Habilidades
(EF05GE01)Descrever e analisar dinâmicas populacionais na Unidade da Federação em que vive, estabelecendo relações entre migrações e condições de infraestrutura. Diferenças étnico-racionais e étnico-culturais e desigualdades sociais.
Objetivo de aprendizagem
-Compreender que migração é o deslocamento de pessoas nos lugares e que esse processo ocorre a partir de diferentes motivações;
-Perceber os problemas que geram o desemprego;
-Observar os principais fatores que acentuam a desigualdade social em nosso país;
-Apontar possíveis formas de diminuir a desigualdade social.
*As habilidades e objetivos não devem ser copiados no caderno, não esqueça de deixar o seu nome no comentário.
Correção das atividades
Garopaba, 29 de abril de 2020.
Atividades
1-O que é redistribuição fundiária?
R:É a reorganização da estrutura fundiária, ou seja, é a distribuição da terra para realização de sua função social.
R:É a reorganização da estrutura fundiária, ou seja, é a distribuição da terra para realização de sua função social.
2-O que é latifúndio?
R:Um latifúndio é uma propriedade agrícola de grande extensão pertencente a uma única pessoa, uma família ou empresa e que se caracteriza pela exploração extensiva de seus recursos.
R:Um latifúndio é uma propriedade agrícola de grande extensão pertencente a uma única pessoa, uma família ou empresa e que se caracteriza pela exploração extensiva de seus recursos.
3-O que é desigualdade social?
R:A desigualdade social é a diferença existente entre as diferentes classes sociais, levando-se em conta fatores econômicos, educacionais e culturais.A desigualdade pode ser medida por faixas de renda, em que são consideradas as médias dos mais ricos em comparação às dos mais pobres.
R:A desigualdade social é a diferença existente entre as diferentes classes sociais, levando-se em conta fatores econômicos, educacionais e culturais.A desigualdade pode ser medida por faixas de renda, em que são consideradas as médias dos mais ricos em comparação às dos mais pobres.
4-A partir do significado das palavras acima, crie um pequeno texto explicando a ligação entre elas.
(PESSOAL)
5-Pesquise e responda, como funciona a agricultura e a pecuária familiar?
R:A agricultura familiar é um tipo de agricultura desenvolvida em pequenas propriedades rurais. Recebe esse nome pois é realizada por grupos de famílias , e a mão de obra é dos membros da família.
6-Em nossa cidade podemos encontrar famílias que vivem da agricultura/pecuária familiar?
R:Sim, no Morro do Fortunato podemos encontrar o que seria a agricultura familiar, lá existe o plantio/ colheita, fabricação de doces e bolachas entre outros.
R:Sim, no Morro do Fortunato podemos encontrar o que seria a agricultura familiar, lá existe o plantio/ colheita, fabricação de doces e bolachas entre outros.
7-No início da colonização brasileira os produtores tinham que pagar pelo uso das terras. De que forma era realizado esse pagamento?
R:Através dos impostos adquiridos e cuidando das terras para que não fossem tomadas por outras pessoas (países).
R:Através dos impostos adquiridos e cuidando das terras para que não fossem tomadas por outras pessoas (países).
8-Pesquise e explique sobre a lei de terras.
R:A Lei de Terras, sancionada por D. Pedro II em setembro de 1850, foi uma lei que determinou normas sobre a posse, manutenção, uso e comercialização de terras.Esta lei estabelecia a compra como a única forma de acesso à terra e abolia, em definitivo, o regime de sesmarias.
R:A Lei de Terras, sancionada por D. Pedro II em setembro de 1850, foi uma lei que determinou normas sobre a posse, manutenção, uso e comercialização de terras.Esta lei estabelecia a compra como a única forma de acesso à terra e abolia, em definitivo, o regime de sesmarias.
9-Escreva em poucas palavras sobre a ditadura militar.
R:De acordo com o site (Brasil escola), nesse período, o autoritarismo, a censura e a tortura foram práticas comuns do governo. Ditadura Militar foi o período da história brasileira que se estendeu de 1964 a 1985. Esse regime foi instaurado no poder de nosso país por meio de um golpe organizado tanto pelos meios militares quanto pelos civis.
R:De acordo com o site (Brasil escola), nesse período, o autoritarismo, a censura e a tortura foram práticas comuns do governo. Ditadura Militar foi o período da história brasileira que se estendeu de 1964 a 1985. Esse regime foi instaurado no poder de nosso país por meio de um golpe organizado tanto pelos meios militares quanto pelos civis.
10-Quando e onde surgiu o MST?
R:O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, ou MST, surgiu em 1984 quando ocorreu o primeiro encontro do movimento em Cascavel, no Paraná, como uma tentativa de discutir e mobilizar a população em torno da concretização da Reforma Agrária que desde então se confunde com a história do movimento no Brasil.
R:O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, ou MST, surgiu em 1984 quando ocorreu o primeiro encontro do movimento em Cascavel, no Paraná, como uma tentativa de discutir e mobilizar a população em torno da concretização da Reforma Agrária que desde então se confunde com a história do movimento no Brasil.
Garopaba, 06 de maio de 2020.
*Resolva as páginas: 86,87,88,89,90,91,92 e 93 do livro de
geografia.
Acabei tudo Filipe mais não apareceu nada da correção da aula passada
ResponderExcluirMarcus terminei
ResponderExcluirEnzo Maruggi terminei
ResponderExcluirIsabella Carlsem ok
ResponderExcluirAcabei
ResponderExcluirIsa Cabral ok
ResponderExcluiracabei\nicolas
ResponderExcluirERONIDES OK.
ResponderExcluirRAíSSA/OK
ResponderExcluir