segunda-feira, 27 de abril de 2020

Matemática





Habilidades

(EF05MA02)Ler números racionais na forma decimal com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal, utilizando, como recursos, a composição e decomposição e a reta numérica.

(EF05MA02)Escrever números racionais na forma decimal com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal, utilizando, como recursos, a composição e decomposição e a reta numérica.

(EF05MA02)Ordenar números racionais na forma decimal com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal, utilizando, como recursos, a composição e decomposição e a reta numérica.


Objetivos de aprendizagens

-Reconhecer que as regras do sistema de numeração decimal podem ser estendidas para a representação decimal de um número racional e relacionar décimos e centésimos com a representação do sistema monetário brasileiro.

-Introduzir o conceito de operações com números decimais.
-Explorar situações problema, que envolvam números decimais.
-Levar os alunos a identificarem, discutirem e compreenderem as características dos números decimais e sua aplicação  em situações do cotidiano.
-Ampliar o conhecimento das quatro operações (adição, subtração, multiplicação e divisão) envolvendo os números decimais.


Correção 21/04
                                                      
                                                            Atividades

1-Em uma viagem de automóvel, tia Ana dirigiu 150,60 Km e tia Marli 130,40 Km. Quantos quilômetros elas dirigiram ao todo?
 R:Elas dirigiram ao todo 281 km

2-Numa competição de salto em altura, o primeiro colocado saltou 2,74 metros. O segundo 2,68 metros. De quantos metros foi a diferença entre os dois atletas?
 R:A diferença entre eles foi de 0,6 metros.


3-Somando 0,5 com 0,2 quanto falta para completar uma unidade?
 R:A soma de 0,5 com 0,2 é igual a 0,7, para chegar a uma unidade teria que acrescentar mais 0,3


4-Dona Bia comprou 6 metros de fazenda. Gastou 2,8 metros para fazer um vestido e 1,4 metros para fazer uma blusa. Quantos metros de fazenda sobraram?
 R:Sobraram 1,8 metros de fazenda

5-Complete a tabela, use o espaço abaixo para realizar os cálculos necessário:
Preço
Pagamento
Troco
R$ 35,20
R$  50,20
R$ 15,00
R$  18,70
R$  20,20
R$ 1,50
R$ 29,10
R$ 30,00
R$0,90


6-Calcule mentalmente:
*Para multiplicar um número decimal por 10,100,1000... basta deslocar a vírgula para a direita conforme a quantidade de zeros: uma, duas, três... casas decimais.


a)2,315 x 10 = 23,15            b)2,315 x 100= 213,5          c)2,315 x 1000=  2.315      


d)0,35 x 10= 3,5                  e)4,218 x 100= 421,8          f)2,3001 x 1000=  2.300,1


Garopaba, 27 de abril de 2020.

1-Dada a fração, diga que número decimal ela representa:
a) 45/10

b) 869/1.000

c) 123/100

d) 7/1.000

e) 961/10

f) 55/10.000

2-Dado o número decimal, diga a que fração corresponde:
a) 0,566

b) 0,13

c) 0,00098

d) 0,077

e) 0,123

3-Os números decimais podem ser representados na reta numérica. Observe a reta abaixo:

                  
Qual é o símbolo que representa o valor 36,7?


4-Vamos medir o parafuso.



O parafuso mede:
(   )2,1 cm
(   )2,2, cm
(   )2,3 cm
(   )2,5 cm


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