sexta-feira, 15 de maio de 2020

Língua Portuguesa


Habilidades

(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as  condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.
(EF15LP04) Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressos gráfico-visuais em textos multissemiótico.
 (EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.
*Construir compreensão global do texto lido,unificando e inter-relacionando informações explicitas e implícitas.
(EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos.
(EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto.
 (EF35LP07) Utilizar, ao produzir um texto, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso.
(EF35LP12) Recorrer ao dicionário para esclarecer dúvida sobre a escrita de palavras, especialmente no caso de palavras com relações irregulares fonema/grafema.
(EF35LP14) Identificar em textos e usar na produção textual pronomes pessoais,possessivos e demonstrativos, como recurso coesivo anafórico.
(EF15LP14)Construir o sentido de histórias em quadrinhos e tirinhas, relacionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos (tipos de balões, de letras, onomatopéia)
(EF15LP14)Interpretar recursos gráficos( tipos de balões, de letras, onomatopeia)

Objetivo de aprendizagem:

-Produzir histórias em quadrinhos com autonomia,
-Utilizar de forma correta as pontuações;
-Reconhecer o uso dos balões em cada situação do quadrinho;
-Produzir histórias em quadrinhos, com sequência adequada as imagens;
-Saber a diferença entre uma tirinha e a história em quadrinho;
-Utilizar adequadamente das onomatopeias;
-Produzir (criar) sua própria onomatopeia;
-Perceber o sentido da onomatopeia, nos textos apresentados;
- Identificar os elementos organizacionais e estruturais de tirinhas e sua finalidade.
- Interpretar textos que conjugam duas linguagens – a verbal e a não-verbal.
- Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.
- Estabelecer relações de continuidade temática entre os quadrinhos.


Correção


Garopaba, 11 de maio de 2020.
                                             
1-Observe a sequência em quadrinhos em seguida responda as questões abaixo:

a)Onde se passa a história?
   R:Na beira de um rio/lagoa.

b)O que podemos ver no 1º quadrinho?
  R:Chico Bento se afogando e pedindo ajuda.

c)Por que podemos dizer que essas pessoas estão em apuros?
   R: A partir da fala, imagens utilizadas para demonstrar as expressões de desespero.

d)Quem são os personagens que aparecem na história?
  R:Chico Bento e Zé Lelé.

e)A fala que é dita no 1º quadrinho é dita com calma ou com tranquilidade? Explique.
R:Nenhuma das opções, já no primeiro quadrinho podemos perceber o desespero do personagem.

f)O que podemos ver no 2º quadrinho?
R:Zé Lelé saindo correndo para encontrar algo e ajudar a salvar seu amigo.

g)O que podemos ver no 3º quadrinho?
R:O amigo de Chico jogando um prato de comida na água.

h)O que Zezé Lelé lançou para o Chico?
 R: Um prato de comida.

i)Mas, o que o Chico Bento queria realmente?
R: A boia que ele se referia não era o lanche, e sim um material que flutua na água.

j)Por que essa história é engraçada?
R:Porque o amigo de Chico não percebeu que ele estava se afogando e jogou um prato de comida na água, pensando que ele estaria com muita fome.

k)O que você acha que irá acontecer com o Chico? Ele conseguirá se salvar? Como?
R; (pessoa)

l)Então, invente um final para a história.
R:( Pessoal)

2-Identifique pelo nome cada um dos personagens abaixo que normalmente estão presentes nas HQs.
Mônica  -       Magali         - Cascão  -             Cebolinha












Garopaba, 15 de maio de 2020.

Atividades
1-Observe a tirinha:



    a)     Que título você daria para essa história?
    R:

    b)   O que os personagens estão fazendo?
     R:

    c)    Qual seria a onomatopeia ideia para os quadrinhos apresentados?
    R:


   d)   Que tipo de linguagem é utilizada nos quadrinhos acima?
    R:

   e)    É possível compreender a história sem haver falas? Explique.
    R:

   2-Invente uma história para a tirinha abaixo. Vamos lá, use toda a sai criatividade.





7 comentários: