Habilidades
(EF15LP01) Identificar a função social de textos que
circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a
rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital,
reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a
quem se destinam.
(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.
(EF15LP04) Identificar o efeito de sentido
produzido pelo uso de recursos expressos gráfico-visuais em textos
multissemiótico.
(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto,
demonstrando compreensão global.
*Construir compreensão global do texto
lido,unificando e inter-relacionando informações explicitas e implícitas.
(EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos
lidos.
(EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões
desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto.
(EF35LP07) Utilizar, ao produzir um texto, pontuação
(ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em
enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso.
(EF35LP12) Recorrer ao dicionário para esclarecer dúvida
sobre a escrita de palavras, especialmente no caso de palavras com relações
irregulares fonema/grafema.
(EF35LP14) Identificar em textos e usar na produção textual
pronomes pessoais,possessivos e demonstrativos, como recurso coesivo anafórico.
(EF15LP14)Construir o sentido de histórias em quadrinhos e
tirinhas, relacionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos
(tipos de balões, de letras, onomatopéia)
(EF15LP14)Interpretar recursos gráficos( tipos de balões, de
letras, onomatopeia)
Objetivo de aprendizagem:
-Produzir histórias em quadrinhos com
autonomia,
-Utilizar de forma correta as
pontuações;
-Reconhecer o uso dos balões em cada
situação do quadrinho;
-Produzir histórias em quadrinhos, com
sequência adequada as imagens;
-Saber a diferença entre uma tirinha e
a história em quadrinho;
-Utilizar adequadamente das
onomatopeias;
-Produzir (criar) sua própria
onomatopeia;
-Perceber o sentido da onomatopeia, nos
textos apresentados;
- Identificar os elementos
organizacionais e estruturais de tirinhas e sua finalidade.
- Interpretar textos que conjugam duas
linguagens – a verbal e a não-verbal.
- Identificar o efeito de sentido
decorrente do uso da pontuação e de outras notações.
- Estabelecer relações de continuidade
temática entre os quadrinhos.
Correção
Garopaba, 15 de maio de 2020.
Atividades
1-Observe a tirinha:
a)
Que título você daria para essa
história?
(PESSOAL)
b) O que os personagens estão fazendo?
R:Estão correndo
para atender o telefone.
c) Qual seria a onomatopeia para os quadrinhos
apresentados?
R:TRIM, TRIMMM...
d) Que tipo de linguagem é utilizada nos quadrinhos
acima?
R:Não verbal, ou seja,
a história precisa ser interpretada a partir das expressões dos personagens.
e) É possível compreender a história sem haver falas?
Explique.
R:Sim. As expressões
dos personagens são fundamentais, assim como as onomatopeias, para que possamos
entender uma história que não possui as falas dos personagens.
2-Invente uma história para a tirinha abaixo. Vamos lá, use toda a sai criatividade. PESSOAL
Garopaba, 18 de maio de 2020.
Pronome é a palavra que se usa em
lugar do nome, ou a ele se refere, ou ainda, que acompanha o nome
qualificando-o de alguma forma.
Exemplos:
A
moça era mesmo bonita.
Ela morava
nos meus sonhos!
Existem vários
tipos de pronomes: pronomes pessoais, pronomes possessivos, pronomes
demonstrativos, pronomes interrogativos, pronomes relativos e pronomes
indefinidos. Além desta classificação principal, os pronomes também podem ser
classificados em pronomes adjetivos e pronomes substantivos.
Pronomes
pessoais
1. Pronomes pessoais
Os pronomes pessoais indicam as pessoas gramaticais, também
chamadas de pessoas do discurso (Eu, tu, ele, nós, vós, eles). Eles podem
pertencer ao caso reto e ao caso oblíquo. Para cada pronome reto, há um
correspondente no caso oblíquo. Veja a explicação!
PRONOMES
PESSOAIS |
||
Pessoa do discurso |
CASO RETO |
CASO OBLÍQUO |
1ª pessoa do singular |
eu |
me, mim, comigo |
2ª pessoa do singular |
tu |
te, ti, contigo |
3ª pessoa do singular |
ele, ela |
o, a, lhe, se, si, consigo |
1ª pessoa do plural |
nós |
nos, conosco |
2ª pessoa do plural |
vós |
vos, convosco |
3ª pessoa do plural |
eles, elas |
os, as, lhes, se, si, consigo |
Lorenzo saiu de
férias. Ele vai viajar. (pronome reto – função sujeito)
II. Alguém me chamou? (pronome oblíquo – função de
complemento)
Pronomes
possessivos
Pronomes
possessivos transmitem, principalmente, uma
relação de posse, ou seja, indicam que alguma coisa pertence a uma das pessoas
do discurso.Os pronomes possessivos estabelecem a ideia de posse entre o
objeto e as três pessoas do discurso. Portanto:
PRONOMES
POSSESSIVOS |
||
Pessoa |
Singular |
Plural |
1ª |
meu, minha |
meus, minhas |
2ª |
teu, tua |
teus, tuas |
3ª |
seu, sua |
seus, suas |
1ª |
nosso, nossa |
nossos, nossas |
2ª |
vosso, vossa |
vossos, vossas |
3ª |
seu, sua |
seus, suas |
I. O carro é meu. (Objeto pertence à 1ª pessoa do discurso – eu)
II. Nossa casa é linda. (Objeto pertence à 1ª pessoa do discurso –
nós)
III. Sua roupa está suja. (Objeto pertence à 3ª pessoa do discurso
– ele ? ela)
Pronomes demonstrativos
Indica a localização dos seres em relação ao espaço e ao tempo.
Também se relaciona às três pessoas do discurso, determinando a proximidade
entre elas e o objeto. Flexiona-se em gênero e número.
PRONOMES
DEMONSTRATIVOS |
||
Pessoa |
Variáveis |
Invariáveis |
1ª |
este, esta, estes, estas |
isto |
2ª |
esse, essa, esses, essas |
isso |
3ª |
aquele, aquela, aqueles, aquelas |
aqui |
Minha bolsa é
aquela.
Esta é minha caneta.
Essa camisa está
suja.
Marcus terminei tudo
ResponderExcluirAcabei tudo Filipe
ResponderExcluirTerminei tudoo
ResponderExcluirEronides ok
ResponderExcluirIsabella Carlsem ok
ResponderExcluirRAÌSSA. terminei tudo.
ResponderExcluir