DECIMAIS
Habilidades
(EF05MA02)Ler
números racionais na forma decimal com compreensão das principais
características do sistema de numeração decimal, utilizando, como recursos, a
composição e decomposição e a reta numérica.
(EF05MA02)Escrever
números racionais na forma decimal com compreensão das principais
características do sistema de numeração decimal, utilizando, como recursos, a
composição e decomposição e a reta numérica.
(EF05MA02)Ordenar
números racionais na forma decimal com compreensão das principais
características do sistema de numeração decimal, utilizando, como recursos, a
composição e decomposição e a reta numérica.
Objetivos de aprendizagens
-Reconhecer que as regras do sistema de numeração decimal
podem ser estendidas para a representação decimal de um número racional e
relacionar décimos e centésimos com a representação do sistema monetário
brasileiro.
-Introduzir o conceito de operações com
números decimais.
-Explorar situações problema, que envolvam números decimais.
-Levar os alunos a identificarem, discutirem e compreenderem as características dos números decimais e sua aplicação em situações do cotidiano.
-Ampliar o conhecimento das quatro operações (adição, subtração, multiplicação e divisão) envolvendo os números decimais.
-Explorar situações problema, que envolvam números decimais.
-Levar os alunos a identificarem, discutirem e compreenderem as características dos números decimais e sua aplicação em situações do cotidiano.
-Ampliar o conhecimento das quatro operações (adição, subtração, multiplicação e divisão) envolvendo os números decimais.
Metodologia
*Atenção as
habilidades e objetivos não devem ser copiados, eles são publicados apenas para
que possam acompanhar as habilidades que estamos aprendendo de acordo com a
BNCC.
*Assista ao vídeo, feito pela professora para lhe ajudar a entender melhor esse conteúdo.
1-Escreva por extenso os números abaixo:
a) 51,2 =
b) 8,02 =
c) 0,821 =
d)
0,004 =
e) 0,512 =
*Caso tenha dificuldade assista ao vídeo explicando como realizar a atividade acima.
2-Use algarismos para escrever os números
decimais abaixo:
a) trinta e quatro inteiros e sete
centésimos =
b) quatrocentos e sessenta e dois milésimos
=
c)
oitenta e nove centésimos =
d) quarenta e cinco milésimos =
e) vinte e quatro inteiros e oito décimos =
*Caso tenha dificuldade assista ao vídeo explicando como realizar a atividade acima.
3-Calcule :
a)235,17 -
157,24 =
b) 992,5 - 27,8
=
c) 343,5 – 318,9 =
d)67,4 – 51,2 =
e) 138,97 - 82,5 =
f) 736- 432,7=
4-Decomponha os números decimais:
a)
8,3 =
b) 14,2 =
c) 34,6 =
d) 7,423 =
e) 27,53 =
f)
68,634 =
*Caso tenha dificuldade assista ao vídeo explicando como realizar a atividade acima.
5-Observe a reta numérica abaixo e responda:
a)Quantos quilômetros Pedro já percorreu?
*Caso tenha dificuldade assista ao vídeo explicando como realizar a atividade acima.
6- Qual o número está sendo indicado pela seta?
*Caso tenha dificuldade assista ao vídeo explicando como realizar a atividade acima.
7- Roberto está com febre.
Veja a ilustração do termômetro que marca a temperatura dele.
Qual a temperatura que este termômetro está
marcando?
*Caso tenha dificuldade assista ao vídeo explicando como realizar a atividade acima.
8-Ordene por ordem crescente os
números:
2 - 1,03 - 0,1 - 1,3 - 0,01 - 0,5 - 1,33 - 0,55 - 1,0
2 - 1,03 - 0,1 - 1,3 - 0,01 - 0,5 - 1,33 - 0,55 - 1,0
9-Desenhe uma reta numérica
e,nela, represente os números:
0,3 - 0,5 - 0,8 - 1,7 - 2,1 - 2,5 - 3,2 - 4,05 - 4,1
*Caso tenha dificuldade assista ao vídeo explicando como realizar a atividade acima.
*Resolva a página 177 do livro.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirBom dia prof acabei
ResponderExcluirAcabei isa cabral
ResponderExcluirJoão Vitor ok
ResponderExcluirEnzo Braga.Já acabei
ResponderExcluirjá acabei tudo
ResponderExcluirAcabei Filipe
ResponderExcluirMarcus terminei
ResponderExcluirgui a ok
ResponderExcluir