sexta-feira, 24 de abril de 2020

História


Habilidade
(EF04HI02) Identificar mudanças e permanências ao longo do tempo, discutindo os sentidos dos grandes marcos da história da humanidade (nomadismo, desenvolvimento da agricultura e do pastoreio, criação da indústria etc.).

Objetivos de aprendizagens
-A ação das pessoas, grupos sociais e comunidades no tempo e no espaço: nomadismo, agricultura, escrita, navegações, indústria, entre outras;
-Conhecer um pouco sobre o inicio de colonização de nosso povo;
-Identificar os marcos referente ao tratado de Tordesilhas;
-Reconhecer os países envolvidos no Tratado de Tordesilhas;


*As habilidade e objetivos não devem ser copiados.


Garopaba, 24 de abril de 2020

1-A partir do texto abaixo crie uma linha do tempo. (Caso você tenha impressora poderá colar o texto em seu caderno)



Expansão Marítima Portuguesa
A essas incursões deu-se o nome de périplo africano, tendo por parte dos portugueses o claro objetivo de obter lucros. Não havia o interesse em colonizar ou organizar a produção dos locais explorados.
No início do século XV, os navegadores portugueses chegavam às ilhas dos Açores, Madeira e a Cabo Verde. O Cabo do Bojador foi atingido em 1434, em uma expedição comandada por Gil Eanes. O comércio de escravos africanos já era uma realidade em 1460, com retirada de pessoas do Senegal até Serra Leoa.
Foi em 1488 que os portugueses chegaram ao Cabo da Boa Esperança sob o comando de Bartolomeu Dias. Essa está entre as importantes marcas das conquistas marítimas de Portugal, que chegou ao Oceano Índico.
As expedições permaneceram e, entre 1497 e 1498, o navegador Vasco da Gama conseguiu chegar a Calicute, nas Índias. A chegada ao Brasil ocorreu em 1500, pela esquadra de Pedro Álvares Cabral.


( copiar o texto abaixo no caderno)
                                                O Tratado de Tordesilhas

      Com a expansão marítimo-comercial do século XV e XVI, Espanha e Portugal se configuravam como potências econômicas e pioneiras desse processo de colonização e conquistas; e por isso, fez se necessária estabelecer um acordo, visto as disputas que começavam para ocupação das terras descobertas desde a chegada de Cristóvão Colombo à América, em 1492, enviado pela Coroa Espanhola, a qual já se demostrava preocupada com as possíveis invasões e perda de territórios.
       Para tanto, a melhor maneira encontrada para dividir os territórios conquistados pelos dois países da Península Ibérica fora o acordo estabelecido entre as Coroas do Reino de Portugal e Espanha: O Tratado de Tordesilhas.
         O nome Tordesilhas refere-se à cidade espanhola, do Reino de Castela e Leão, donde fora assinado o Tratado em 07 de junho de 1494. Dessa forma, ficou estabelecido uma linha de demarcação que dividia as terras portuguesas das espanholas: 370 léguas a oeste do Arquipélago de Cabo Verde na África, sendo que a parte oriental pertenceria a Portugal, e a ocidental, a Espanha.



                                                                       Atividades


1- O que foi o Tratado de Tordesilhas?
    R.

 2-Por que ganhou esse nome?
    R.

   3-Qual o objetivo desse Tratado?
    R.
   
4-O que estabelecia o Tratado de Tordesilhas?
    R.


5-Quando deixou de vigorar esse Tratado?
    R.


6-Em 1494, dois países da Europa assinaram o Tratado de Tordesilhas. Explique como era esse acordo.


7-Em 1534, as terras brasileiras que pertenciam a Portugal foram divididas em lotes.


a) Como se chamavam esses lotes?




 
 




8- Por que o governo português fez a divisão em lotes?


9-O rei de Portugal distribuiu os lotes para pessoas de sua confiança. Esses proprietários foram chamados de capitães-donatários. Descubra algumas responsabilidades dos donatários, utilizando as palavras do quadro e preenchendo os espaços a seguir:



Impostos- justiça – vilas - territórios


a) Criação de_______________________________
b) Recolhimento de__________________________
c) Doação de ______________________________
d) Administração da _________________________




10 comentários: