sexta-feira, 24 de abril de 2020

Língua Portuguesa




Habilidades

(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as  condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.
(EF15LP04) Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressos gráfico-visuais em textos multissemiótico.
 (EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.
*Construir compreensão global do texto lido,unificando e inter-relacionando informações explicitas e implícitas.
(EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos.
(EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto.
 (EF35LP07) Utilizar, ao produzir um texto, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso.
(EF35LP12) Recorrer ao dicionário para esclarecer dúvida sobre a escrita de palavras, especialmente no caso de palavras com relações irregulares fonema/grafema.
(EF35LP14) Identificar em textos e usar na produção textual pronomes pessoais,possessivos e demonstrativos, como recurso coesivo anafórico.
(EF15LP14)Construir o sentido de histórias em quadrinhos e tirinhas, relacionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos (tipos de balões, de letras, onomatopéia)
(EF15LP14)Interpretar recursos gráficos( tipos de balões, de letras, onomatopeia)

Objetivo de aprendizagem:
-Produzir histórias em quadrinhos com autonomia,
-Utilizar de forma correta as pontuações;
-Reconhecer o uso dos balões em cada situação do quadrinho;
-Produzir histórias em quadrinhos, com sequência adequada as imagens;
-Saber a diferença entre uma tirinha e a história em quadrinho;
-Utilizar adequadamente das onomatopeias;
-Produzir (criar) sua própria onomatopeia;
-Perceber o sentido da onomatopeia, nos textos apresentados;
- Identificar os elementos organizacionais e estruturais de tirinhas e sua finalidade.
- Interpretar textos que conjugam duas linguagens – a verbal e a não-verbal.
- Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.
- Estabelecer relações de continuidade temática entre os quadrinhos.


*As habilidades e objetivos não devem ser copiados.


Garopaba, 24 de abril de 2020

                                                    Atividades

1-Leia os sons abaixo e numere de acordo:

(1)  TOC...TOC...
(   )aplausos
(2) CLAP...CLAP...CLAP...
(   )beijo
(3) SMACK
(   )gargalhada
(4) AH,AH,AH...
(  )bater à porta


2-Desenhe uma figura que represente cada onomatopeia abaixo.

MIAU
ATCHIM
TIC-TAC
DLIM-DLOM










3-Escreva uma onomatopeia que representa a figura.


____________________

___________________

_____________________



4- Escreva uma frase usando as onomatopeias presentes nas imagens abaixo:

___________________________________

________________________________


Sinais de pontuação

     Os sinais de pontuação, como são conhecidos, servem para estruturar as frases e dar lhes sentido, ou seja conferem ritmo e sentindo ao que se pretende transmitir.


.
O ponto final serve para acabar uma frase;
,
A vírgula faz uma pequena pausa na leitura;
?
O ponto de interrogação acaba uma pergunta;
!
O ponto de exclamação exprime uma admiração ou uma ordem;
:
Os dois pontos indicam uma fala, uma explicação;
...
As reticências inidicam que a frase foi interrompida;
;
O ponto-e-vírgula serve para separar elementos de uma enumeração ou para dividir frases;
-
O travessão indica a fala dos personagens;
( )
Ao parênteses servem para separar palavras que não pertencem ao discurso;
“ ”
As aspas servem para indicar a transcrição de um texto ou de uma fala de personagens.

*Resolva as páginas 29 e 30 do livro de Língua Portuguesa.

10 comentários: