segunda-feira, 1 de junho de 2020

Matemática


Habilidades

 

(EF05MA02)Ler números racionais na forma decimal com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal, utilizando, como recursos, a composição e decomposição e a reta numérica.

(EF05MA02)Escrever números racionais na forma decimal com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal, utilizando, como recursos, a composição e decomposição e a reta numérica.

(EF05MA02)Ordenar números racionais na forma decimal com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal, utilizando, como recursos, a composição e decomposição e a reta numérica.


Objetivos de aprendizagens

-Reconhecer que as regras do sistema de numeração decimal podem ser estendidas para a representação decimal de um número racional e relacionar décimos e centésimos com a representação do sistema monetário brasileiro.

-Introduzir o conceito de operações com números decimais.
-Explorar situações problema, que envolvam números decimais.
-Levar os alunos a identificarem, discutirem e compreenderem as características dos números decimais e sua aplicação  em situações do cotidiano.
-Ampliar o conhecimento das quatro operações (adição, subtração, multiplicação e divisão) envolvendo os números decimais.



Garopaba, 2 de junho de 2020.

Atividades

1.Escreva por extenso os seguintes números decimais lembrando a sequência correta de escrita (décimos, centésimos e milésimos).

 

a)2,30=

 b)35,340=

c)2,001=

d)0,053=

 

2. Aprendemos em números decimais a classificar maior e menor, ordem crescente e decrescente lembrando isso, escreva a ordem decrescente dos seguintes números decimais:

 

a) 2,008 – 2,800 – 2,080 = 2,800 – 2,080 – 2,008

b) 3,070 – 3,007 – 3,700 = 3,700 – 3,070 – 3,007

c) 7,387 – 5, 002 – 7,378 = 7,387 -7,378 – 5,002

d) 0,04 – 0,025 – 1,036 = 1,036 – 0,04 – 0,025

 

3.Compare os números decimais abaixo e assinale com X as alternativas corretas.

 

 a) 27,49 > 39,01             (    )

 b) 125,001 >137,001       (    )

c) 35,02 < 36,01              (    )

d) 38,003 < 38,03           (    )

 

4.  Luan comprou 10 doces por R$ 32,00. Todos os doces tinham o mesmo preço. Calcule esta situação problema e registre seu raciocínio no espaço abaixo.


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