Habilidades
(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.
(EF15LP04) Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressos gráfico-visuais em textos multissemiótico.
(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.
*Construir compreensão global do texto lido,unificando e inter-relacionando informações explicitas e implícitas.
(EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos.
(EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto.
(EF35LP07) Utilizar, ao produzir um texto, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso.
(EF35LP12) Recorrer ao dicionário para esclarecer dúvida sobre a escrita de palavras, especialmente no caso de palavras com relações irregulares fonema/grafema.
(EF35LP14) Identificar em textos e usar na produção textual pronomes pessoais,possessivos e demonstrativos, como recurso coesivo anafórico.
(EF15LP14)Construir o sentido de histórias em quadrinhos e tirinhas, relacionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos (tipos de balões, de letras, onomatopéia)
(EF15LP14)Interpretar recursos gráficos( tipos de balões, de letras, onomatopeia)
Objetivo de aprendizagem:
-Produzir histórias em quadrinhos com autonomia,
-Utilizar de forma correta as pontuações;
-Reconhecer o uso dos balões em cada situação do quadrinho;
-Produzir histórias em quadrinhos, com sequência adequada as imagens;
-Saber a diferença entre uma tirinha e a história em quadrinho;
-Utilizar adequadamente das onomatopeias;
-Produzir (criar) sua própria onomatopeia;
-Perceber o sentido da onomatopeia, nos textos apresentados;
- Identificar os elementos organizacionais e estruturais de tirinhas e sua finalidade.
- Interpretar textos que conjugam duas linguagens – a verbal e a não-verbal.
- Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.
- Estabelecer relações de continuidade temática entre os quadrinhos.
Garopaba,
08 de maio de 2020.
1-Pontue o diálogo.
O jovem repórter
pergunta
Então,
como foi o jogo
O jogador
responde, ainda cansado
Que
partida dura
O repórter
continua
Você achou
o resultado justo
Não O juiz
não apitou bem o jogo
No final
da entrevista, o repórter se despede
Até a
próxima e muito obrigado
|
2-Retire as falas dos personagens dos balões Não se esqueça de
usar o travessão e os dois-pontos.
3-Complete com .,? e !. Em seguida escreva um texto em forma
de diálogos.
4-Leias as tirinhas abaixo, analise qual a função das
pontuações em cada fala. O que aconteceria com a fala dos personagens se ela
não fossem pontuadas?
5-Crie sua própria história, preenchendo os balões abaixo!
6-Preencha os balões, com as falas dos personagens. Muita
atenção com as pontuações.
Isa Cabral ok
ResponderExcluirEnzo Braga ok na matéria de português
ResponderExcluiracabei tudo Filipe mais nao da de ler a figura da três nem no celular nem no computador
ResponderExcluirEronides ok
ResponderExcluiracabei tudo. gui gloss
ResponderExcluirIsabella Carlsem ok!
ResponderExcluirMarcus terminei
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirgui a ok
ResponderExcluir