quinta-feira, 16 de abril de 2020

Correção das Atividades - Geografia e História


Correção das atividades –
Geografia e História

04/04 – Geografia
( Tipos de Migrações)  e

08/04 – História
(Expansão marítima)


Geografia





Atividade.
1-Leia e responda:

…] Todo dia ela diz que é pra eu me cuidar
E essas coisas que diz toda mulher
Diz que está me esperando pro jantar
E me beija com a boca de café

Todo dia eu só penso em poder parar
Meio dia eu só penso em dizer não
Depois penso na vida pra levar
E me calo com a boca de feijão

Seis da tarde como era de se esperar
Ela pega e me espera no portão
Diz que está muito louca pra beijar
E me beija com a boca de paixão. […]
BUARQUE, Chico. Cotidiano. Construção, Philips, 1993.

*Na letra da canção de Chico Buarque, observa-se uma certa rotina do eu lírico quanto às suas atividades diárias, o que inclui ir e voltar do seu trabalho. Esse tipo de deslocamento caracteriza-se como:

a) transumância
b) migração pendular
c) migração sazonal
d) mudança diária
e) migração externa


2-Evitar o êxodo rural é o principal desafio da política interna chinesa.

“A luta de clãs perante o 18º Congresso do Partido Comunista da China não mudará, provavelmente, um dos principais eixos da política interna chinesa: impedir o êxodo rural, ainda mais agora que as pessoas que vivem nos centros urbanos superaram pela primeira vez a população do campo no país.” [...]  Portal Terra, 30 set. 2012. Adaptado.

O conceito migratório em destaque na manchete da reportagem acima significa:

a) a migração, em massa, de trabalhadores do campo para as cidades em um mesmo território.
b) a saída de pessoas de países predominantemente rurais para sociedades urbanizadas.
c) o deslocamento diário e contínuo da população do campo para trabalhar nas grandes cidades.




3-“A migração entre regiões do país perdeu intensidade na última década, e estados do Nordeste, além de reter população, começaram a receber de volta os que deixaram seus estados rumo ao centro-sul do país. É o que diz um levantamento divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta sexta-feira (15) com base em dados da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) 2009 e dos Censos realizados em 2000 e 2010. […]”G1, 15 jul. 2011. Adaptado.

De acordo com o trecho da reportagem acima, podemos concluir que:

a) As migrações internas massificaram-se no Brasil.
b) Houve uma redução das migrações intrarregionais.
c) As migrações inter-regionais inverteram seu fluxo original.
d) Os deslocamentos intrarregionais foram substituídos pelos inter-regionais.
e) Acontece, atualmente, uma inversão do êxodo rural brasileiro.



4-Migrações pendulares são:

a) movimentos da população rural em direção aos grandes centros urbanos.
b) deslocamento maciço de populações urbanas em direção ao campo.
c) movimentos ligados a atividades pastoris.
d) movimentos diários de trabalhadores entre o local de residência e o local de trabalho.
e) troca de imigrantes entre as grandes regiões.



5-No território brasileiro, uma modalidade de migração muito comum é o êxodo rural. Caracterize esse processo e aponte as suas consequências.  

R: O êxodo rural ocorre, principalmente, em razão do processo de mecanização das atividades rurais, que substitui a mão de obra nas atividades agrícolas.
Entre as consequências do êxodo rural estão:
- Inchaço das cidades;
- Ocupação de espaços inadequados para a moradia (favela, cortiço);
- Aumento do desemprego nas cidades;
- Problemas socioeconômicos;
- Desigualdade social. 


6-O IBGE, em Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios em 2009, apontou os números relativos aos imigrantes e emigrantes no Brasil, por região.


a)As regiões cujo número de imigrantes foi maior que o de emigrantes.
R:As regiões sul e centro-oeste tiveram o número de imigrantes maior que de emigrantes, de acordo com o gráfico do ano de 2009.

b)As regiões cujo número de emigrantes foi maior que o de imigrantes.
R:As regiões Sudeste, nordeste e norte tiveram o número de emigrantes maior que de imigrantes, de acordo com o gráfico do ano de 2009.

c)Para cada região, aponte a diferença entre o número de pessoas que saíram da região (emigrante) e o número de pessoas que entraram na região (imigrante)


R: 
Região
N° emigrantes
Nº imigrantes
Diferença
Norte
219.793
184.634
35.159
Nordeste
729.602
541.733
187.869
Sudeste
668.801
656.386
12.415
Centro-oeste
281.553
418.143
O número de imigrantes foi maior.
Sul
154.094
252.947
O número de imigrantes foi maior.


d)A partir da diferença anotada, qual região houve maior retenção de imigrantes, ou seja, em qual região houve maior entrada de pessoas (imigrantes) em relação ao número de saída de pessoas (emigrantes)?
R: As regiões centro-oeste e sul obtiveram um maior número de imigrantes comparados com os emigrantes.


7-Identifique de que tipo de migração se trata cada uma das músicas abaixo:

a)Luiz Gonzaga - Asa Branca   - Transumância
b)Jair Rodrigues –  Migração  - Êxodo rural
c) Maria Rita - Encontros e despedidas  -  Pendular
d) Belchior - fotografia 3 x 4  -   Êxodo rural


*Resolver as páginas: 54, 55,56, 57, 58, 59, 60 e 61 do livro de geografia.

Página 54


Página 55


Página 56


Página 57


Página 58


Página 59


Página 60


Página 61


História


Atividades

1-Quanto a expansão marítima portuguesa, NÃO se pode afirmar:

a   )    Portugal queria descobrir um novo caminho para o Oriente através do Atlântico;
b   )   A criação da Escola de Sagres mostrou o interesse português pelas grandes navegações;
c   )    O primeiro passo dado por Portugal nas navegações foi a tomada de Ceuta;
d   )   Portugal não tinha nenhuma condição política, social e econômica para ingressar nas grandes navegações.


2-A expansão marítima como forma de atingir, territórios só acessíveis por meio da navegação em alto mar, envolvia ao mesmo tempo, muito interesses e muito temores. Os europeus dos séculos XII e XIV temiam o grande oceano Atlântico, pouco explorado e conhecido como Mar Tenebroso. Elabore um texto observando a figura abaixo, relacionando-a com as lendas desse período:  (A imagem não será colada no caderno)


(pessoal)

3-O que os portugueses encontraram ao chegar ao Brasil?
(   ) casas, rios e peixes.                    (   ) lojas, perfumes e roupas.                
                                            (X )indígenas, ouro e especiarias.

4-Em que ano os portugueses chegaram as Terras brasileiras? Quem foi o responsável por essas embarcações?

(     )2.500. Pedro José Dias                   (     ) 1965, Pedro Álvares de Cobre           
                                      ( X ) 1500, Pedro Álvares de Cabral

5-O filho de rei D. João I lançou suas embarcações ao mar a fim de romper o monopólio comercial. Assinale o que é monopólio comercial.

(    ) É a venda e trocas de diversas mercadorias.
( X ) É a venda de um único produto.
(    ) É a troca de produtos colhidos pelas famílias.

*Apresentação de um vídeo sobre a expansão marítima;


*Respondendo as perguntas, no caderno de acordo com o vídeo.

a)Quais os fatores possibilitaram a exploração dos mares pelos portugueses?
R: Os fatores que motivaram e possibilitaram a expansão marítima estão: o lucrativo comércio de especiarias e o surgimento dos Estados Modernos.

b)Cite algumas consequências provocadas pela expansão marítima portuguesa.
R:Uma das maiores conseqüências seria a revolução comercial, exploração de novas terras, escravidão, trocas de mercadorias.

c)Por que Portugal foi pioneiro no processo de expansão marítima?
R:O que favoreceu o pioneirismo português foi a sua localização ( frente ao extenso litoral) , sua tradição pesqueira e o fato da Burguesia ter interesse em explorar e capitalizar novas terras.

d)De que modo os portugueses acumularam experiência náutica que lhes proporcionou futuramente realizar uma aventura maior pelos mares?
R: Até ao século XV, os Portugueses praticavam uma navegação de cabotagem, utilizando a barca embarcação pequena e frágil.A Barca era um navio com uma só coberta e um só mastro, que podia levar ou não cesto de gávea, com vela quadrangular fixa suspensa numa verga colocada sobre o mastro. A Barca, destinada a viagens pequenas de cabotagem epesca está associadas aos primórdios dos Descobrimentos, a viagens à Ilha da Madeira, Açores.

e)Por que a expansão por mar e não por terra foi a solução escolhida pelos portugueses? Quem se beneficiou com essa expansão ?Explique.
R: Portugal era uma cidade que tinha uma cultura voltada por mar e por esta rodeado por ele aproveitaram desta geografia para conquista novas terras, e tendo essa cultura eles se beneficiaram de sua geografia, além de tudo eles tinham estudos e escolas voltadas para mar , como construção de barcos, ou estudo de bussolas , além de terem os melhores navegadores como Vasco da Gama, Pedro Alvares Cabral. Com a expansão Portugal ganho novos territórios e as riquezas desses novos territórios.

f)Organize uma linha do tempo a partir das informações do vídeo;
(pessoal)



2 comentários: