terça-feira, 12 de maio de 2020

Matemática



Habilidades

(EF05MA02)Ler números racionais na forma decimal com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal, utilizando, como recursos, a composição e decomposição e a reta numérica.
(EF05MA02)Escrever números racionais na forma decimal com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal, utilizando, como recursos, a composição e decomposição e a reta numérica.
(EF05MA02)Ordenar números racionais na forma decimal com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal, utilizando, como recursos, a composição e decomposição e a reta numérica.


Objetivos de aprendizagens

-Reconhecer que as regras do sistema de numeração decimal podem ser estendidas para a representação decimal de um número racional e relacionar décimos e centésimos com a representação do sistema monetário brasileiro.

-Introduzir o conceito de operações com números decimais.
-Explorar situações problema, que envolvam números decimais.
-Levar os alunos a identificarem, discutirem e compreenderem as características dos números decimais e sua aplicação  em situações do cotidiano.
-Ampliar o conhecimento das quatro operações (adição, subtração, multiplicação e divisão) envolvendo os números decimais.


*Não copiar as habilidades e os objetivos.
    


Correção das atividades



Garopaba, 11 de maio de 2020.

                                                 Atividades

1-Escreva em cada círculo, o número que corresponde ao ponto indicado na reta numérica.

       0,5                   1,7                       3            3,6            4,3



2-Um professor de matemática deu uma tarefa extra que valia no máximo 1 ponto. A tabela abaixo mostra as notas de alguns alunos:

Débora
0,8
Renan
0,09
Diego
0,77
Andreia
0,457

a)Quem teve a nota mais alta?
R:Débora

b)Quem obteve a nota mais baixa?
R:Andreia

c)Qual o valor teremos se juntarmos todas as notas?
R:2,117

d)Qual a diferença de pontos entre Débora e Diego?
R:0,03

3-No Brasil temos 6 moedas diferentes que representam igualmente 6 valores diferentes, como segue:

Ø  Moeda de 1 centavo: R$ 0,01;
Ø  Moeda de 5 centavos: R$ 0,05;
Ø  Moeda de 10 centavos: R$ 0,10;
Ø  Moeda de 25 centavos: R$ 0,25;
Ø  Moeda de 50 centavos: R$ 0,50;
Ø  Moeda de 100 centavos: R$ 1,00.

a)Caso uma pessoa tenha uma moeda de cada tipo, terá o valor em reais de:
R: R$ 1,91

Garopaba, 12 de maio de 2020.
Atividades
1-Joana media 1,25 m e cresceu 0,37 m. A sua altura passou a ser quanto?
R:

2- Vera comprou para sua filha os materiais escolares abaixo. Quanto ela gastou?


(A) R$ 22,80           (B) R$ 31,80          (C) R$ 32,80           (D) R$ 33,80



3- João participou de um campeonato de judô na categoria juvenil, pesando 45,350 kg. Cinco meses depois estava 3,150 kg mais pesado e precisou mudar de categoria. Quanto ele estava pesando nesse período?
(A) 14,250 kg           (B) 40,850 kg           (C) 48,500 kg           (D) 76,450 kg

4- Qual é o resultado da expressão numérica abaixo?


41,32 + 56,4 – 81,932 + 5


a) 102,72
b) 20,8
c) 20,7
d) 20
e) 20,788


5- Em um feirão, Juarez aproveitou as promoções e comprou sete agendas, que custaram R$ 1,32; 4 canetas, que custaram R$ 0,26; e 45 lapiseiras a R$ 1,22. Qual é o troco de Juarez, sabendo que ele levou apenas uma nota de R$ 100,00?


a) R$ 34,82
b) R$ 65,18
c) R$ 83,62
d) R$ 49,80
e) R$ 51,50



6- Uma empresa utiliza um índice de massa corporal inventado por ela própria, no qual divide por dois a soma entre altura e peso dos funcionários. Qual é o índice de massa corporal de Rhuan, sabendo que sua altura é 1,78 m e seu peso é 72,3 kg?

a) 74,08
b) 31,15
c) 37,04
d) 37,4
e) 37

7- Qual é a alternativa que representa a fração 9/2 em números decimais?
a. 3,333
b. 4,25
c. 5,01
d. 4,5



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