terça-feira, 11 de agosto de 2020

Geografia

 



Taxa de desemprego

Provavelmente, você já ouviu falar que “segundo o IBGE” a taxa de desemprego no Brasil é “tal”. Esta taxa, que divulgamos com base na PNAD Contínua como taxa de desocupação, é a porcentagem de pessoas na força de trabalho que estão desempregadas.

Taxa de Desocupação no Brasil e nas Grandes Regiões, 1º trimestre 2020


 Participam da força de trabalho as pessoas que têm idade para trabalhar (14 anos ou mais) e que estão trabalhando ou procurando trabalho (ocupadas e desocupadas).

                            

Diferentes tipos de desemprego

 

                   As causas do desemprego podem variar

 

           Desemprego Friccional(ou desemprego natural), o qual consiste em indivíduos desempregados, temporariamente, ou porque estão mudando de emprego, ou porque foram demitidos, ou porque ainda estão procurando emprego pela primeira vez.   

           Desemprego Estrutural é consequência das mudanças estruturais na economia, tais como mudanças nas tecnologias de produção ou nos padrões de demanda dos consumidores (uma vez que a mudança de gostos pode tornar obsoletas certas profissões). No tocante às mudanças tecnológicas, basta pensarmos como exemplo uma montadora de veículos que, ao promover a automatização de sua produção, dispensa inúmeros trabalhadores agora desnecessários diante a capacidade de robôs.


Língua Portuguesa

 

   O texto instrucional é responsável por auxiliar na realização de ações, tanto como uma maneira certa de fazer algo, quanto para montar um móvel, por exemplo.

   Outro exemplo são as receitas que dão o passo a passo e a quantidade certa para fazer um bolo, ou uma torta, etc. Assim, necessita-se dos textos instrucionais para realizar algumas tarefas.

    Quanto a linguagem, nesse gênero textual, é sempre utilizada a função apelativa, sendo totalmente objetivo e claro. Além disso, os verbos são empregados no imperativo, pois é importante a maneira de induzir o leitor a fazer algo e o uso da persuasão. 

     Alguns exemplos mais comuns desse tipo de texto são as receitas culinárias, manual de instrução, guias de cidades, regras de jogos, folhetos explicativos, instruções de remédio, como manusear um eletrodoméstico, folhetos explicativos, etc. 

 

                           Atividade

1-Leia o texto e reescreva trocando a imagem pelo nome.





Projeto Covid interdisciplinar




2-Matemática e geografia

Observe o mapa :



a)    Localize no mapa  a seguir o país onde iniciou a  pandemia e pinte de amarelo

b)   Pinte de azul o país com maior número de contaminados,até a data de 31 de julho, e nomeie  o local;

c)    Pinte de vermelho o país com maior número de óbitos, até 31 d julho, e nomeie o local;

d)   Pinte o Brasil de verde

No mapa do Brasil abaixo nomeie as cinco regiões e faça uma legenda com cores (uma para cada região)  mostrando o número de contaminados por região.


 



segunda-feira, 10 de agosto de 2020

Ensino Religioso

 



Politeísmo da religião grega - 


Os gregos eram politeístas, ou seja, acreditavam na existência de vários deuses. Para este povo, os deuses tinham o poder de agir no mundo material dos humanos.


A mitologia grega e suas características


As vidas destes deuses eram contadas, principalmente de forma oral e de geração para geração, através de mitos. Logo, a religião grega era baseada numa rica mitologia com presença de deuses, heróis (semideuses filhos de deuses com mortais) e outras figuras mitológicas. Além de contar os grandes feitos dos deuses e heróis, este mitos explicavam a origem do mundo e dos seres humanos, além de outras questões que inquietavam as pessoas como, por exemplo, a morte.


Atividade


1.Escolha um Deus Grego, ilustre e escreva sobre sua história. Não esqueça de fotografar e enviar para professora.

Projeto Covid interdisciplinar



b) Experiência "O poder do sabão"

 Pegue dois pratos. Em um deles, coloque água e orégano. No outro, água e sabão.Coloque o dedo no prato com água e orégano.  O que aconteceu?

__________________________________________________________________

Agora mergulhe este mesmo dedo no prato com sabão. O que aconteceu?

__________________________________________________________________

 Qual a relação que você faz essa experiência com a atual situação que estamos vivendo?

__________________________________________________________________

c) Produzir pequenos cartazes para colar próximos das pias das suas casas com lembretes criativos da importância de se lavar a mão. Fica ainda mais bacana se  incluírem dicas de como fazer uma boa lavagem das mãos. (fotografar  os cartazes e enviar para a professora)

d) - Criação de paródias A partir de alguma música conhecida sua ,  criando letras a respeito do COVID-19.

e) - Símbolos do emoji . Criar símbolos que representam os sintomas do vírus, inspirados nos emojis.


 

 



domingo, 9 de agosto de 2020

Projeto COVID interdisciplinar.



PROJETO COVID

     DISCPLINAS : Todas

     JUSTIFICATIVA : No último dia de 2019, a China alertou a Organização Mundial de Saúde sobre casos de uma pneumonia incomum em Wuhan, uma cidade portuária de 11 milhões de pessoas. Muitos dos pacientes eram trabalhadores do Mercado Atacadista de Frutos do Mar de Huanan, que foi fechado no dia seguinte. Até aquele momento, o vírus, agora chamado de COVID-19, era desconhecido. Nesta quarta-feira, 11 de março, a Organização Mundial de Saúde declarou pandemia, o que significa transmissão recorrente está ocorrendo em diferentes partes do mundo e de forma simultânea. A partir de agora, governos precisam traçar um plano sanitário para evitar mortes e proteger a população. Para além das importantes recomendações de higiene e prevenção, as discussões a respeito do COVID-19 em sala de aula podem tomar uma proporção maior e aberta a todas as áreas do conhecimento. As estatísticas oficiais, a maneira com que a pandemia mexe com as relações humanas, o comércio e a política, além do risco representado pelas notícias falsas são temas que facilmente rendem mais que uma aula e podem virar artigos e projetos interdisciplinares, inclusive a distância.

       OBJETIVOS:

       -  Relacionar a situação vivida ente as disciplinas escolares;

      -  Identificar os locais mais e menos afetados pelo vírus assim como o local de início da pandemia e    sua posição com relação ao Brasil;

-  Pesquisar as pandemias ocorridas no Brasil na época da escravidão ;

-  Orientar através de textos instrucionais  as formas de prevenção do vírus;

- Analisar gráficos do desenvolvimento da doença;

-  Experienciar maneiras de se proteger do vírus

Metodologia:

ATIVIDADES

1-  Ciências e português :

1.Observe o raio –x abaixo  do coronavírus  para que possamos entender melhor :

Imagem clique aqui


a)  Pesquise na internet qual a maneira correta de: (cole imagens ou desenhe para que a sua instrução fique melhor explicada)


-  higienizarmos as mãos;

 

 


- do uso da máscara

 

 


 

- como devemos proceder para evitar a contaminação pelo vírus

 

 



Matemática

 

Frações equivalentes e simplificação

Frações equivalentes são aquelas que representam o mesmo número racional. Isso significa que elas possuem o mesmo valor. Por exemplo:

4 = 8
2    4

Ambas as frações representam o número inteiro 2.

Para encontrar frações equivalentes, basta multiplicar numerador e denominador de uma fração pelo mesmo número (pode ser qualquer número, a não ser que o problema exija algum específico). Por exemplo:

4 = 12
4    28

Como numerador e denominador foram multiplicados pelo mesmo número, as frações três sétimos e doze vinte e oito avos são equivalentes.

O processo de divisão pelo mesmo número também pode ser utilizado para encontrar frações equivalentes. Quando esse processo é utilizado, dizemos que a fração foi simplificada. Por exemplo:

36:12 = 3
48:12    4

Se o resultado da simplificação for uma fração que não pode mais ser simplificada, ela será chamada fração irredutível.