionais na forma decimal com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal, utilizando, como recursos, a composição e decomposição e a reta numérica.
(EF05MA02)Escrever números racionais na forma decimal com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal, utilizando, como recursos, a composição e decomposição e a reta numérica.
(EF05MA02)Ordenar números racionais na forma decimal com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal, utilizando, como recursos, a composição e decomposição e a reta numérica.
Objetivos de aprendizagens
-Reconhecer que as regras do sistema de numeração decimal podem ser estendidas para a representação decimal de um número racional e relacionar décimos e centésimos com a representação do sistema monetário brasileiro.
-Introduzir o conceito de operações com números decimais.
-Explorar situações problema, que envolvam números decimais.
-Levar os alunos a identificarem, discutirem e compreenderem as características dos números decimais e sua aplicação em situações do cotidiano.
-Ampliar o conhecimento das quatro operações (adição, subtração, multiplicação e divisão) envolvendo os números decimais.
*Não copiar as habilidades e os objetivos.
Correção das atividades
Garopaba, 19 de maio de 2020.
Atividades
1-Para cada caso, somar o número de uma linha com o número de uma coluna. O resultado fica no cruzamento da linha com a coluna.
Soma |
1,25 |
2,5 |
3,7 |
6,2 |
0,25 |
1,5 |
2,75 |
3,95 |
6,45 |
0,3 |
1,55 |
2,80 |
4 |
6,5 |
Subtração |
1,25 |
2,5 |
3,7 |
6,2 |
0,25 |
1 |
2,25 |
3,45 |
5,95 |
0,3 |
0,95 |
2,2 |
3,4 |
5,9 |
0,07 |
1,18 |
2,43 |
3,63 |
6,13 |
a. três décimos
b.
três centésimos
c. três milésimos
4.Associar o número 15,435 à alternativa que o representa:
a. Quinze inteiros e quatrocentos e trinta e cinco centésimos
b. Cento e cinquenta e quatro e
trinta e cinco centésimos
c. Quinze inteiros e quatrocentos e trinta e cinco milésimos
5.Associar as frações 3/2, 9/2 e 1/2 com as letras, segundo os seus devidos lugares na reta numerada.
a.
A = 1/2, B = 9/2, C = 3/2
b. A = 9/2, B = 3/2, C = 1/2
c. A = 3/2, B = 1/2, C = 9/2
6.Usando uma folha de papel ou um caderno, realizar as operações indicadas abaixo e confirmar as respostas indicadas.
a. 3,9 × 8,2 = 31,98
b. 2,315 × 6 = 13,89
c. 26,45 : 5 = 5,29
d. 58,24 : 2 = 29,12
Marcus terminei
ResponderExcluirTerminei tudo Filipe
ResponderExcluirERONIDES OK
ResponderExcluir