segunda-feira, 15 de junho de 2020

Língua Portuguesa



Habilidade

-(EF35LP12) Recorrer ao dicionário para esclarecer dúvida sobre a escrita de palavras, especialmente no caso de palavras com relações irregulares fonema/grafema.

-(EF35LP14) Identificar em textos e usar na produção textual pronomes pessoais,possessivos e demonstrativos, como recurso coesivo anafórico.

Objetivo de aprendizagem

Identificar o sujeito da oração;

Trocar o sujeito pelo pronome pessoal adequado;

Saber empregar os pronomes demonstrativos e possessivos em uma frase;

Identificar o pronome dentro da oração;

Fazer o uso correto dos pronomes trabalhados.

 correção

Garopaba, 12 de junho de 2020.

                                                                        Atividades

 

1- Entre parênteses, aparecem dois pronomes demonstrativos. Escolha o que preenche corretamente a lacuna:

 

a) Não me preocupa esta mancha que tenho no rosto. (esta – essa)

b) Marcela, é bom esse livro que está com você? (este – esse)

c) Ricardo, é seu aquele caderno aí perto de sua carteira? (esse – aquele)

d) Este técnico aqui ao meu lado vai explicar o funcionamento da máquina. (este – esse)

e) Tatiana, aquele guarda-chuva lá no canto é seu? (esse – aquele)

f) Senhores jurados, este documento aqui é a maior prova da inocência! (este – esse)

 

Garopaba, 15 de junho de 2020.

 

                                      Atividades

 

1-Reescreva as frases abaixo, substituindo as palavras em destaque pelos pronomes correspondentes:

a) Bianca e Débora ganharam o concurso de beleza. Bianca e Débora são muito bonitas.

   

b) Hoje Carlos ficou de castigo. Carlos está muito teimoso.

     

c) Beatriz foi passar as férias na praia. Beatriz adora ir pra lá.

     

d) Eu e meu irmão fomos à sorveteria. Eu e meu irmão adoramos sorvete.

     

e) Meu pai e meu irmão jogam futebol. Meu pai e meu irmão adoram praticar este esporte.

     

 


8 comentários: