quarta-feira, 22 de abril de 2020

Ensino Religioso




Habilidade

(EF05ER01) Identificar e respeitar acontecimentos sagrados de diferentes culturas e tradições religiosas como recurso para preservar a memória.

Objetivo de aprendizagem:

-Reconhecer a importância da alteridade e do respeito às diferenças na convivência com pessoas de diferentes crenças e religiões;
-Identificar a diversidade cultural religiosa,exercitando o diálogo inter-religioso;
-Conhecer os textos sagrados, identificando-as como métodos e práticas que permitem a relação com o sagrado;
-Identificar rituais, estabelecendo seus significados;
-Identificar espaços sagrados, analisando a sua função religiosa e social.

*Habilidades e Objetivos não devem ser copiados no caderno, não esqueça de deixar o seu nome nos comentários.


Garopaba, 22 de abril de 2020

(O texto “Para refletir” pode ser colado no caderno, caso você consiga realizar a impressão)
                                                          Para refletir
                                                                                                                 Emerli Schlogl
     Há pessoas que se sentem donas da verdade, por isso tentam de todos os modos mudar o pensamento dos outros.
  Foi o que aconteceu com os portugueses durante a colonização do Brasil. Eles trouxeram para o Brasil a sua religião, e obrigaram muitos povos indígenas e negros a abandonarem suas crenças.
Com este comportamento aconteceu e ainda acontece, uma grande desvalorização do outro.
    O desrespeito pela liberdade individual deixa marcas profundas de amargura nos povos dominados.
    Isto acontece com todos nós quando não somos ouvidos e respeitados em nossa forma de viver e de acreditar.
   Se formos obrigados a mudar, a dotar um estilo de vida que não nos agrada para sermos felizes, sentimos profunda revolta e tentamos resistir.
   O mundo não precisa de mais católicos, mais budistas, mais espíritas, mais evangélicos, mais umbandistas. O mundo precisa sim, de católicos, budistas, espíritas, evangélicos, umbandistas que vivam a sua religião, e que compartilhem este mundo com pessoas credos, respeitando-se mutuamente e trabalhando juntas para o bem-estar de todos.

                                                              Atividade

1-A partir do texto que você leu, crie acrósticos com as palavras: religião e diálogo.
(fotografe seu acróstico e envie para a professora)



(-Copiar o texto abaixo)

    
                                                         Uma boa notícia

“A boa notícia é que, bem pertinho da capital do Brasil, numa vila de pouco mais de mil moradores chamada Área Alfa, católicos e evangélicos dividem o mesmo templo.
   No princípio, a Capela Sagrado Coração de Jesus e Maria era só dos católicos. Os evangélicos faziam seus cultos numa  pequena casa desocupada, mas tiveram que abandoná-la. Ficaram sem templo. Mas por pouco tempo.
    Logo, a fé dos evangélicos acabou sendo acolhida pela capela dos católicos. Há três anos, todo domingo é assim: primeiro vem a missa, e os católicos rezam, terminada a missa, é a hora do culto, e os evangélicos oram, no mesmo lugar onde antes se celebrava a missa.
    Mas e as imagens dos santos católicos, que tantas manifestações de intolerância têm causado? Ah, os evangélicos recolhem cuidadosamente as imagens do Sagrado Coração de Jesus, Imaculada Conceição de Maria, Nossa Senhora de Fátima e Nossa Senhora do Rosário, guardam com todo cuidado num quartinho e começam  culto.
   Os católicos dizem que compartilhar o mesmo teto com os evangélicos deu um bom fruto do diálogo religioso, e que todos são cristãos, e que o templo é de todos.
      Os evangélicos agradecem -  e contam: quando os católicos têm problemas, pedem aos evangélicos que orem por eles, e os católicos retribuem, rezando pelos evangélicos”.


                                                    Atividades


1-Crie uma história em quadrinhos a partir da ideia do texto que você leu acima. (Não esqueça de fotografar e enviar para a professora)


2-Encontre uma música religiosa e escreva um trecho dela em seu caderno , em seguida faça a ilustração.

14 comentários: